A paixão pela palavra - Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

Sobre o curso

Um olhar sobre como construir conhecimento de modo colaborativo. No processo de aquisição e uso da linguagem, histórias novas nascem, muitas se transformam todos os dias. Algumas vezes de modo delicado e silencioso: como quando a história do leitor encontra a história do livro. As transformações pequenas e constantes geram homens e mulheres com capacidade de se vincular ao espaço que convivem, aprender a amar, reconhecer sua memória e colaborar para sua continuidade.

Módulo II.A história aberta – Narrativas colaborativas
– Como escolher e adaptar uma narrativa;
– Adaptando a narrativa clássica para uma história interativa;
– Como desenvolver uma história envolvente;
– Redes para construção do conhecimento;
– Leitura integral da capacidade de atribuir sentido ao que se vive;
– O narrador;
– Desenvolvendo a capacidade de escuta e condução da participação dos alunos;
– O encontro significativo entre as histórias a memória e a narrativa compartilhada;
– Do objeto cênico às técnicas de narração interativas.
obs: não é necessário ter feito o módulo I  para fazer o módulo II.

Quem é a professora?

KIARA TERRA Nasceu em São Paulo. Estudou no Teatro escola Célia Helena. Fez Comunicação e Artes no corpo na PUC. Contadora de histórias desde 1998. Estudou improvisação/ Clown com Marcio balas e Esio Magalhães.
É escritora (A Menina dos pais – crianças, editora Ática; Hocus pocus um pai de presente – cia das letras) e contadora de histórias. Há 15 anos criou o método de narração de histórias chamado a história aberta – narrativas colaborativas que acontecem com participação do público – escuta e técnicas de improvisação são os principais recursos desse modo de narrar histórias, que tem se tornado um instrumento pedagógico abrangente tanto na formação de professores como em espaços de mediação de obras de arte museus exposições. Atualmente viaja o Brasil formando educadores.
Fotos: Paulo Savala  
Quando

Data: 20, 21, 27 e 28 de fevereiro
(Quarta e quinta-feira)

Horário: das 19h30 às 22h30

Público

Geral

Turma

30 vagas

Investimento

R$250,00 (em até 4x sem juros)

Outros cursos d'A Casa

[31/01] 1 Encontro gratuito da Rede de Escolas Desmedicalizadas

[30/01] Simpatias pra Querer Bem | as palavras da Canção percorrem a nossa História Recital com Penélope Martins e Socorro Lira

[30/01] Oficina: Tudo o que é mundo pode ser escrita com: Coletivo do outro lado da rua

[30/01] A Música da História com Ana Luísa Lacombe

[29/01] Oficina: Bordar a Voz com Angela Castelo Branco e Renata Gelamo

[29/01] Inventório na Casa: uma conversa sobre livros informativos com Ana Paula Campos

[28/01 e 29/01] Chaves para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe

[27/01] CURSO: Canto Coletivo: um Brinquedo Divertido, com Cristiano Gouveia

[27/01] Sessão de Contos: Brincando e criando a sua história com Sambalelê

[25/01] Contos d’ As mil e uma noites com Gislayne Matos

[23/01] Livros, infâncias e materialidades com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[22/01] Conversa: EDUCAÇÃO = ESCOLA + CIDADE com Lourdes Atié

[22/01] Papel, dobra e recorte: criando livros com Camila Feltre, Fernanda Ozilak e Gabriela Ribeiro

[21/01 a 24/01] Curso: O poder das histórias de Shérérazade nas 1001 Noites com Gislayne Matos

[02/02] Workshop Fotografia e Tecnologia em 1 dia, com Ricardo Fiorotto

[21/01 a 26/01] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – palavra e imagem, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[Inscrições Encerradas] Artes Manuais para a Educação

[Inscrições Encerradas] Caminhada como método para a arte e educação

[ Inscrições Encerradas ] A vez e a voz das crianças: a arte de escutar e conhecer narrativas, linguagens e culturas infantis

[01/02] Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação – 1º sem/2019

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 1ºsem/2019

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos – 1ºsem/2019