Palavras d'A Casa BLOG
SOBRE O BLOG D'A CASA

CORPO EDITORIAL
NORMAS DE PUBLICAÇÃO
ENDEREÇO

 

“Este projeto foi premiado pela 1a Edição de Premiação de Espaços Culturais Independentes que realizam Atividades Culturais na Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.”

Realização:

Captura de Tela 2021-06-10 às 07.57.07
10 jun: [Livros à mão] A Teoria da Navete, por Liliana Pardini

Segundo a Teoria da Navete, cada ser humano possui um corpo físico e um corpo cósmico. O físico é esse que podemos ver. E o cósmico é o universo interior, “que pode ser comparado a uma nave espacial com milhões e milhões de botões… que representam as emoções, os sentimentos, as sensações, o passado, os gostos e o porquê misterioso do nosso ser.”

Captura de Tela 2021-05-12 às 09.55.30
12 maio: [Poemas à porta] La Paloma Presentes, por Carmen Capra

La Paloma Presentes é um dos valores em circulação, uma série composta por ensaios de cenas de uma loja onde duas mulheres comerciantes convivem com mercadorias, artesãs, freguesia e uma sorte de valores em circulação. A rede de poderes e magias em jogo na vida daquelas mulheres é o que estava sendo tateado em texto e imagens. Por Carmen Capra.

Captura de Tela 2021-04-29 às 09.45.28
29 abr: [Livros à mão] Krenak: “A vida é uma dança cósmica, por Renata Penzani

Livros são criaturas que podem fazer de tudo. Uns emocionam, outros divertem, alguns ensinam, muitos assombram. Poucos afetam nossa química. Como se um big bang particular acontecesse dentro da nossa cabeça, uma mini supernova explodisse em milhares de luzes, e ganhássemos uma fresta de infinitude para ver a vida de um outro lugar; um lugar de onde não conseguimos mais desver – nem se quiséssemos.

WhatsApp Image 2021-04-22 at 09.08.42 (1)
22 abr: [Livros à mão] A beleza da dor, por Vilma Ribeiro

Preciso pedir licença a memória desse querido e admirado escritor para tocar em sua obra, Um toque amoroso e despretensioso. Usando meu direito de leitora, pretendo dizer apenas dos afetos.
“Foi preciso deitar o vermelho sobre o papel branco para bem aliviar seu amargor.”

IMG-6613
25 mar: [Livros à mão] algo antigo, por Keila Knobel

Num tempo marcado por desesperança, pela cultura do desamor e pela palavra carcomida por mentiras, a poesia é uma porta aberta, uma pousada hospitaleira onde podemos, talvez, curar algumas feridas. Foi nessa busca de um horizonte possível que encontrei o novo livro de Arnaldo Antunes.

Sobre o Blog d'A Casa
 

O Blog d’A Casa é um lugar de publicação permanente de textos/textualidades que transitam em torno da arte, cultura e educação. Desde março de 2020 o blog d’A Casa vem semanalmente publicando textos nas seguintes sessões:

1) A voz d'A Casa
São textos que trazem conteúdos elaborados a partir de movimentos vividos no interior  d’A Casa Tombada. Entendemos que A Casa Tombada, esse lugar de formação, encontro, criação e partilha de saberes é um lugar permanente de enunciação e não apenas de formulação de enunciados. Para isso, é preciso estar em constante atenção e reflexão sobre o que nos acontece a partir e desde A Casa: as chegadas e partidas, os inícios e os fechamentos, as tensões, as dificuldades em nomear, os avanços etc. Aqui o convite é para transformar o cotidiano em um lugar de saber.

2) Poemas à porta 
Nessa sessão o convite é estar ao redor de poemas. Ligar poemas. Criar relação entre poemas de diferentes épocas e formatos. Poemas de autoria de quem assina o texto ou não. O que os poemas nos dão a pensar? O que esse gesto de relacionar poemas pode mover nosso modo de pensar, de agir, de gostar?

3) Saberes d'A Casa
Nessa sessão publicamos textos/ensaios/artigos/capítulos de livros/livros ao redor de pesquisas e estudos acadêmicos. Esses textos podem ser processuais ou já concluídos. Podem ser de autoria de quem está assinando a postagem ou podem ser resenhas de referências fundamentais para o processo de pesquisa. O convite é partilhar saberes, dar a ver pensamentos em construção, provocar gostos/sabores pelo estudo.

4) Livros à mã
Aqui o convite é partilhar e/ou indicar livros essenciais, livros urgentes, livros relíquias, livros saborosos em que se considera vitais partilhar. E, claro, contar o porquê dessa escolha. Vale qualquer livro.

5) Te conto aqui
Essa sessão é dedicada à voz. À narração oral. À partilha de contos tradicionais ou não, com uma pequena explicação contando o porquê da escolha. São bem-vindos arquivos em áudio e vídeos.

Lembrando a todas as sessões que os textos são tessituras, são gestos. E podem ser compostos de palavras, de espaços, de experimentações de linguagens, de imagens, áudios, vídeos etc.

CORPO EDITORIAL
 

Ananda da Luz

Ângela Castelo Branco

Angela Pappiani

Edith Derdyk

Giuliano Tierno de Siqueira

Heloísa Beraldo

Colaboração permanente:
Keila Knobel
Liliana Pardini
Natalia Barros
Renata Penzani
Tati Fraga

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

Para quem tiver interesse em contribuir com o blog d’A Casa, pedimos para enviar email para: contato@acasatombada.com, com o título: interesse em publicar no blog d’A Casa, enviando em anexo (word) o seu material. Vale lembrar que temos cinco sessões diferentes de publicação: A voz d’A Casa, Poemas à porta, Saberes d’A Casa, Livros à mão e Te conto aqui. Recomendamos ler a apresentação do blog para mais detalhes de cada sessão.

Pedimos também que seja enviada uma minibiografia, com foto e um e-mail para contato ou endereço de blog para serem postados junto com a publicação.  Além disso, duas sugestões de imagem (em alta resolução) para compor com a postagem do texto. O prazo para retorno é de, no máximo, 30 (trinta) dias.

Vale lembrar que, uma vez publicado, o material enviado passa a compor o acervo do blog.

ENDEREÇO

O blog d’A Casa é parte integrante das ações de arte, cultura, educação realizadas pel’A Casa Tombada.

Sede d’A Casa Tombada:

Rua Coronel Leme, 371- Centro

CEP 12 914-560

Bragança Paulista

 

email para informações: contato@acasatombada.com

Tel.: 11 4032 8127

 

Redes sociais

facebook.com/acasatombada

instagram @acasatombada