Sobre o curso
Tramas e Fios reúne histórias e trabalhos com fios. Histórias de diferentes culturas que trazem a tecelagem, bordados, tramas, linhas e agulhas como tema, são narradas por Ana Luísa Lacombe enquanto o público tece, borda, crocheta. Como no tempo das fiandeiras e tapeceiras dos palácios que trabalhavam e narravam histórias onde revelavam seus anseios e sonhos, nestes encontros o público vai ouvir essas tramas e aprender novas técnicas de tecelagem, bordados e costura que serão ensinadas por Eliane Tavelli. Vamos também conversar sobre nossa relação com as linhas e agulhas e as metáforas contidas nesse trabalho que tanto dialoga com a vida.
Para esses quatro encontros selecionamos contos do Tibete, Armênia, Grécia, Turquia, Japão, Polônia, Alemanha, Dinamarca, além de contos de autores nacionais como Marina Colasanti e Stela Barbieri. Para os trabalhos com fios faremos: bordados com ponto teia de aranha, botões bordados, tecelagem sobre papel e crochê.
Será produzido um painel coletivo com os trabalhos realizados ao longo dos quatro encontros.
Quem são as professoras?
Artesã – Eliane Tavelli – é educadora e oficineira com graduação em Nutrição e História na USP. Atualmente é aluna de Artes Visuais na Unesp, ministra aulas de Artes para Terceira Idade e integra o Projeto Intergeracional (reunindo idosos e crianças/adolescentes), ambos no Pq. da Água Branca. Realiza também oficinas de saberes e fazeres manuais com narrativas pessoais para todas as idades n’A Casa Tombada e nas unidades do SESC. Trabalha com ilustração, encadernação, tecelagem manual, bordado contemporâneo em tecido aquarelado, patchwork à mão, patch appliquè, entre outras técnicas têxteis e reciclagem.
Contadora de histórias – Ana Luísa Lacombe – é atriz, contadora de histórias e escritora. Recebeu vários prêmios pelo seu trabalho (5 APCA’s e 2 Prêmios Femsa Coca-cola, entre outros). É professora de narração de histórias em duas Pós-graduações e no curso oferecido pelo Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo. Escreveu livros sobre o tema (Quanta História Numa História e Teia de Experiências) e atua em SESC’s, centros culturais, escolas, eventos corporativos. www.fazeconta.art.br
Quando
18/09, 25/09, 02/10 e 09/10
(quarta das 19h às 22h)
Público
acima de 16 anos – quem tiver afinidade com histórias, linhas e agulhas.
Não precisa saber nenhuma técnica anterior.
Turma
20 pessoas no máximo / 10 no mínimo
Investimento
4 encontros – R$ 350,00
1 encontro – R$ 100,00