As Chaves Para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe

Sobre a oficina

A oficina se propõe a fazer uma reflexão sobre o papel das histórias na formação do ser humano. Para tanto fazemos um panorama dos gêneros dos contos populares (mitos, fábulas, contos de fadas e lendas) e sua relação com o momento histórico e social do apogeu de cada um. Diferenças sobre narrar um conto popular e de autor. O processo de preparação de uma história e a formação de repertório. A descoberta do contador de historias que existe em cada um através do reconhecimento de seus gostos literários e de sua forma particular de narrar.

Este conteúdo está no livro “Quanta História Numa História!”- Editora É Realizações.

Temas:

  • O contador de histórias
  • Gêneros dos contos populares (mitos, fábulas, contos de Fadas, lendas)
  • Preparação de uma história
  • Recursos pessoais para se contar uma história

Quem é a professora?

Ana Luísa Lacombe é atriz desde 1980. Desde 2002 vem se interessando e pesquisando o trabalho de narração dehistórias associando-o ao teatro. Ganhou vários prêmios com estes trabalhos, dentre eles: Cinco Prêmios APCA, um Prêmio Femsa e um Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem de Melhor Atriz. Foi curadora do projeto “Sipurim – Hora da História” do Centro da Cultura Judaica. Participou de projeto na AACD de narração dehistórias no escolar da instituição.

Professora (2008 a 2016) e coordenadora do Curso de formação de Contadores de Histórias da Biblioteca Hans Christian Andersen (2013). Professora no curso de Pós-graduação “A Arte de Contar Histórias” da Facon (ministrado na Casa Tombada em São Paulo) e da Pós de Especialização em Licenciatura em Música da Faculdade Cantareira em São Paulo.

Lançou o CD “Canções do Faz e Conta” em 2012, os livros “A Árvore de Tamoromu” (Ganhador de Melhor Reconto pela FNLIJ) “Histórias na AACD” e “Teia de Experiências” (produzido pelo Sistema de Bibliotecas Municipais de São Paulo) em 2013 e em 2015; “Pedalando, Pedalendo, Pedalindo” e “Quanta história NumaHistória!” ganhador do PROAC Edital para edição de publicações do Governo do Estado de São Paulo;“Mudanças”  (2016).

Quando

15, 16 e 17 de julho
(das 18h às 21h)

Público

Geral

Turma

25 vagas

Investimento

R$ 300,00

Outros cursos d'A Casa

[15/07] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[30/07] Oficina de Asalato, com Daniela Alarcon e Mauro Tanaka

[27/07] Bordado em Livro Sanfona com Priscilla Ballarin

[24/07] Materialidade e Leitura com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[26/07] Lançamento da 3ª Edição da Revista Linguará – C

[22/07] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – Palavra e Imagem, Com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[15/08] Poesia Corporal Cênica

[11/09] Tramas e Fios

[21/07] Palco aberto “Objetos na Performance Narrativa”

[21/07] Dom Quixote, o cavaleiro sonhador

[11/09] Tramas e Fios

[06/07] Workshop de ilustração em escultura de papel

[28/06] Show “Mensagem” de Heloisa Bonfanti

[12/09] Resolução de conflitos_Assembleias Dramatizadas e Formação de Grupo

[27/07] A arte de contar histórias na vida de todo dia

[04/06] Ateliê de Voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria

[06/06] O papel da dimensão estética na Educação

[28/05] Vivência Circular: Potência, Poder e Punição

[05/05] Lançamento do livro “O Grande Pato”

[26/04] Uma conversa sobre poesia e pós-poesia com Carlito Azevedo

[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade

[26/04] Sessão Cinema: “Impressão Minha”, documentário sobre publicações independentes com debate

[08/05] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[20/07] II Ciclo “Objetos na Performance Narrativa”

Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Processos de Criação e Bordaduras

[05/09] Edição de livros – caminhos possíveis

Grupo de estudos Filosóficos

Encontros com o Povo Verdadeiro

[08/03] Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação – 2º sem/2019

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 2ºsem/2019

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos

Caminhada como método para a arte e educação

A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias