[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade

Sobre o curso

Parte da pós-graduação O Livro Para a Infância, o curso abre poucas vagas extras para que outras pessoas possam viver conosco reflexões e experiências a partir do estudo do livro como objeto de paixão. Serão 5 encontros com o objeto livro, explorando a materialidade presente especialmente nos livros voltados para a infância e como este gênero, por esta relação, dialoga com livros de outras categorias do mercado. Iremos investigar como o formato, o tamanho, o ritmo, tipo das páginas, dobras e formas de encadernar podem participar da narrativa e o que essa materialidade pode reverberar naqueles que estão em contato, tanto nos processos de criação quanto nas leituras. A partir de um percurso histórico que abarca poesia concreta, poesia visual e livro de artista, iremos nos aprofundar no assunto dialogando com o campo das artes e do design. Será proposta uma criação de um livro explorando materiais diversos, e, no dia 13 de maio, a artista plástica Edith Derdyk falará sobre sua trajetória como artista e pesquisadora dos modos de fazer livros.

Obs: Para o primeiro encontro, trazer materiais trazidos de casa: Guardados, pedaços de si, como retalhos de tecidos, restos de papéis, mapas antigos, cartões-postais, cartas, capas de livros antigos, etc. Outros materiais: Papéis, tesouras, colas, fitas adesivas, lãs, barbantes.

 

Referencial Bibliográfico

BARROS, Vicente Martinez. O papel da materialidade nos livros de Ulises Carrión. Anais do 22º Encontro Nacional ANPAP [Recurso eletrônico]. – Rio de Janeiro: ANPAP, 2013, p. 925.
CAMPOS, Augusto. Viva vaia –Poesia 1949 -1979. Ateliê Editorial, 2000.
CARRIÓN, Ulises. A Nova Arte de Fazer Livros. Belo Horizonte: C/Arte, 2011.
CIRIACO, Rodrigo. Vendo pó…esia! São Paulo. Editora Nós, 2016.
CLARK, Lygia. Lygia Clark. Textos de Lygia Clark, Ferreira Gullar e Mário Pedrosa. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1980.
CLARK, Lygia. Carta a Mondrian in: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecilia (orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Tradução de Pedro Süssekind. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009. P. 46 -49
DERDYK, Edith. Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas. São Paulo: Editora Senac, 2013.
_________. A narrativa nos livros de artista: por uma partitura coreográfica nas páginas de um livro. In: Pós – Revista do Programa de pós-graduação em artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 2, n. 3, p. 164 – 173, mai. 2012. Disponível em: <http://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/45>. Acesso em 30 mar. 2019.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Editora, 2010.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
LEE, Suzy. A trilogia da margem: o livro-imagem segundo Suzy Lee. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MELOT, Michel. Livro,. Cotia: Ateliê Editorial, 2012.
MORAES, Odilon. O livro como objeto e a literatura infantil in: DERDYK, Edith. Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas. São Paulo: Editora Senac, 2013. Pag. 159 -165.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
_________. I Laboratori Tattili. Mantova: Editora Corraini, 2011. 4
PLAZA, Julio. O livro como forma de arte (I). In: Revista Arte em São Paulo, n.6 e n.7, São Paulo, abril e maio de 1982.
ROMANI, Elizabeth. Design do livro-objeto infantil. Dissertação de Mestrado – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2011.
SILVEIRA, Paulo Antônio. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: UFRGS. 1999.
SMITH, Esther K. How to make books. Potter Craft, Nova York, 2007.

Quem é a professora?

Camila Feltre é doutoranda em Artes e Educação na Unesp e Mestra na mesma instituição, é graduada em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes. Escreveu o livro É um livro? Mediações e leituras possíveis publicado pela Editora UNESP, fruto da pesquisa de mestrado. Atuou como educadora em instituições culturais como Centro Cultural São Paulo, Espaço de leitura, Casa das Rosas e no Programa de iniciação artística (PIÁ) da Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente oferece cursos e oficinas para crianças e famílias voltadas ao livro-objeto com foco no brincar. É professora na Pós-graduação O livro para a infância da Faculdade de Conchas, com sede na Casa Tombada, e na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) atuando na Pós-graduação Docência na Educação infantil.

Quando

29 de abril, 3 e 6, 13, 20 e 27 de maio
(segundas, das 19h30 às 22h30)

Público

Interessados no tema

Turma

15 vagas

Investimento

R$ 200,00
(em até 4x sem juros)

Outros cursos d'A Casa

[26/04] Sessão Cinema: “Impressão Minha”, documentário sobre publicações independentes com debate

[08/05] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[26/04] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

[05/09] Edição de livros – caminhos possíveis

Grupo de estudos Filosóficos

[11/04] Encontros com o Povo Verdadeiro

[08/03] Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

[04/05] Workshop Fotografia e Tecnologia em 1 dia

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação – 2º sem/2019

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 2ºsem/2019

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos

Caminhada como método para a arte e educação

Antropologia da Infância – A vez e a voz das crianças