Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Uma oficina de produção de imagens e sequências visuais para revelar as potencialidades expressivas de cada um e abandonar o mito do “saber desenhar bem”

Sobre o curso

O que é saber desenhar? Como construir uma imagem? Como pensar uma narrativa visual? Este curso é um convite para entendermos a construção de imagens e para descobrirmos, nas potencialidades de cada um, caminhos possíveis para a criação de imagens e narrativas visuais, buscando desconstruir o mito do “saber desenhar bem”. Tanto para aqueles que desejam criar narrativas visuais quanto para autores de texto verbal é essencial conhecer alguns fundamentos da criação visual antes de pensar o projeto narrativo do livro ilustrado.

A proposta do curso não é ensinar a desenhar, mas, um convite a experimentar técnicas e propostas de trabalho variadas, a fim de revelar as potencialidades expressivas individuais e facilitar o desenvolvimento de um projeto pessoal com acompanhamento da orientadora. São 3 módulos (independentes) com encontros às sextas-feiras das 9h às 12h.

Módulo I

Para entender a construção de imagens
(Módulo já realizado)

No modulo I as aulas serão expositivas com propostas práticas relacionadas aos assuntos apresentados.

Duração: 12 encontros em 3 meses. Os encontros serão semanais, às sextas-feiras de manhã, com duração de 3 horas cada. De 17 de agosto a 30 de novembro de 2018.

2 aulas – introdução à percepção visual (aulas expositivas)
4 aulas – composição (aulas expositivas + exercícios práticos)
3 aulas – cor (aulas expositivas + exercícios práticos)
3 aulas – expressão (aulas expositivas + exercícios práticos)

Módulo II

Experimentações plásticas

No modulo II as aulas serão experimentais com demonstrações e vivências das técnicas apresentadas. O objetivo do módulo é oferecer ao aluno recursos para desenvolver uma linguagem visual própria.

Duração: 12 encontros distribuídos em 4 meses. Os encontros serão semanais, às sextas-feiras de manhã, com duração de 3 horas cada. De 01 de fevereiro a 17 de maio de 2019.

1 aula – introdução
2 aulas – colagem
2 aulas – monotipia e carimbos
2 aulas – técnica mista (desenho, pintura, etc)
5 aulas – desenvolvimento expressivo / orientação de projetos pessoais

Módulo III

Criando narrativas visuais

Duração: 12 encontros em 3 meses. Os encontros serão semanais, às sextas-feiras de manhã, com duração de 3 horas cada. De 9 de agosto a 25 de outubro de 2019.

Os encontros desta etapa trazem como proposta a criação de uma narrativa visual (com ou sem palavras). Após a realização de exercícios para a elaboração de sequências visuais os participantes poderão trabalhar de duas formas: partindo de um breve roteiro a ser criado em aula ou a partir de um projeto pessoal já existente. As imagens serão desenvolvidas parte em aula, parte em casa, para maior aproveitamento das orientações. Este momento do curso poderá receber alunos que não tenham participado dos outros módulos, desde que já tenham alguma experiência com a criação visual (ainda que em nível iniciante, a ser conversado em entrevista).

5 aulas – narrativa visual, imagens sequenciais (aulas expositivas + exercícios práticos)
4 aulas – desenvolvimento projeto pessoal (trabalho prático orientado em aula)
3 aulas – orientação e discussão de projetos pessoais

Material

Cada aluno deverá trazer seu próprio material básico (lápis, papel sulfite, papel canson ou similar, recortes e retalhos de papéis, cola e tesoura, estilete, pincéis, etc) Alguns materiais específicos para a experimentação de técnicas serão oferecidos pelo curso e/ou solicitados nos primeiro esncontros. Ao longo do trabalho, a necessidade de outros materiais será discutida entre aluno e orientadora.

Quando

Sextas-feiras das 9h às 12h

Módulo I:
17, 24, 31 de agosto; 14, 21, 28 de setembro; 5,9,26 de outubro; 9, 23, 30 de novembro de 2018

Módulo II:

1, 8, 15 e 22 de fevereiro; 8, 15 e 22 de março; 12 e 26 de abril; 3, 10 e 17 de maio de 2019

Módulo III:
9, 16, 23 e 30 agosto; 13, 20, 27 de setembro; 4, 11, 18 e 25 de outubro de 2019

Público

Ilustradores iniciantes, escritores, editores, designers, estudantes e interessados em arte, interessados em geral. Não é necessário ter experiência na area de artes visuais.

OBS: Apesar do Módulo I ser introdutório para os demais, os módulos poderão ser cursados de modo independente. O módulo III é o único que depende de entrevista para alunos que não tenham cursado os módulos I e II.

Turmas

Máximo de 12

Valor por módulo
(12 aulas)

R$ 900,00 (parcelado em 4 vezes sem juros ou até 12x no cartão)

Quem é a professora?

Aline Abreu é escritora de palavras e imagens desde 2004, com mais de 30 livros entre trabalhos autorais e colaborativos. Aline Abreu é formada em Artes Visuais pela FAAP/SP com mestrado em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP. Antes de dedicar-se à literatura trabalhou no setor de exposições do MASP e na criação de ilustrações para marketing institucional de diversas empresas. A partir da dissertação O Texto Potencial no sistema ecológico do livro ilustrado infantil: palavra-imagem-design, defendida em 2013, Aline ministrou cursos sobre o tema na PUC-Cogeae e no Espaço das Três em São Paulo. Seus interesses como pesquisadora concentram-se mais especificamente nas relações ecológicas de palavra-imagem-design no livro ilustrado, em estudos de Psicologia da Percepção, e na proposição de uma definição de imagem literária. Ganhadora do Prêmio João de Barro 2016, com o livro ilustrado inédito Quase ninguém viu.

i i

Bibliografia básica

GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão

criadora. Trad. Ivonne Terezinha de Faria. São Paulo: Cengage Learning, [1980] 2011.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. Trad. Luis Carlos Borges; Alexandre Boide. São Paulo: Martins Fontes, [1989] 2010.

Outros cursos d'A Casa

[31/01] 1 Encontro gratuito da Rede de Escolas Desmedicalizadas

[20/02] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[30/01] Simpatias pra Querer Bem | as palavras da Canção percorrem a nossa História Recital com Penélope Martins e Socorro Lira

[30/01] Oficina: Tudo o que é mundo pode ser escrita com: Coletivo do outro lado da rua

[30/01] A Música da História com Ana Luísa Lacombe

[29/01] Oficina: Bordar a Voz com Angela Castelo Branco e Renata Gelamo

[29/01] Inventório na Casa: uma conversa sobre livros informativos com Ana Paula Campos

[28/01 e 29/01] Chaves para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe

[27/01] CURSO: Canto Coletivo: um Brinquedo Divertido, com Cristiano Gouveia

[27/01] Sessão de Contos: Brincando e criando a sua história com Sambalelê

[25/01] Contos d’ As mil e uma noites com Gislayne Matos

[23/01] Livros, infâncias e materialidades com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[22/01] Conversa: EDUCAÇÃO = ESCOLA + CIDADE com Lourdes Atié

[22/01] Papel, dobra e recorte: criando livros com Camila Feltre, Fernanda Ozilak e Gabriela Ribeiro

[21/01 a 24/01] Curso: O poder das histórias de Shérérazade nas 1001 Noites com Gislayne Matos

[02/02] Workshop Fotografia e Tecnologia em 1 dia, com Ricardo Fiorotto

[21/01 a 26/01] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – palavra e imagem, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[Inscrições Encerradas] Artes Manuais para a Educação

[Inscrições Encerradas] Caminhada como método para a arte e educação

[ Inscrições Encerradas ] A vez e a voz das crianças: a arte de escutar e conhecer narrativas, linguagens e culturas infantis

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação – 1º sem/2019

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 1ºsem/2019

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos – 1ºsem/2019