A paixão pela palavra - Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

Sobre a oficina

Um olhar sobre como construir conhecimento de modo colaborativo. No processo de aquisição e uso da linguagem, histórias novas nascem, muitas se transformam todos os dias. Algumas vezes de modo delicado e silencioso: como quando a história do leitor encontra a história do livro. As transformações pequenas e constantes geram homens e mulheres com capacidade de se vincular ao espaço que convivem, aprender a amar, reconhecer sua memória e colaborar para sua continuidade.

– Ambiência – a capacidade de criar atmosfera público narrador.
– Jogo de escuta
– Adaptação e terceiro olhar sobre o texto e a oralidade
– Corpo, ritmo e espacialidade
– A palavra interdita: liberação de fluxos criativos
– Repertório: escolha e reconhecimento
– O silêncio como base

Quem é a professora?

KIARA TERRA Nasceu em São Paulo. Estudou no Teatro escola Célia Helena. Fez Comunicação e Artes no corpo na PUC. Contadora de histórias desde 1998. Estudou improvisação/ Clown com Marcio balas e o Esio Magalhães. Em 2009 lançou seu primeiro livro "A menina dos pais crianças", Ed. Ática ilustrado por Jean Claude R. Alphen. É escritora (A Menina dos pais -crianças editora Ática hocus pocus um pai de presente cia das letras) e contadora de histórias. Há 15 anos criou o método de narração de histórias chamado a história aberta. São narrativas colaborativas que acontecem com participação do público.Escuta e técnicas de improvisação são os principais recursos desse modo de narrar histórias. Que tem se tornado um instrumento pedagógico abrangente tanto na formação de professores como em espaços de mediação de obras de arte museus exposições. Atualmente viaja o Brasil formando educadores.

Quando

15, 16, 17 e 19/07
(segunda, terça, quarta e sexta das 19h às 22h)

Público

Geral

Turma

12 pessoas

Investimento

 R$ 300,00
(em até 3x sem juros)

alunos e ex-alunos d´A casa tombada

R$ 270,00
(desconto de 10% – é preciso comprovação de aluno ou ex-aluno no primeiro dia de atividade)

Outros cursos d'A Casa

[26/09] POESIA * CORPO * MEMÓRIA: encontro para educadores

[09/10] Cantar o jogo: escuta, criação e improvisação em voz

[01/10] Mediação de leitura e fruição estética Com Hanna Araújo

[22/10] Ateliê de voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria, com Renata Gelamo

[20/09] Lançamento do livro “Vozes da Tradição”

[19/09] ENCONTRO ABERTO: POSSIBILIDADES DA NOVELA GRÁFICA, COM MARÍA LUQUE

[13/09] MAR, MAPA, MEMÓRIA: OFICINA DE POESIA E IMAGEM, COM ROSINHA

[08/10] Design é fluxo: fundamentos de teoria e prática, com Raquel Matsushita

[06/09] Apresentação musical – UMA

[26/09] MATERIALIDADE É LEITURA? com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[10/09] “Experiências de escuta em comum” com Helena Freire Weffort

[25/10] Infâncias: Raízes multiculturais infantis: histórias, memórias e a importância das biografias

[27/09] Infâncias: entrelaces entre mitologia, filosofia e espiritualidade

[07/10] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância com Marco Haurélio – II módulo

Processos de Criação e Bordaduras com Eliane Tavelli

[02/09] CRIANDO NARRATIVAS VISUAIS: imersão Com ALINE ABREU

[30/08] À escrita: experimentos em ateliê e acompanhamento de projetos com Ângela Castelo Branco

[21/09] Sábado em Casa: Histórias à volta d’A Casa

[17/09] Gestos de Escrita

[02/08] Lançamento livro : Imagino Veneza de Julia Panadés

[21/09] Seminário: Educação e Democracia

[03/08] Bordar é um verbo destinatário

[04/08] Se os Tubarões Fossem Homens: conversa sobre Brecht, relações de poder e livro ilustrado

[22/07] Sessão de Narração de Histórias com Mirta Portillo

[18/07] Comemoração quatro anos d’A Casa Tombada!

[06/08] Quadros sonoros – criação musical a partir da imagem, com Tarita de Souza

[13/08] Ateliê de voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria, com Renata Gelamo

[13/07] Encontro de Mulheres Indígenas

[19/07] Documentário “ECO – Cantos da Terra”

[30/07] Oficina de Asalato, com Daniela Alarcon e Mauro Tanaka

[27/07] Bordado em Livro Sanfona com Priscilla Ballarin

[24/07] Materialidade e Leitura com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[26/07] Lançamento da 3ª Edição da Revista Linguará – C

[22/07] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – Palavra e Imagem, Com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[18/09]Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[21/07] Palco aberto “Objetos na Performance Narrativa”

[21/07] Dom Quixote, o cavaleiro sonhador

[18/09] Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[15/07] As Chaves Para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe

[06/07] Workshop de ilustração em escultura de papel

[28/06] Show “Mensagem” de Heloisa Bonfanti

[12/09] Resolução de conflitos_Assembleias Dramatizadas e Formação de Grupo

[27/07] A arte de contar histórias na vida de todo dia

[04/06] Ateliê de Voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria

[06/06] O papel da dimensão estética na Educação

[28/05] Vivência Circular: Potência, Poder e Punição

[05/05] Lançamento do livro “O Grande Pato”

[26/04] Uma conversa sobre poesia e pós-poesia com Carlito Azevedo

[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade

[26/04] Sessão Cinema: “Impressão Minha”, documentário sobre publicações independentes com debate

[08/05] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[20/07] II Ciclo “Objetos na Performance Narrativa”

Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Processos de Criação e Bordaduras

[05/09] Edição de livros – caminhos possíveis com Helô Beraldo

GRUPO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS com Luiza Christov

Encontros com o Povo Verdadeiro com Angela Pappiani

Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação – 2º sem/2019

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 2ºsem/2019

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos

Caminhada como método para a arte e educação

A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias