[30/05] O papel da dimensão estética na Educação

Sobre o encontro

Para a formação de educadores que trabalham com a Arte para crianças e adolescentes, ou seja, uma educação que considera fundante o cultivo da sensibilidade através da experiência criativa, estruturante para o despertar do ato cognitivo, se faz  necessário entender  o significado da dimensão estética na Formação de educadores.

A dimensão estética sempre parte da noção de experiência, visando a formulação de conceitos e métodos para a aprendizagem  da Arte e as recorrências  em outros campos de conhecimento.

Quem é a professora?

Edith Derdyk _exposições coletivas e individuais desde 1981 no Brasil (Museu de Arte Moderna- SP e RJ; Pinacoteca do Estado de São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil-RJ; Museu de Arte de São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Instituto Tomie Ohtake, entre outras) e no exterior (México, EUA, Alemanha, Dinamarca, Colômbia, Espanha, Portugal, França, Suécia). Prêmios.Bolsas.Residências: 2017/18. Edital Fundação Marcos Amaro; 2017. Título Doctora Honoris Causa_17,Instituto Estudios Criticos_Cidade do México.México; 2015.Edital PROAC_Incentivo à Literatura_Poesia; 2014. Edital PROAC_Livro de Artista; 2013_Residência_Can Serrat_Espanha; 2012_Prêmio Funarte Artes Visuais;  2007_ Residência_The Banff Centre_Canadá; 2004_Prêmio Revelação Fotografia Porto Seguros;2002_Bolsa Vitae de Artes; 2002_Categoria Tridimensional _APCA; 1999_The Rockefeller Foundation_artista pesquisadora_Bellagio Center, Itália; 1993_Artista residente_MAC-USP/Vermont Studio Center_USA; 1990_ Bolsa Fiat_Artes Visuais. Livros: A pesar, a pedra_Ed.Patuá; Edith Derdyk -1997 a 2017_Edições A; Entre ser um e ser mil – o objeto livro e suas poéticas (organizadora)_Senac; Disegno.Desenho.Desígnio(antologia)_Senac; Linhas de Horizonte_Ed.Escuta
2001/reeditado 2010; Linha de Costura_C/Arte 1997/ reeditado 2007; Formas de pensar o desenho_Ed.Zouk 1988/reeditado 2010; O desenho da figura humana_Ed.Scipione, entre
outros. Livros Infantis Autorais: Todo mundo tem_Ed.Hedra; Rato_Ed.Cosac&Naify e Melhoramentos, coleção Folia de Papel_Ed.Jujuba, O colecionador de palavras_Ed.34;,
Fábulas.Alegorias.Adivinhações_Ed.SM; Coisa com Coisa_Ed.Move e outros) ; letrista de algumas canções do Palavra Cantada; parceira do espetáculo Catopleia –alegorias musicais,
com Luz Marina (letras e concepção visual). Educadora: Ministra aulas e palestras sobre desenho, livro de artista e processos poéticos em instituições: Instituto Tomie Ohtake,
Centro Cultural o_barco, Casa Contemporânea, A Casa Tombada. Coordena Pós Graduação Lato Sensu “Caminhada como método para Arte e Educação”_A Casa Tombada e a
plataforma “Bagagem: caminhada como prática poética” www.bagagem-caminhada.com. https://issuu.com/livroedithderdyk/docs/livro_edith_derdyk  http://cargocollective.com/edithderdyk

Cadastro - Livestream

Quando

30 de maio
(quinta das 20h às 22h30)

Público

Educadores, pedagogos, artistas em formação, artistas e estudantes

Turma

10 a 30 pessoas

Investimento

R$ 30,00

Outros cursos d'A Casa

[28/06] Show “Mensagem” de Heloisa Bonfanti

[12/09] Resolução de conflitos_Assembleias Dramatizadas e Formação de Grupo

[27/07] A arte de contar histórias na vida de todo dia

[04/06] Ateliê de Voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria

[28/05] Vivência Circular: Potência, Poder e Punição

[05/05] Lançamento do livro “O Grande Pato”

[26/04] Uma conversa sobre poesia e pós-poesia com Carlito Azevedo

[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade

[26/04] Sessão Cinema: “Impressão Minha”, documentário sobre publicações independentes com debate

[08/05] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[26/04] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Processos de Criação e Bordaduras

[05/09] Edição de livros – caminhos possíveis

Grupo de estudos Filosóficos

[25/04] Encontros com o Povo Verdadeiro

[08/03] Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação – 2º sem/2019

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 2ºsem/2019

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos

Caminhada como método para a arte e educação

A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias