Oficina de Criação de Livro Ilustrado – Palavra e Imagem, Com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

Sobre a oficina

Nas férias d’A Casa Tombada este curso já é tradição! Nesta edição do curso, os autores do premiado livro Lá e Aqui (Pequena Zahar) oferecem uma imersão para que os alunos experimentem as etapas do pensamento se criar um liro ilustrado, este gênero híbrido de narrativa, formado pela relação da palavra com a imagem e projeto gráfico. Teoria e prática se misturam, fazendo com que o curso seja interessante para vários públicos. O convite ao “fazer junto” se torna uma experiência inesperada. Ao longo das aulas serão analisadas obras ilustradas clássicas e contemporâneas e propostos exercícios de criação acompanhados de discussões coletivas e individuais. A ideia é que ao final da oficina cada aluno tenha produzido um boneco (protótipo) de um livro ilustrado (texto + rascunho das ilustrações).

Quem são os professores?

Odilon Moraes é graduado em arquitetura pela USP, iniciou na literatura em 1990 como ilustrador e depois lançou diversos livros como autor. Recebeu quatro prêmios Jabutis pelas imagens de A Saga de Sigfried, em 1994; O Matador, em 2009; Lá e Aqui, em 2016 e  Teleco, O Coelhinho, 2017. No ano de 2014 entrou para a lista de honra do International Book Board for Youth (IBBY). Desde de 2005 ministra palestras, oficinas e escreve artigos sobre a história e o conceito do livro ilustrado em instituições como o Instituto Tomie Ohtake, Fundação Lasar Segall, Istituto Europeu di Design (Brasil), SESC e, mais recentemente, o Instituto Vera Cruz e a UNICAMP. Em 2018, recebe o Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil, um destaque oferecido pela Revista Crescer (Editora Globo) e o, com o livro Rosa (Editora Olho de Vidro), vence o Prêmio FNLIJ 2018 nas categoria melhor livro para criança e melhor ilustração e entra novamente para a lista do selo White Ravens, da biblioteca alemã em Munique, junto ao Lá e Aqui.

Carolina Moreyra estudou cinema na London Film School, Inglaterra. Escreveu três livros ilustrados: O Guarda-Chuva do Vovô, Editora DCL, ganhador dos prêmios O Melhor Livro do Ano para Crianças e Escritor Revelação pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ); e Lá e Aqui, Editora Pequena Zahar, ganhador dos prêmios O Melhor Livro do Ano para Crianças pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Jabuti e, mais recentemente, Lulu e o Urso (Pequena Zahar). Em 2017 escreveu a adaptação para o Teatro do livro A Princesinha Medrosa, de autoria de Odilon Moraes. Juntos, os dois lançaram, além de Lá e Aqui, também O Guarda-Chuva do Vovô e Lulu e o Urso.

Quando

22 a 26/07
(segunda a sexta,  das 9h30 às 17h)

Público

Interessados no processo de criação de um livro ilustrado (picture book) como autores ou pensadores deste tipo de obra.

OBS.: Os professores destacam que não é pré-requisito saber desenhar ou ilustrar.

Turma

12 pessoas

Investimento

 R$ 900,00 (em até 3x) 

alunos e ex-alunos d´A casa tombada

R$ 810,00
(desconto de 10% – é preciso comprovação de aluno ou ex-aluno no primeiro dia de atividade)

Outros cursos d'A Casa

[13/11] Contos africanos, com François Moïse Bamba

[15/11] Dois dias de fundamentos da arte griot, com François Moïse Bamba

A Arte de Contar Histórias em Processos Educacionais: Ensino formal e não formal 1ºsem/2020

Caminhada como método para a arte e educação – 1ºsem/2020

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação 1ºsem/2020

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 1ºsem/2020

[20/09] Lançamento do livro “Vozes da Tradição”

[19/09] ENCONTRO ABERTO: POSSIBILIDADES DA NOVELA GRÁFICA, COM MARÍA LUQUE

[13/09] MAR, MAPA, MEMÓRIA: OFICINA DE POESIA E IMAGEM, COM ROSINHA

[08/10] Design é fluxo: fundamentos de teoria e prática, com Raquel Matsushita

[06/09] Apresentação musical – UMA

[03/10] MATERIALIDADE É LEITURA? com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[10/09] “Experiências de escuta em comum” com Helena Freire Weffort

[25/10] Infâncias: Raízes multiculturais infantis: histórias, memórias e a importância das biografias

[27/09] Infâncias: entrelaces entre mitologia, filosofia e espiritualidade

[28/10] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância com Marco Haurélio – II módulo

Processos de Criação e Bordaduras com Eliane Tavelli

[02/09] CRIANDO NARRATIVAS VISUAIS: imersão Com ALINE ABREU

À escrita: experimentos em ateliê e acompanhamento de projetos com Ângela Castelo Branco

[21/09] Sábado em Casa: Histórias à volta d’A Casa

[24/09] Gestos de Escrita

[02/08] Lançamento livro : Imagino Veneza de Julia Panadés

[28/11] Seminário: Educação e Democracia

[03/08] Bordar é um verbo destinatário

[04/08] Se os Tubarões Fossem Homens: conversa sobre Brecht, relações de poder e livro ilustrado

[22/07] Sessão de Narração de Histórias com Mirta Portillo

[18/07] Comemoração quatro anos d’A Casa Tombada!

[06/08] Quadros sonoros – criação musical a partir da imagem, com Tarita de Souza

[13/08] Ateliê de voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria, com Renata Gelamo

[13/07] Encontro de Mulheres Indígenas

[19/07] Documentário “ECO – Cantos da Terra”

[15/07] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[30/07] Oficina de Asalato, com Daniela Alarcon e Mauro Tanaka

[27/07] Bordado em Livro Sanfona com Priscilla Ballarin

[24/07] Materialidade e Leitura com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[26/07] Lançamento da 3ª Edição da Revista Linguará – C

[18/09]Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[21/07] Palco aberto “Objetos na Performance Narrativa”

[21/07] Dom Quixote, o cavaleiro sonhador

[18/09] Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[15/07] As Chaves Para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe

[06/07] Workshop de ilustração em escultura de papel

[28/06] Show “Mensagem” de Heloisa Bonfanti

[12/09] Resolução de conflitos_Assembleias Dramatizadas e Formação de Grupo

[27/07] A arte de contar histórias na vida de todo dia

[04/06] Ateliê de Voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria

[06/06] O papel da dimensão estética na Educação

[28/05] Vivência Circular: Potência, Poder e Punição

[05/05] Lançamento do livro “O Grande Pato”

[26/04] Uma conversa sobre poesia e pós-poesia com Carlito Azevedo

[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade

[26/04] Sessão Cinema: “Impressão Minha”, documentário sobre publicações independentes com debate

[08/05] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[20/07] II Ciclo “Objetos na Performance Narrativa”

Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Processos de Criação e Bordaduras

[05/09] Edição de livros – caminhos possíveis com Helô Beraldo

GRUPO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS com Luiza Christov

Encontros com o Povo Verdadeiro com Angela Pappiani

Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação – 2º sem/2019

Caminhada como método para a arte e educação

A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias