Sobre o lançamento
[ Inscrições encerradas]
No dia 19 de julho (sexta-feira), às 19h, será exibido na Casa Tombada o documentário Eco – Cantos da Terra como parte de uma série de encontros que visam problematizar a clínica contemporânea por meio da noção de produção de subjetividade, projeto que tem coordenação de Margaret Chillemi.
O filme, com duração de 60 minutos, é um registro da pesquisa e do processo composicional do concerto “ECO”, produzido pelo compositor o Rodrigo Reis, e apresentado no Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo. A principal motivação de Rodrigo para produzir o vídeo-documentário, foi compartilhar com o público geral como é o cotidiano de trabalho de um compositor contemporâneo durante um processo criativo. Entretanto, vai mais além quando se propõe também a colocar em questão o Antropocentrismo e os modelos patriarcais no contexto da modernidade racional-científica-industrial que inscreve seus valores hegemônicos em paradigmas hierárquicos e predatórios.
Na obra composta para um conjunto orquestral e vozes, o Rodrigo utilizou elementos como galhos de árvore, apitos ornitológicos e motosserra com o propósito de fazer uma dura crítica às políticas ambientais vigentes. Em ressonância com o microtonalismo do compositor Giacinto Scelsi e na trilha de Bernie Krause, o filme mostra o projeto bioacústico de gravações da fauna na região serrana do sul de Minas Gerais, onde os cantos de 18 aves foram transcritos em partituras e orquestrados.
Além disso, investiu na linguagem da performance em diálogo com os pensamentosde Nietzsche, Deleuze e com a Estética da Crueldade de Artaud para expressar e dar visibilidade a valores eco-ético-estéticos.
Núcleo de Subjetividade e Contemporaneidade
Em encontros que visam problematizar a clínica contemporânea por meio da noção de produção de subjetividade e acontecem de tempos em tempos, sem uma periodicidade definida, convido uma pessoa para conversar sobre algum tema. Até então, os encontros vinham se dando no meu espaço clínico. Com a mudança da clínica para A Casa Tombada, a Casa passa a acolher junto comigo a atividade.
Até agora foram abordados muitos assuntos por meio de diferentes modalidades: experimentações na expressão teatral; como em nós se produz um homem; experiências literárias; sexo e drogas na perspectiva educacional, entre outros.
Além dos encontros estarem relacionados com os agenciamentos subjetivos contemporâneos, o mais importante é a forma como se arranjam e a sua capacidade de afecção. Pois, o que vem me movimentando a convidar algumas pessoas para estarmos juntos, conversando com mais pessoas, são as forças capazes de mobilizar afectos e nos lançar para outros lugares, inventar outros modos de ser. São encontros onde o paradigma ético-estético-político guia um modo de estar na vida. E é a potência desses encontros que faz crescer a vontade de compartilhar com mais pessoas, de produzir outras reverberações.
O convite para o Rodrigo Reis de apresentar e conversar sobre o seu documentário Eco-Cantos da Terra se dá nesse clima. Nos nossos encontros, aprendemos muito um com o outro.
O Rodrigo, a meu ver, além de ser um clínico e um multiartista, é um ativista, não só ecológico, mas um ativista a favor da vida em todas as suas instâncias. Sendo um inteligente e sensível problematizador das questões da vida, realizou um documentário, a partir das suas investigações, estudos, performances e intervenções, com a diretora independente Tânia Campos, documentarista e diretora do filme, também vai nos presentear com a sua presença.
Margaret Chillemi
Coordenadora do Núcleo de Subjetividade e Contemporaneidade
Trailer https://vimeo.com/
FICHA TÉCNICA:
Direção e edição: Tania Campos
Roteiro e Produção: Rodrigo Reis
Voz: Celina Ramos
Masterização: Flávio Tsutsumi
Sobre o compositor – Rodrigo Reis é compositor e regente (2016), com pesquisa e produção voltada para a Ecomúsica pelo Instituto de Artes (IA) da UNESP-SP, teve seu trabalho científico premiado e seu concerto transformado, pelas mãos da cineasta Tania Campos, no longa documental ‘ECO Cantos da Terra’. Atualmente é pesquisador em Artes Performativas no IA-UNESP, onde coordena o Núcleo de Estudos sobre Novas Metodologias de Pesquisa em Artes. É curador do Cine Volver no Lab Mundo Pensante. Desde 2003, agencia o Ecosofia – rede heterogênea, itinerante, autônoma e colaborativa de estudo, pesquisa e intervenção, que articula Arte-Klínica-Micropolítica em espaços públicos, culturais, educativos e terapêuticos.
Sobre a diretora – Tania Campos é uma documentarista e editora, formada em Cinema. Utiliza o método cartográfico para registrar processos artísticos e clínicos. É integrante do Cinema de Prática, um projeto de curadoria e exibição de produções independentes, na Casateliê.
Dirigiu o documentário ‘ECO Cantos da Terra’ sobre o concerto de Rodrigo Reis. Mantém o “Diário de Imagens”, uma cartografia aberta na internet, desde 2009, sobre o cotidiano, o tempo e as relações entre as micro e macro camadas da cidade.
Sobre a coordenadora do Núcleo de Subjetividade e Contemporaneidade. Margaret Chillemi possui Graduação em Psicologia; Especialização em Coordenação de Grupos Operativos, Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade – (PUC – RS) e Doutorado em Psicologia Clinica pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade (PUC – SP). Já se divertiu bastante dando aulas em universidades. Seu campo de investigação e pesquisa é a Produção de Subjetividade Contemporânea em suas diversas modalidades de encontro, especialmente os encontros amorosos e clínicos. Trabalha como terapeuta e supervisora clínico-institucional a partir de alguns referenciais da Filosofia da Diferença, onde o cinema, a música e a literatura são partes dos dispositivos clínicos, da constante invenção de um projeto chamado Clínica: como uma obra aberta.
Quando
19/07
(sexta às 19h)
Público
Interessados nos temas.
Turma
20 vagas
Investimento
Grátis







![[20/09] Lançamento do livro](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/09/Vozes-da-Tradição.jpg)
![[19/09] ENCONTRO ABERTO: POSSIBILIDADES DA NOVELA GRÁFICA, COM MARÍA LUQUE](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/09/a-mao-p51-rgb-1024x384.jpg)
![[13/09] MAR, MAPA, MEMÓRIA: OFICINA DE POESIA E IMAGEM, COM ROSINHA](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/08/ROSINHA-CECILIAjpg.jpg)
![[06/09] Apresentação musical - UMA](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/08/uma.jpg)
![[10/09]](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/08/matisse_a-danca-1024x810.png)
![[25/10] Infâncias: Raízes multiculturais infantis: histórias, memórias e a importância das biografias](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/08/curso-2-1024x768.jpg)
![[27/09] Infâncias: entrelaces entre mitologia, filosofia e espiritualidade](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/08/curso-1-scaled.jpg)
![[25/11] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância com Marco Haurélio - II módulo](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/02/viagem.jpg)

![[02/09] CRIANDO NARRATIVAS VISUAIS: imersão Com ALINE ABREU](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/08/IMG-3375.jpg)

![[21/09] Sábado em Casa: Histórias à volta d'A Casa](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/08/PHOTO-2019-08-01-11-31-35.jpg)
![[24/09] Gestos de Escrita](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/07/escrita-e-gesto-scaled.jpg)
![[02/08] Lançamento livro : Imagino Veneza de Julia Panadés](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/07/imagino-veneza-1-1024x1024.jpg)
![[28/11] Seminário: Educação e Democracia](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/07/IMG-1435-scaled.jpg)
![[03/08] Bordar é um verbo destinatário](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/07/A-isca-é-também-a-cruva-do-anzol.jpg)
![[04/08] Se os Tubarões Fossem Homens: conversa sobre Brecht, relações de poder e livro ilustrado](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/07/32-33-EC27872-1024x683.jpg)
![[22/07] Sessão de Narração de Histórias com Mirta Portillo](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/07/MG_9934-scaled.jpg)
![[18/07] Comemoração quatro anos d'A Casa Tombada!](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/07/IMG-8220-1024x768.jpg)
![[06/08] Quadros sonoros - criação musical a partir da imagem, com Tarita de Souza](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/07/curso-Tarita-Souza.jpg)
![[13/08] Ateliê de voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria, com Renata Gelamo](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/07/bocas_Ateliê-de-Voz_Foto-Tarita-de-Souza-1.jpg)
![[13/07] Encontro de Mulheres Indígenas](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/07/mulher-Xavante-1024x669.jpg)
![[15/07] A paixão pela palavra - Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/06/MG_3848.jpg)
![[30/07] Oficina de Asalato, com Daniela Alarcon e Mauro Tanaka](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/06/IMG-20190122-WA0007-1024x717.jpg)
![[27/07] Bordado em Livro Sanfona com Priscilla Ballarin](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/06/BORDADOSANFONA1.jpg)
![[24/07] Materialidade e Leitura com Camila Feltre e Cristiane Rogerio](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/06/camila.jpg)
![[26/07] Lançamento da 3ª Edição da Revista Linguará - C](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/06/fotosEdicaoA21.jpg)
![[22/07] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – Palavra e Imagem, Com Odilon Moraes e Carolina Moreyra](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/06/IMG-8981.jpg)
![[18/09]Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Painel_recortado.jpg)
![[21/07] Palco aberto “Objetos na Performance Narrativa”](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Lilian-Guerra.jpg)
![[21/07] Dom Quixote, o cavaleiro sonhador](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/06/DSC_7283-10x15-300dpi-1-1024x686.jpg)
![[15/07] As Chaves Para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Capa-Quanta-História.jpg)
![[06/07] Workshop de ilustração em escultura de papel](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/05/escultura_tempo.jpg)
![[28/06] Show “Mensagem” de Heloisa Bonfanti](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/05/foto-heloisa-2.jpg)
![[12/09] Resolução de conflitos_Assembleias Dramatizadas e Formação de Grupo](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/05/ubuntu.jpg)
![[27/07] A arte de contar histórias na vida de todo dia](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/05/arte3-scaled.jpg)
![[04/06] Ateliê de Voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/05/bocas_Ateliê-de-Voz_Foto-Tarita-de-Souza.jpg)
![[06/06] O papel da dimensão estética na Educação](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/05/edith.jpg)
![[28/05] Vivência Circular: Potência, Poder e Punição](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/05/IMG_20190516_134424_872.jpg)
![[05/05] Lançamento do livro](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/04/foto_jacares-1024x910.jpg)
![[26/04] Uma conversa sobre poesia e pós-poesia com Carlito Azevedo](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/04/IMG_5620-scaled.jpg)
![[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/04/objetolivro-1024x689.jpg)
![[26/04] Sessão Cinema:](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/04/ImpMinha4-1024x576.jpg)
![[08/05] A paixão pela palavra - Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2018/12/MG_3848.jpg)
![[20/07] II Ciclo “Objetos na Performance Narrativa”](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/03/objetos-poéticos-.jpg)
![[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/02/grupo-de-voz-2-1024x768.jpeg)
![[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/02/Fotó-Fernando-Almeida-2-scaled.jpg)

![[05/09] Edição de livros – caminhos possíveis com Helô Beraldo](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2019/02/helohabassis.jpg)


