[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Sobre o curso

Histórias de boca é o modo como muitas vezes são chamadas pelas crianças e pelo povo as narrativas orais presentes na cultura tradicional e popular brasileira. Histórias que brincam de várias formas dentro de cada um de nós. Elas nos fazem rir, chorar, arrepiar, encorajar, transformar, acalentar, pertencer. Guardam saberes de cor, do coração.

Contar e ouvir histórias são formas de Brincar. A palavra brincar deriva da raiz latina vinculare. Brincar cria vínculos, contar e ouvir histórias também. São experiências essenciais à espécie humana. Armazenadas na memória das inúmeras culturas, as narrativas tradicionais narradas de boca em boca atravessam os tempos e, reinventadas pelo Contador, trazem novos significados para o mundo contemporâneo.

O Curso propõe como pilares fundamentais a Cultura da Criança e a Cultura Popular, afinando a conversa entre o imaginário coletivo e as histórias de vida do Contador, e inserindo sua arte à linguagem integrada do Brincar.

Os Encontros partem do princípio de que tudo é narrativa na Cultura do Brincar. Dessa forma, além dos mitos, contos e lendas, as rodas tradicionais, quadrinhas populares, cantigas de ninar, trava-línguas, adivinhas e outras brincadeiras são revisitadas e também abordadas como histórias de boca.

As Aulas estruturam-se a partir de brincadeiras que aquecem a voz e o corpo, experiências de escuta, relatos compartilhados da prática com crianças, reflexões e diversos exercícios de aproximação dessas narrativas orais, tais como:

• Visualizações criativas com intenção de adentrar o universo da imaginação acessando conteúdos simbólicos internos.
• Dinâmicas em grupo para aprofundar o estudo de estruturas, pulsação, ritmo e personagens das narrativas.
• Pesquisa de variantes de uma mesma história, reconhecimento de motivos temáticos comuns e recriação da substância tradicional.
• Investigação de elementos cênicos enquanto brinquedos a serviço da arte de narrar.
• Criação de textos em prosa e verso partindo de histórias de vida.

Quem é a professora?

Cristiane Velasco é educadora e contadora de histórias, com Especialização em Arte-Educação pela ECA-USP. Trabalhou 12 anos com educação infantil na Casa Redonda Centro de Estudos onde integra a equipe docente do “Encontro de formação de Educadores” (coord. Maria Amélia Pereira) e do “Corpo de Criança” (coord. Prof. Dr. Paulo Machado).  Desde 2003 atua no Instituto Brincante (coord. módulo “Contos e Histórias Tradicionais” do curso “A Arte do Brincante para Educadores”, coord. curso “Histórias de boca” e “Brincantinho: Cultura da Infância – para crianças de 3 a 7”). Conta histórias em encontros semanais na Escola Ciranda. Integrou a “Cia Palavra Viva: Contadores de Histórias” (direção Regina Machado) e participou dos CDs “Abra a Roda Tin Dô Lê Lê” (pesquisa Lydia Hortélio) e “Cantos de Trabalho – 2 (Selo Sesc e “Cia Cabelo de Maria”). Antes de dedicar-se aos cantos e brincadeiras tradicionais do Brasil, atuou profissionalmente como dançarina de flamenco, e praticou também o estilo odissi de dança clássica indiana. Aprendeu com diversos contadores de histórias, dentre eles: Dan Yashinsky (Canadá), Andrzej (Espanha), Inno Sorcy (África), François Moise Bamba (África), Gilka Girardello, Kaká Werá Jecupé e Daniel Munduruku. Criou a trilogia “Dançando Histórias” (“Contos Indianos”, “Contos Flamencos” e “Contos Brasileiros”) e o monólogo “Aguadouro” (direção Ricardo Vieira). É autora de “Maria Sabida e João do Uia” (livro-CD publicado pela editora Panda Books), “Histórias de boca: o conto tradicional na educação infantil” (selo Panda Educação) e “Avoou: Eu tava lá…” (Proac Editais 2017 – criação e publicação de livro infanto – juvenil)

https://www.cristianevelasco.com/

https://www.facebook.com/Cristiane-Velasco-Historias-de-boca

Quando

6/5; 13/5; 20/5; 27/5; 3/6 e 10/6
(Segunda-feira das 19h às 22h)

Público

Interessados nas múltiplas possibilidades das narrativas de tradição oral
Contadores de Histórias, Educação, Cultura do Brincar, Narrativas Orais

Turma

Mínimo 12 e máximo 20

Investimento

R$ 600,00
(em até 4x sem juros)

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Coordenação Pedagógica: cartografias da diversidade e das singularidades na atuação coordenadora

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Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano

Caminhada como método para a arte e a educação

[20/09] Lançamento do livro “Vozes da Tradição”

[19/09] ENCONTRO ABERTO: POSSIBILIDADES DA NOVELA GRÁFICA, COM MARÍA LUQUE

[13/09] MAR, MAPA, MEMÓRIA: OFICINA DE POESIA E IMAGEM, COM ROSINHA

[06/09] Apresentação musical – UMA

[03/10] MATERIALIDADE É LEITURA? com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[10/09] “Experiências de escuta em comum” com Helena Freire Weffort

[25/10] Infâncias: Raízes multiculturais infantis: histórias, memórias e a importância das biografias

[27/09] Infâncias: entrelaces entre mitologia, filosofia e espiritualidade

[25/11] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância com Marco Haurélio – II módulo

Processos de Criação e Bordaduras com Eliane Tavelli

[02/09] CRIANDO NARRATIVAS VISUAIS: imersão Com ALINE ABREU

À escrita: experimentos em ateliê e acompanhamento de projetos com Ângela Castelo Branco

[21/09] Sábado em Casa: Histórias à volta d’A Casa

[24/09] Gestos de Escrita

[02/08] Lançamento livro : Imagino Veneza de Julia Panadés

[28/11] Seminário: Educação e Democracia

[03/08] Bordar é um verbo destinatário

[04/08] Se os Tubarões Fossem Homens: conversa sobre Brecht, relações de poder e livro ilustrado

[22/07] Sessão de Narração de Histórias com Mirta Portillo

[18/07] Comemoração quatro anos d’A Casa Tombada!

[06/08] Quadros sonoros – criação musical a partir da imagem, com Tarita de Souza

[13/08] Ateliê de voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria, com Renata Gelamo

[13/07] Encontro de Mulheres Indígenas

[19/07] Documentário “ECO – Cantos da Terra”

[15/07] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[30/07] Oficina de Asalato, com Daniela Alarcon e Mauro Tanaka

[27/07] Bordado em Livro Sanfona com Priscilla Ballarin

[24/07] Materialidade e Leitura com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[26/07] Lançamento da 3ª Edição da Revista Linguará – C

[22/07] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – Palavra e Imagem, Com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[18/09]Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[21/07] Palco aberto “Objetos na Performance Narrativa”

[21/07] Dom Quixote, o cavaleiro sonhador

[18/09] Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[15/07] As Chaves Para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe

[06/07] Workshop de ilustração em escultura de papel

[28/06] Show “Mensagem” de Heloisa Bonfanti

[12/09] Resolução de conflitos_Assembleias Dramatizadas e Formação de Grupo

[27/07] A arte de contar histórias na vida de todo dia

[04/06] Ateliê de Voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria

[06/06] O papel da dimensão estética na Educação

[28/05] Vivência Circular: Potência, Poder e Punição

[05/05] Lançamento do livro “O Grande Pato”

[26/04] Uma conversa sobre poesia e pós-poesia com Carlito Azevedo

[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade

[26/04] Sessão Cinema: “Impressão Minha”, documentário sobre publicações independentes com debate

[08/05] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[20/07] II Ciclo “Objetos na Performance Narrativa”

Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

Processos de Criação e Bordaduras

[05/09] Edição de livros – caminhos possíveis com Helô Beraldo

GRUPO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS com Luiza Christov

Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação