Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Sobre o curso

Histórias de boca é o modo como muitas vezes são chamadas pelas crianças e pelo povo as narrativas orais presentes na cultura tradicional e popular brasileira. Histórias que brincam de várias formas dentro de cada um de nós. Elas nos fazem rir, chorar, arrepiar, encorajar, transformar, acalentar, pertencer. Guardam saberes de cor, do coração.

Contar e ouvir histórias são formas de Brincar. A palavra brincar deriva da raiz latina vinculare. Brincar cria vínculos, contar e ouvir histórias também. São experiências essenciais à espécie humana. Armazenadas na memória das inúmeras culturas, as narrativas tradicionais narradas de boca em boca atravessam os tempos e, reinventadas pelo Contador, trazem novos significados para o mundo contemporâneo.

O Curso propõe como pilares fundamentais a Cultura da Criança e a Cultura Popular, afinando a conversa entre o imaginário coletivo e as histórias de vida do Contador, e inserindo sua arte à linguagem integrada do Brincar.

Os Encontros partem do princípio de que tudo é narrativa na Cultura do Brincar. Dessa forma, além dos mitos, contos e lendas, as rodas tradicionais, quadrinhas populares, cantigas de ninar, trava-línguas, adivinhas e outras brincadeiras são revisitadas e também abordadas como histórias de boca.

As Aulas estruturam-se a partir de brincadeiras que aquecem a voz e o corpo, experiências de escuta, relatos compartilhados da prática com crianças, reflexões e diversos exercícios de aproximação dessas narrativas orais, tais como:

• Visualizações criativas com intenção de adentrar o universo da imaginação acessando conteúdos simbólicos internos.
• Dinâmicas em grupo para aprofundar o estudo de estruturas, pulsação, ritmo e personagens das narrativas.
• Pesquisa de variantes de uma mesma história, reconhecimento de motivos temáticos comuns e recriação da substância tradicional.
• Investigação de elementos cênicos enquanto brinquedos a serviço da arte de narrar.
• Criação de textos em prosa e verso partindo de histórias de vida.

Quem é a professora?

Cristiane Velasco é educadora e contadora de histórias, com Especialização em Arte-Educação pela ECA-USP. Trabalhou 12 anos com educação infantil na Casa Redonda Centro de Estudos onde integra a equipe docente do “Encontro de formação de Educadores” (coord. Maria Amélia Pereira) e do “Corpo de Criança” (coord. Prof. Dr. Paulo Machado).  Desde 2003 atua no Instituto Brincante (coord. módulo “Contos e Histórias Tradicionais” do curso “A Arte do Brincante para Educadores”, coord. curso “Histórias de boca” e “Brincantinho: Cultura da Infância – para crianças de 3 a 7”). Conta histórias em encontros semanais na Escola Ciranda. Integrou a “Cia Palavra Viva: Contadores de Histórias” (direção Regina Machado) e participou dos CDs “Abra a Roda Tin Dô Lê Lê” (pesquisa Lydia Hortélio) e “Cantos de Trabalho – 2 (Selo Sesc e “Cia Cabelo de Maria”). Antes de dedicar-se aos cantos e brincadeiras tradicionais do Brasil, atuou profissionalmente como dançarina de flamenco, e praticou também o estilo odissi de dança clássica indiana. Aprendeu com diversos contadores de histórias, dentre eles: Dan Yashinsky (Canadá), Andrzej (Espanha), Inno Sorcy (África), François Moise Bamba (África), Gilka Girardello, Kaká Werá Jecupé e Daniel Munduruku. Criou a trilogia “Dançando Histórias” (“Contos Indianos”, “Contos Flamencos” e “Contos Brasileiros”) e o monólogo “Aguadouro” (direção Ricardo Vieira). É autora de “Maria Sabida e João do Uia” (livro-CD publicado pela editora Panda Books), “Histórias de boca: o conto tradicional na educação infantil” (selo Panda Educação) e “Avoou: Eu tava lá…” (Proac Editais 2017 – criação e publicação de livro infanto – juvenil)

https://www.cristianevelasco.com/

https://www.facebook.com/Cristiane-Velasco-Historias-de-boca

Quando

6/5; 13/5; 20/5; 27/5; 3/6 e 10/6
(Segunda-feira das 19h às 22h)

Público

Interessados nas múltiplas possibilidades das narrativas de tradição oral
Contadores de Histórias, Educação, Cultura do Brincar, Narrativas Orais

Turma

Mínimo 12 e máximo 20

Investimento

R$ 600,00
(em até 4x sem juros)

Outros cursos d'A Casa

[26/04] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[08/04] Escrituras do olhar: o espaço entre a palavra e a imagem

[02/04] Diálogos sobre o tempo

[25/03] A Experiência do Flow

[03/04] Vidas em livro – Memórias e Autobios

[21 e 22/03] Como os corpos performam o espaço (e vice e versa)

[21/03] Processos de Criação e Bordaduras

[23/03] Grupo de estudos Filosóficos

[28/03] Encontros com o Povo Verdadeiro

[01/04] Vivência com o Grupo Sabuká (cantos, danças e roda de conversa)

[13 e 27/03] Encontros sobre Spinoza com Carla Ferro

[08/03] Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

[23/03] Grupo de Estudos – Alternativas à Medicalização da Infância

[04/05] Workshop Fotografia e Tecnologia em 1 dia

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação – 1º sem/2019

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 1ºsem/2019

[Nova turma em breve] O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos

[Nova turma em breve] Artes Manuais para a Educação

[Nova turma em breve] Caminhada como método para a arte e educação

[Nova turma em breve] A vez e a voz das crianças: a arte de escutar e conhecer narrativas, linguagens e culturas infantis