Sobre o curso
Sanfonar, puxar para cima, olhar pelo buraquinho, pegar, sentir relevo, desamarrar, repartir, costurar, abrir carta… como o corpo reage à materialidade de um livro? Que livros são estes? O que isso reflete no ato de ler e como esta leitura do livro amplia o nosso jeito de ver o mundo? A literatura infantil vem há algumas décadas no Brasil inspirando possibilidades de criações de livros que rompem antigas fronteiras gráficas em grande escala e também e experiências artesanais únicas. Ganha autor, ganha leitor. E ganha também a forma de se pensar livros para qualquer público. Camila e Cristiane vão contar parte de suas pesquisas nas relações entre materialidades e leitura como forma de legitimar leitores, em suas vivências em cursos diversos e na pós-graduação O Livro Para a Infância, onde são professoras e compartilham a coordenação.
Quem são as professoras?
CAMILA FELTRE Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes. Escreveu o livro É um livro? Mediações e leituras possíveis publicado pela Editora UNESP, fruto da pesquisa de mestrado defendida em 2015 no Instituto de Artes da UNESP. Atuou como educadora em instituições culturais como Centro Cultural São Paulo, Espaço de leitura, Casa das Rosas e no Programa de iniciação artística (PIÁ) da Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente oferece cursos e oficinas para crianças e famílias voltadas ao livro-objeto com foco no brincar. É professora na Pós-graduação O livro para a infância da Faculdade de Conchas, com sede na Casa Tombada, e na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) atuando na Pós-graduação Docência na Educação infantil.
CRISTIANE ROGERIO Jornalista desde 1996, trabalhou em diversos jornais e revistas e foi editora de educação e cultura da revista e site CRESCER por 8 anos, onde desenvolveu uma série de trabalhos como a Lista dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano, da qual hoje é jurada. Em 2012 lançou o livro infantil Carmela Caramelo (Ed. Cortez e Cangrejo Editores, da Colômbia) e em 2014 o blog/site Esconderijos do Tempo – esconderijos.com.br – com resenhas, entrevistas e reportagens sobre cultura e infância. Foi uma das tutoras do Programa Quem Lê Sabe Por Quê, da Secretaria Municipal de Educação, com trabalhos sobre formação de mediadores de leituras nos CEUs de São Paulo/SP. Fez parte da formação dos mediadores da exposição Eva Furnari – Otrapalhaçaã e da exposição André Neves Em Caminhos em unidades dos Sescs de São Paulo. Faz parte do corpo docente da Pós-Graduação A Arte de Contar Histórias desde 2014, é colaboradora da A Casa Tombada/Facon, onde também é professora e coordena o curso de Pós-Graduação O Livro Para a Infância – Textos, Imagens e Materialidades desde 2016. É colunista da Revista Crescer sobre literatura infantil e cultura para a infância.
Quando
24/07
(quarta, das 19h30 às 22h)
Público
Geral
Turma
40 pessoas
Investimento
R$ 50,00
alunos e ex-alunos d´A casa tombada
R$ 45,00
(desconto de 10% – é preciso comprovação de aluno ou ex-aluno no primeiro dia de atividade)