[12/09] Resolução de conflitos_Assembleias Dramatizadas e Formação de Grupo

Sobre o curso

Com o objetivo de envolver os alunos nos assuntos relacionados ao seu grupo, possibilitando por meio de conversas, trocas de opiniões e jogos teatrais a resolução de conflitos, as Assembleias Dramatizadas dão voz e protagonismo aos estudantes sob a coordenação do professor. Aproximam os estudantes de conceitos inseridos nas competências socioemocionais, como respeito mútuo, ética, grupo, convivência, honestidade, cuidado, diferenças e preconceito.

Envolvidos pelas dramatizações a partir da palavra, caminhando para a experimentação e ação, os conceitos são interiorizados e expressos, ressurgindo novamente por meio da palavra, dessa vez ressignificada. Além disso, as assembleias desenvolvem habilidades para que o aluno possa entrar em contato com suas emoções, encontrando a melhor forma de lidar com questões que aparecem tanto no âmbito individual como grupal.

Quem é a professora?

Ana Lúcia Arbex é  Pedagoga e atriz. Professora durante 32 anos do Ensino Fundamental. Trabalhou na Escola Gracinha de 1989 até 2018, ministrando aulas na educação formal e em curso extracurricular de teatro. Especialista em “Inclusão: Práticas Inclusivas e Gestão das Diferenças”, pelo Instituto Singularidades. Atualmente, está envolvida em projetos de formação de professores, com ênfase na inclusão e formação de grupos por meio das Assembleias Dramatizadas e de jogos teatrais, além de oficinas de teatro para educadores com foco no trabalho com alunos em sala de aula.

Quando

12, 19, 26 de setembro, 03 e 10 de outubro
(quintas, das 19h30 às 21h30)

Público

Professores do FI e educadores em geral

Turma

30 vagas

Investimento

R$250,00
(parcela em até 4 vezes)

Outros cursos d'A Casa

[28/06] Show “Mensagem” de Heloisa Bonfanti

[27/07] A arte de contar histórias na vida de todo dia

[04/06] Ateliê de Voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria

[30/05] O papel da dimensão estética na Educação

[28/05] Vivência Circular: Potência, Poder e Punição

[05/05] Lançamento do livro “O Grande Pato”

[26/04] Uma conversa sobre poesia e pós-poesia com Carlito Azevedo

[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade

[26/04] Sessão Cinema: “Impressão Minha”, documentário sobre publicações independentes com debate

[08/05] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[26/04] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Processos de Criação e Bordaduras

[05/09] Edição de livros – caminhos possíveis

Grupo de estudos Filosóficos

[25/04] Encontros com o Povo Verdadeiro

[08/03] Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação – 2º sem/2019

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 2ºsem/2019

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos

Caminhada como método para a arte e educação

A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias