Inaugurada em 18 de julho de 2015 pelos artistas e educadores Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno, A CASA TOMBADA- Centro de Estudo e Pesquisa em Arte, Educação e Cultura- se sustenta na convicção de que a oralidade e a escritura são urgências e necessidades humanas.

A Casa nasceu no bairro de Perdizes na cidade de São Paulo, em frente ao Parque da Água Branca, um lugar de respiro na cidade.

Com caráter (in)disciplinar, busca diminuir as fronteiras entre as linguagens artísticas, o fazer, o dizer e o pensar. E abriga debaixo de um mesmo teto salas de aula, jardim, ateliê, biblioteca, cozinha, espaço para o convívio e descanso, exposições e conversas em diferentes formatos. Os cursos e encontros são construídos de forma artesanal e estão voltados para os saberes de experiência dos participantes.

Desde a sua fundação, A Casa vinculou-se à Faconnect – Faculdade de Conchas, como polo desta instituição concebe, coordena e realiza cursos de pós-graduação e cursos de extensão universitária. A Casa realiza também publicações editoriais, cursos livres, apresentações culturais e residências artísticas, orbitando pesquisas em torno da palavra encarnada, seja ela oral e/ou escrita.

No dia 12 de março de 2020, em meio à pandemia do COVID-19, as portas d’A Casa Tombada física na cidade de São Paulo se fecharam, abrindo caminhos para A Casa Tombada-Nuvem, composta por cursos que acontecem por meio de uma plataforma online.

Oito meses depois, no dia 21 novembro de 2020, A Casa Tombada migra para a cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo,  contando com a parceria da Escola Viverde.

Em dezembro de 2022, as ações realizadas n’A Casa Tombada física (sediada em Bragança Paulista) foram encerradas e os sócios-fundadores (Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno) retornaram para a cidade de São Paulo.

Durante o ano de 2023 a sede d’A Casa Tombada foi instalada na Casa das Caldeiras, no bairro da Água Branca, na Av. Francisco Matarazzo, 2000- São Paulo/SP.

E, a partir de maio de 2024, A Casa Tombada possui novamente  uma própria, localizada na Rua Caiubi, 486- Perdizes- São Paulo/SP.

Estes  movimentos tiveram  como intenção o aprofundamento d’A Casa Nuvem, por meio do aprofundamento dos estudos e pesquisas nos Ciclos de Estudos, cursos Autoformativos e Pós-graduações, além da continuidade das assessorias, parcerias e projetos de formação nas áreas de arte, educação e cultura.

Atuamos por meio 03 projetos:

Pós-graduações Lato Sensu: São cursos de pós-graduação e cursos de extensão universitária orbitando pesquisas em torno da palavra, seja ela oral ou escrita. Atualmente temos 9 áreas de atuação com intensas pesquisas. Os cursos são 100% online, todos vinculados à Faconnect – Faculdade Conectada- Instituição de Ensino Superior Credenciada pela Portaria MEC n° 59 de 13/01/09, pub. no D.O.U em 14/01/09. São eles:  Narração Artística; O Livro Para a Infância; A Vez e a Voz das Crianças – Escutas antropológicas e poéticas das Infâncias; Caminhada como Método para a Arte e Educação; A Natureza que Somos; Coordenação Pedagógica; Gestos de Escrita como Prática de Risco; Educação e Relações Étnico-raciais: investigações de cosmopercepções amefricanas; Saberes populares para a arte educação com Carroça de Mamulengos.

 Ciclos de estudos – cursos livres: Trata-se de um ciclo de micro cursos com a participação de diferentes profissionais e suas diversas vozes que se completam, a partir de um assunto propulsor e/ou um mote para olhar para um determinado assunto de modo amplo, complexo, diverso. Cada Ciclo de Estudos é ofertado a cada quatro meses, no formato online ou presencial. No modo online, as aulas são gravadas e os participantes tem 3 meses de acesso a todos os conteúdos. É possível ter acesso a cursos livres online realizados anteriormente por meio do projeto A Casa Retrô, em que regularmente fazemos curadorias de cursos e os disponibilizamos para início imediato.

Autoformativos: Os cursos autoformativos permitem que cada pessoa estude ao seu tempo e, ainda assim, tenha um acompanhamento de qualidade a fim de permitir a criação, exploração e aprofundamento em torno da arte e da educação. Em 2021 lançamos o curso “Formas de Pensar o Desenho” com a artista, pesquisadora e educadora Edith Derdyk e, em 2023, lançamos o curso: “O poema é um bicho vivo” com o poeta e educador André Gravatá.

Bolsas de Estudos

A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece bolsas integrais de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência. Também concedemos descontos especiais para professores de escolas públicas. 

Importante enfatizar que não temos mantenedores capitais, tampouco subsídios governamentais; tudo o que acontece n’A Casa é autossustentável, ou seja, vivemos e existimos a partir das pessoas que acreditam no projeto d’A Casa.

Também vale ressaltar que, desde a abertura d’A Casa em 2015, temos como princípio não atuar na perspectiva de “venda de produtos educacionais” e sim na partilha de um projeto de investigação criativa, científica, cultivando o sensível e a emancipação de todas as pessoas envolvidas no processo (equipe funcional, professores, coordenadores, estudantes) numa abordagem horizontalizada de ensino e de aprendizagem.  

 

CUIDADORES GERAL
d’A CASA TOMBADA:

angela
Ângela
Castelo Branco

Doutora em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Mestre em Educação pela UNESP. Poeta e arte educadora. Coordena ações educativas em exposições de artes visuais e literatura como A Biblioteca à noite no SESC Avenida Paulista,  Exposição REVER – Augusto de Campos, no SESC Pompeia. Possui publicações na área da literatura e pesquisa sobre escrita na Universidade de Belas Artes em Lisboa-Portugal. É professora de escritura nos cursos de pós-graduação “A arte de contar histórias – abordagens poética, literária” e performática e “O livro para a infância” – realizados pela Casa Tombada em parceria com a Facon. É autora dos livros Epidermias e “É vermelho o início da árvore”. Escreve no www.angelacastelobranco.blogspot.com.

Giu
 Giuliano Tierno
de Siqueira

Doutor e mestre em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Contador de histórias e pesquisador na arte narrativa em contexto urbano. Autor de publicações acadêmicas na área de arte e educação e de livros de conto, como Quintal, pela editora Globo. Organizador do livro “A Arte de Contar Histórias. Abordagens poética, literária e performática”. Coordenador de Artes do Colégio Augusto Laranja. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu A arte de contar histórias. Professor Colaborador do Instituto de Artes da Unesp.

CENTRO DE ESTUDO E PESQUISA EM ARTE, EDUCAÇÃO E CULTURA