CRIANDO NARRATIVAS VISUAIS: imersão Com ALINE ABREU

Sobre a oficina

Este momento do curso Para Narrar com imagens é preciso saber desenhar? traz como proposta a criação de uma narrativa visual (com ou sem palavras). Os participantes poderão trabalhar de duas formas: partindo de um breve roteiro a ser criado em aula ou a partir de um projeto pessoal já existente. Nosso objetivo é avançar na construção do projeto mas, evidentemente, não há o compromisso de chegar ao final da semana com o projeto finalizado.

A imersão se divide em dois trabalhos principais: a prática orientada em ateliê e a reflexão a partir de referências e material produzido ao longo dos encontros.

Alguns pontos trabalhados na imersão:

sinopse; roteiro base; boneco preparatório; elementos da estrutura narrativa a partir do roteiro.

[ Saiba mais sobre o Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu ]

 

Material

Solicitação especial: levantamento de referências, visuais e outras, que você relaciona a seu projeto. Essas referências deverão ser levadas o primeiro dia, quando haverá uma rodada de reconhecimento dos projetos. Caso não tenha um projeto definido procure selecionar um texto breve que deseje ilustrar ou que possa ser a inspiração para a criação seu roteiro base.

Cada aluno deverá trazer seu próprio material básico (lápis, papel sulfite, papel canson ou similar, cola e tesoura, estilete, pincéis, etc) e alguns materiais específicos que já possua e com os quais tenha afinidade. Ao longo do trabalho, a necessidade de outros materiais será discutida entre aluno e orientadora.

Sugerimos aos participantes que se organizem com materiais de trabalho que possam ficar guardados na Casa durante a semana.

 

Observação importante: este momento do curso poderá receber alunos que não tenham participado dos outros módulos, desde que já tenham alguma vivência anterior com a criação visual, ainda que em nível iniciante, a ser conversado em entrevista, no período de 21 a 28 de agosto em horário a ser agendado. A conversa visa verificar a adequação da proposta do curso às experiências anteriores e o momento atual de cada interessado.

Quem é a professora?

Aline_Abreu

Escritora de palavras e imagens desde 2004, com mais de 30 livros entre trabalhos autorais e colaborativos, Aline Abreu é formada em Artes Visuais pela FAAP/SP com mestrado em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP. Antes de dedicar-se à literatura trabalhou no setor de exposições do MASP e na criação de ilustrações para marketing institucional de diversas empresas. A partir da dissertação O Texto Potencial no sistema ecológico do livro ilustrado infantil: palavra-imagem-design, defendida em 2013, Aline ministra cursos sobre o tema na PUC-Cogeae e no curso de Artes Visuais da Faculdade Santa Marcelina, além de prática em ateliê com o curso Para Narrar com imagens é preciso saber desenhar?, n’A Casa Tombada. Seus interesses como pesquisadora concentram-se mais especificamente nas relações ecológicas de palavra-imagem-design no livro ilustrado, em estudos de Psicologia da Percepção, e na proposição de uma definição de imagem literária. Vencedora do Prêmio João de Barro 2016, com o livro ilustrado Quase ninguém viu, Jujuba, 2019.

Quando

de 2 a 6 de setembro de 2019.
Das 9h30 às 17h.

Público

Ilustradores iniciantes, escritores, editores, designers, estudantes e interessados em arte, interessados em geral.

Turma

10 pessoas

Investimento

 R$ 900,00
(parcelado em 4 vezes sem juros ou até 12x no cartão)

 

alunos e ex-alunos de pós-graduação d´A casa tombada

R$855,00
(desconto de 5% – é preciso comprovação de aluno ou ex-aluno de pós-graduação no primeiro dia de atividade)

Outros cursos d'A Casa

[01/02] Autorretrato Poético – oficina de pintura e poesia, com Anna Charlie e Daniel Ianae

[01/02] Imersão de Voz: escuta, criação e afetos, com Nani Barbosa, Renata Gelamo e Ritamaria

[31/01] Sessão de contos: As Mil e Uma Noites e Budur e Camaralzaman, com Ana Luisa Lacombe

[29/01] Conversa sobre o livro “Nós – Uma Antologia de Literatura Indígena”

[27/01] Direitos Humanos na Leitura Literária – Lendo com a Infância e Juventude, com Penélope Martins

[25/01] Sessão de Histórias: A Rainha de Sabá, com Gislayne Matos Avelar

[25/01] Ateliê de Leitura, Escrita, Costura: Para além do funcionamento pleno, o fracasso é também um modo de ir, com Julia Panadés

[25/01] Curso de Imersão: A palavra e a escuta na voz da pessoa que conta histórias (em busca da justa medida do dizer), com Giuliano Tierno

[25/01] Oficina Quanta História numa História!, com Ana Luisa Lacombe

[23/01] Da Bruxinha aos Tantãs: conversa com Eva Furnari

[23/01] Diálogos com Bruno Munari: ateliê de criação de livros, com Camila Feltre

[22/01] As mil e uma noites: o poder da palavra feminina em Shahrazade, com Gislayne Matos Avelar

[22/01] Vem ser gauche! Processos de Criação e Bordaduras Uma homenagem às pessoas canhotas e às que gostam do lado B, com Eliane Tavelli

[21/01] Ateliê de Cantos e Versos, com Renata Gelamo e Ritamaria

[21/01] A Fantasia, o Design e a Literatura para a infância, com Michaella Pivetti

[21/01] Tocar o Abismo: bordar em grandes formatos, com Ângela Castelo Branco, e Rochele Beatriz

[20/01] Cultura Popular no Imaginário Infantil: Circo e Cordel – Coletivo Jacaré na Porta

[20/01] Oficina de criação de livro ilustrado, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[18/01] Justiça Restaurativa, uma Filosofia Prática, com Fernanda Laender e Heloísa Bonfanti

[17, 18 e 19/01] Vivência em uma Carroça

[15/01] Histórias do Babau

[13/01] Vivência de Reis

[15/12] BAZAR d’A CASA com novidades e homenagem a Hélio Leites

Programação de Férias – Janeiro/Fevereiro de 2020

[09/12] Desenho antes do desenho com Kammal João

A Arte de Contar Histórias em Processos Educacionais: Ensino formal e não formal – Vale do Paraíba – 1ºsem/2020

[12/12] Exibição do filme Haux Haux – Retorno às raízes do povo huni kuin

[11/12] Contos africanos, com François Moïse Bamba

[15/11] Dois dias de fundamentos da arte griot, com François Moïse Bamba

A Arte de Contar Histórias em Processos Educacionais: Ensino formal e não formal 1ºsem/2020

Caminhada como método para a arte e educação – 1ºsem/2020

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação 1ºsem/2020

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 1ºsem/2020

[20/09] Lançamento do livro “Vozes da Tradição”

[19/09] ENCONTRO ABERTO: POSSIBILIDADES DA NOVELA GRÁFICA, COM MARÍA LUQUE

[13/09] MAR, MAPA, MEMÓRIA: OFICINA DE POESIA E IMAGEM, COM ROSINHA

[08/10] Design é fluxo: fundamentos de teoria e prática, com Raquel Matsushita

[06/09] Apresentação musical – UMA

[03/10] MATERIALIDADE É LEITURA? com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[10/09] “Experiências de escuta em comum” com Helena Freire Weffort

[25/10] Infâncias: Raízes multiculturais infantis: histórias, memórias e a importância das biografias

[27/09] Infâncias: entrelaces entre mitologia, filosofia e espiritualidade

[25/11] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância com Marco Haurélio – II módulo

Processos de Criação e Bordaduras com Eliane Tavelli

À escrita: experimentos em ateliê e acompanhamento de projetos com Ângela Castelo Branco

[21/09] Sábado em Casa: Histórias à volta d’A Casa

[24/09] Gestos de Escrita

[02/08] Lançamento livro : Imagino Veneza de Julia Panadés

[28/11] Seminário: Educação e Democracia

[03/08] Bordar é um verbo destinatário

[04/08] Se os Tubarões Fossem Homens: conversa sobre Brecht, relações de poder e livro ilustrado

[22/07] Sessão de Narração de Histórias com Mirta Portillo

[18/07] Comemoração quatro anos d’A Casa Tombada!

[06/08] Quadros sonoros – criação musical a partir da imagem, com Tarita de Souza

[13/08] Ateliê de voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria, com Renata Gelamo

[13/07] Encontro de Mulheres Indígenas

[19/07] Documentário “ECO – Cantos da Terra”

[15/07] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[30/07] Oficina de Asalato, com Daniela Alarcon e Mauro Tanaka

[27/07] Bordado em Livro Sanfona com Priscilla Ballarin

[24/07] Materialidade e Leitura com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[26/07] Lançamento da 3ª Edição da Revista Linguará – C

[22/07] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – Palavra e Imagem, Com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[18/09]Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[21/07] Palco aberto “Objetos na Performance Narrativa”

[21/07] Dom Quixote, o cavaleiro sonhador

[18/09] Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[15/07] As Chaves Para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe

[06/07] Workshop de ilustração em escultura de papel

[28/06] Show “Mensagem” de Heloisa Bonfanti

[12/09] Resolução de conflitos_Assembleias Dramatizadas e Formação de Grupo

[27/07] A arte de contar histórias na vida de todo dia

[04/06] Ateliê de Voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria

[06/06] O papel da dimensão estética na Educação

[28/05] Vivência Circular: Potência, Poder e Punição

[05/05] Lançamento do livro “O Grande Pato”

[26/04] Uma conversa sobre poesia e pós-poesia com Carlito Azevedo

[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade

[26/04] Sessão Cinema: “Impressão Minha”, documentário sobre publicações independentes com debate

[08/05] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[20/07] II Ciclo “Objetos na Performance Narrativa”

Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Processos de Criação e Bordaduras

[05/09] Edição de livros – caminhos possíveis com Helô Beraldo

GRUPO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS com Luiza Christov

Encontros com o Povo Verdadeiro com Angela Pappiani

Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação

A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias