[04/06] Ateliê de Voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria

Sobre o curso

Ateliê de voz é um espaço de experimentação, criação e de cuidado com a voz própria por meio das experiências com as narrativas. É um espaço para falar de si e para o diálogo; para os trabalhos corporais (postura, alongamento, expansão), técnicos e fisiológicos da voz (tipos de respiração, fonação, articulação e ressonância); a percepção de ajustes corporais e vocais; a escuta de si e do outro. O contato com a voz do outro e com as possibilidades de uso dos próprios recursos vocais (tom de voz, intensidade, timbre, velocidade, alongamentos e pausas) abre espaço para que cada indivíduo crie sua própria expressão e reconheça os cuidados necessários com sua voz. 

O objetivo do Ateliê de Voz é desenvolver um trabalho sensível de escuta e de voz, fazendo com que cada participante possa entrar em contato com a sua voz própria.

Quem é a professora?

Renata Gelamo, arte-educadora e produtora cultural, é graduada em Fonoaudiologia, mestre em Estudos Linguísticos e doutora em Artes (Unesp). Professora do curso de pós-graduação Canção Popular: criação, produção musical e performance (Faculdade Santa Marcelina – FASM) e do curso de pós-graduação Narração artística: caminhos para contar histórias em contexto urbano (FACON/A Casa Tombada). Cuidadora da programação de cursos de voz e música da ‘A Casa Tombada. Faz parte do Vocal SP, grupo formado por profissionais que promove discussões interdisciplinares sobre a voz. Integra o projeto Arte da Voz com Nani Barbosa e Ritamaria. Fundadora do Ateliê de Voz. 

Quando

De 4/6 a 25/06
(terças, das 10h às 12h)

Público

Qualquer pessoa interessada.
Para participar não é necessário nenhum pré-requisito.

Turma

10 vagas

Investimento

R$ 250,00

Outros cursos d'A Casa

[28/06] Show “Mensagem” de Heloisa Bonfanti

[12/09] Resolução de conflitos_Assembleias Dramatizadas e Formação de Grupo

[27/07] A arte de contar histórias na vida de todo dia

[30/05] O papel da dimensão estética na Educação

[28/05] Vivência Circular: Potência, Poder e Punição

[05/05] Lançamento do livro “O Grande Pato”

[26/04] Uma conversa sobre poesia e pós-poesia com Carlito Azevedo

[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade

[26/04] Sessão Cinema: “Impressão Minha”, documentário sobre publicações independentes com debate

[08/05] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[26/04] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Processos de Criação e Bordaduras

[05/09] Edição de livros – caminhos possíveis

Grupo de estudos Filosóficos

[25/04] Encontros com o Povo Verdadeiro

[08/03] Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação – 2º sem/2019

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 2ºsem/2019

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos

Caminhada como método para a arte e educação

A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias