MAR, MAPA, MEMÓRIA: OFICINA DE POESIA E IMAGEM, COM ROSINHA

Sobre o curso

Esta oficina, assim como os livros O Mar de Cecília e Minha Pasárgada (ambos de autoria de Rosinha e lançados pela Editora do Brasil), é, principalmente, um convite à leitura da obra de Cecília Meireles e de Manuel Bandeira.

O encontro promove uma sensibilização da memória leitora dos participantes, fazendo uma sessão de leitura e criando um painel com os poemas dos autores, na busca pelos aspectos afetivos marcantes na poética de cada um deles. Para essa leitura foram selecionados os poemas utilizados no processo de criação dos textos das obras citadas.

Também fará parte desta noite, bastidores do processo criativo das duas obras, da pesquisa e criação dos textos e das imagens à tessitura do conceito e da arquitetura de cada um dos livros. Em seguida, os participantes serão estimulados à criação de seu mar e/ou de seu mapa afetivo, com a elaboração de poemas e imagens. Por fim, todos retornam ao painel para organizar os poemas e as reflexões vivenciadas ao longo do encontro.

Materiais sugeridos (a Casa oferece, mas o aluno pode levar algo de sua preferência):
Papel ofício, lápis, caneta, borracha, fita crepe, lápis cera, tesoura, revista velha, cola bastão.

OS POEMAS QUE INSPIRARAM OS LIVROS…

 

 

… BEIRA-MAR , Cecília Meireles
Sou moradora das areias,

de altas espumas: os navios
passam pelas minhas janelas
como o sangue nas minhas veias,
como os peixinhos nos rios…

Não têm velas e têm velas;
e o mar tem e não tem sereias;
e eu navego e estou parada,
vejo mundos e estou cega,
porque isto é mal de família,
ser de areia, de água, de ilha…
E até sem barco navega

quem para o mar foi fadada.
Deus te proteja, Cecília,

que tudo é mar – e mais nada.

… TESTAMENTO, Manuel Bandeira
O que não tenho e desejo

É que melhor me enriquece.
Tive uns dinheiros — perdi-os…
Tive amores — esqueci-os.

Mas no maior desespero

Rezei: ganhei essa prece.

Vi terras da minha terra.

Por outras terras andei.

Mas o que ficou marcado

No meu olhar fatigado,

Foram terras que inventei.
Gosto muito de crianças:
Não tive um filho de meu.
Um filho!… Não foi de jeito…
Mas trago dentro do peito
Meu filho que não nasceu.
Criou-me, desde eu menino
Para arquiteto meu pai.
Foi-se-me um dia a saúde…
Fiz-me arquiteto? Não pude!
Sou poeta menor, perdoai!
Não faço versos de guerra.
Não faço porque não sei.
Mas num torpedo-suicida
Darei de bom grado a vida
Na luta em que não lutei!

Quem é a professora?

ROSINHA-FOTO

Rosinha é graduada pela Universidade Federal de Pernambuco em Arquite- tura e foi professora de Literatura Infantil por mais de dez anos em cursos de formação de leitor. Trabalha como ilustradora e escritora, tendo publicado mais de 110 livros. Entre eles O Mar de Cecília e Minha Pasárgada. Participou de importantes mostras como a En los colores Del trazo, na Guatemala, Bienále Ilustrácií Bratislava, na Bratis- lava, Linhas de Histórias – Um panorama do livro ilustrado, em São Paulo, Traçando História, em Porto Alegre, Ilustra Brasil, em São Paulo, Recife Ilustra, em Recife, Salão do Livro para Criança FNLIJ, no Rio de Janeiro, Literatura Brasileña para niños y jóvenes, em Bogotá, Brazil Countless Threads Countless Tales, durante a Bologna Children’s Fair, em Bolonha e da 5th Croatian Biennale of Illustration, em Zagreb.
Recebeu vários prêmios como FNLIJ, Açorianos, Jabuti, Cátedra Unesco PUC-RIO e White Ravens.
Em 2017, O Mar de Cecília foi agraciado com o prêmio Seleção Cátedra 10 – Unesco PUC-RJ e em 2018 com o prêmio FNLIJ Odylo Costa Filho – o melhor livro de poesia.

Quando

13/09
sexta, das 18h30 às 22h

Onde 

A Casa Tombada
Rua Ministro Gódoi, 109
Água Branca – São Paulo – SP
CEP: 05015-000
[ Google Maps ]

Público

Geral

Turma

Até 30 pessoas

Investimento

R$ 95,00
 

Outros cursos d'A Casa

[22/11] OUVEAVÓ: roda de conversa com vó Bernal e Jaider Esbell

[13/11] Contos africanos, com François Moïse Bamba

[15/11] Dois dias de fundamentos da arte griot, com François Moïse Bamba

A Arte de Contar Histórias em Processos Educacionais: Ensino formal e não formal 1ºsem/2020

Caminhada como método para a arte e educação – 1ºsem/2020

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação 1ºsem/2020

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 1ºsem/2020

[20/09] Lançamento do livro “Vozes da Tradição”

[19/09] ENCONTRO ABERTO: POSSIBILIDADES DA NOVELA GRÁFICA, COM MARÍA LUQUE

[08/10] Design é fluxo: fundamentos de teoria e prática, com Raquel Matsushita

[06/09] Apresentação musical – UMA

[03/10] MATERIALIDADE É LEITURA? com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[10/09] “Experiências de escuta em comum” com Helena Freire Weffort

[25/10] Infâncias: Raízes multiculturais infantis: histórias, memórias e a importância das biografias

[27/09] Infâncias: entrelaces entre mitologia, filosofia e espiritualidade

[25/11] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância com Marco Haurélio – II módulo

Processos de Criação e Bordaduras com Eliane Tavelli

[02/09] CRIANDO NARRATIVAS VISUAIS: imersão Com ALINE ABREU

À escrita: experimentos em ateliê e acompanhamento de projetos com Ângela Castelo Branco

[21/09] Sábado em Casa: Histórias à volta d’A Casa

[24/09] Gestos de Escrita

[02/08] Lançamento livro : Imagino Veneza de Julia Panadés

[28/11] Seminário: Educação e Democracia

[03/08] Bordar é um verbo destinatário

[04/08] Se os Tubarões Fossem Homens: conversa sobre Brecht, relações de poder e livro ilustrado

[22/07] Sessão de Narração de Histórias com Mirta Portillo

[18/07] Comemoração quatro anos d’A Casa Tombada!

[06/08] Quadros sonoros – criação musical a partir da imagem, com Tarita de Souza

[13/08] Ateliê de voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria, com Renata Gelamo

[13/07] Encontro de Mulheres Indígenas

[19/07] Documentário “ECO – Cantos da Terra”

[15/07] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[30/07] Oficina de Asalato, com Daniela Alarcon e Mauro Tanaka

[27/07] Bordado em Livro Sanfona com Priscilla Ballarin

[24/07] Materialidade e Leitura com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[26/07] Lançamento da 3ª Edição da Revista Linguará – C

[22/07] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – Palavra e Imagem, Com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[18/09]Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[21/07] Palco aberto “Objetos na Performance Narrativa”

[21/07] Dom Quixote, o cavaleiro sonhador

[18/09] Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[15/07] As Chaves Para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe

[06/07] Workshop de ilustração em escultura de papel

[28/06] Show “Mensagem” de Heloisa Bonfanti

[12/09] Resolução de conflitos_Assembleias Dramatizadas e Formação de Grupo

[27/07] A arte de contar histórias na vida de todo dia

[04/06] Ateliê de Voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria

[06/06] O papel da dimensão estética na Educação

[28/05] Vivência Circular: Potência, Poder e Punição

[05/05] Lançamento do livro “O Grande Pato”

[26/04] Uma conversa sobre poesia e pós-poesia com Carlito Azevedo

[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade

[26/04] Sessão Cinema: “Impressão Minha”, documentário sobre publicações independentes com debate

[08/05] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[20/07] II Ciclo “Objetos na Performance Narrativa”

Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Processos de Criação e Bordaduras

[05/09] Edição de livros – caminhos possíveis com Helô Beraldo

GRUPO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS com Luiza Christov

Encontros com o Povo Verdadeiro com Angela Pappiani

Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação – 2º sem/2019

Caminhada como método para a arte e educação

A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias