À escrita: experimentos em ateliê e acompanhamento de projetos com Ângela Castelo Branco

Sobre a oficina

[INSCRIÇÕES ENCERRADAS – NOVAS TURMAS EM 2020]

Esses encontros pretendem ser um aprofundamento em experimentos de gestos de escrita, onde o que está em jogo é o corpo individual em diálogo com o corpo coletivo, que é capaz de se co-mover, de escutar, capaz de narrar as suas histórias como se fossem histórias dos outros e as histórias de outros como se fossem suas, como já disse Pamuk.

Aqui não nos interessa estabelecermos contornos muito precisos entre o que é ficção ou não ficção, entre o que chamamos de real ou não. Nos interessa abrir campos de captura  para que os gestos de escrita possam acontecer e desdobrarem-se em pesquisa, criação, conhecimento, busca permanente de um gesto próprio em escrita.

Esse curso é destinado para aqueles que possuem interesse pela escrita em movimento, que não está isolada do corpo que a produz, do ambiente, contexto e de seus instrumentos e suportes.

Programa dos encontros:

  1. Introdução à história da escrita. Caminhando entre a escrita e a oralidade
  2. Tirar certas coisas da cabeça (transparência da linguagem, dom, inspiração, vaidade, identidade)
  3. Dos instrumentos e suportes à escrever
  4. Eu sou alguém capaz de me apaixonar por minha própria língua?
  5. À escuta dos objetos
  6. À escuta das paisagens
  7. Escrita e corpo. Que corpo é possível hoje?
  8. Ações públicas de escrita (escuto e escrevo histórias dos temas fundamentais do humano: felicidade, morte, amor e nascimento)
  9. Mulheres que escrevem 
  10. Tornar-se um livro

Metodologia: 

Utilizaremos textos de diversas naturezas (filosóficos, literários, poemas, ensaios), relatos orais, práticas de escuta, práticas não muito experimentais de escrita como: ditado, cópia, roubos, colagens, apropriações e práticas experimentais a partir de variações de suporte, de instrumentos, de ponto de vista e de foco narrativo.

Os encontros estarão divididos em dois momentos. O primeiro momento será de proposições mais dirigidas e o segundo momento será de discussão e acompanhamento de projetos individuais (ou coletivos) de escrita dos participantes, dessa maneira:

1h30 de aula e proposição em escrita e discussão dos textos produzidos

1h30 de discussão em grupo a partir dos projetos individuais (ou coletivos) de escrita dos participantes

Bibliografia:

Agamben, Giorgio. Por uma ontologia do gesto. Belo Horizonte: Chão da feira, 2018. Consultado em: https://chaodafeira.com/catalogo/caderno-n-76-por-uma-ontologia-e-uma-politica-do-gesto/ 20/06/2019.

Galard, Jean. A beleza do gesto: uma estética de condutas. São Paulo: Edusp, 1997.

Puchner, Martin. História da Escrita. Como a literatura transformou a civilização. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. 

Salles, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2004.

Quem é a professora?

Desenho sem título (10)

Ângela Castelo Branco é doutora em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Poeta e arte educadora. Fundadora d’A Casa Tombada- Lugar de Arte, Cultura, Educação. Coordena ações educativas em exposições de artes visuais e literatura. Realiza Ateliês de Escrita pesquisando a relação entre a escrita e o gesto. Possui publicações na área da literatura e pesquisa sobre escrita na Universidade de Belas Artes em Lisboa-Portugal. É professora de escritura nos cursos de pós-graduação da Casa Tombada. É autora dos livros Orações, Epidermias e É vermelho o início da árvore. Escreve no www.angelacastelobranco.blogspot.com.

Gostaria de receber informações sobre edições futuras deste curso?

Quando
30/08, 13/09, 20/09, 27/09, 11/10, 1810, 25/10, 01/11, ,22/11 e 29/11
(sextas, das 9h30 às 12h30)
Público

Geral

Turma

15 pessoas

Investimento

– – –

Outros cursos d'A Casa

[01/02] Autorretrato Poético – oficina de pintura e poesia, com Anna Charlie e Daniel Ianae

[01/02] Imersão de Voz: escuta, criação e afetos, com Nani Barbosa, Renata Gelamo e Ritamaria

[31/01] Sessão de contos: As Mil e Uma Noites e Budur e Camaralzaman, com Ana Luisa Lacombe

[29/01] Conversa sobre o livro “Nós – Uma Antologia de Literatura Indígena”

[27/01] Direitos Humanos na Leitura Literária – Lendo com a Infância e Juventude, com Penélope Martins

[25/01] Sessão de Histórias: A Rainha de Sabá, com Gislayne Matos Avelar

[25/01] Ateliê de Leitura, Escrita, Costura: Para além do funcionamento pleno, o fracasso é também um modo de ir, com Julia Panadés

[25/01] Curso de Imersão: A palavra e a escuta na voz da pessoa que conta histórias (em busca da justa medida do dizer), com Giuliano Tierno

[25/01] Oficina Quanta História numa História!, com Ana Luisa Lacombe

[23/01] Da Bruxinha aos Tantãs: conversa com Eva Furnari

[23/01] Diálogos com Bruno Munari: ateliê de criação de livros, com Camila Feltre

[22/01] As mil e uma noites: o poder da palavra feminina em Shahrazade, com Gislayne Matos Avelar

[22/01] Vem ser gauche! Processos de Criação e Bordaduras Uma homenagem às pessoas canhotas e às que gostam do lado B, com Eliane Tavelli

[21/01] Ateliê de Cantos e Versos, com Renata Gelamo e Ritamaria

[21/01] A Fantasia, o Design e a Literatura para a infância, com Michaella Pivetti

[21/01] Tocar o Abismo: bordar em grandes formatos, com Ângela Castelo Branco, e Rochele Beatriz

[20/01] Cultura Popular no Imaginário Infantil: Circo e Cordel – Coletivo Jacaré na Porta

[20/01] Oficina de criação de livro ilustrado, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[18/01] Justiça Restaurativa, uma Filosofia Prática, com Fernanda Laender e Heloísa Bonfanti

[17, 18 e 19/01] Vivência em uma Carroça

[15/01] Histórias do Babau

[13/01] Vivência de Reis

[15/12] BAZAR d’A CASA com novidades e homenagem a Hélio Leites

[08/12] Lançamento do livro “Lá no meu Quintal – o brincar de meninas e meninos de Norte a Sul”

Programação de Férias – Janeiro/Fevereiro de 2020

[09/12] Desenho antes do desenho com Kammal João

A Arte de Contar Histórias em Processos Educacionais: Ensino formal e não formal – Vale do Paraíba – 1ºsem/2020

[12/12] Exibição do filme Haux Haux – Retorno às raízes do povo huni kuin

[11/12] Contos africanos, com François Moïse Bamba

[15/11] Dois dias de fundamentos da arte griot, com François Moïse Bamba

A Arte de Contar Histórias em Processos Educacionais: Ensino formal e não formal 1ºsem/2020

Caminhada como método para a arte e educação – 1ºsem/2020

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação 1ºsem/2020

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 1ºsem/2020

[20/09] Lançamento do livro “Vozes da Tradição”

[19/09] ENCONTRO ABERTO: POSSIBILIDADES DA NOVELA GRÁFICA, COM MARÍA LUQUE

[13/09] MAR, MAPA, MEMÓRIA: OFICINA DE POESIA E IMAGEM, COM ROSINHA

[08/10] Design é fluxo: fundamentos de teoria e prática, com Raquel Matsushita

[06/09] Apresentação musical – UMA

[03/10] MATERIALIDADE É LEITURA? com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[10/09] “Experiências de escuta em comum” com Helena Freire Weffort

[25/10] Infâncias: Raízes multiculturais infantis: histórias, memórias e a importância das biografias

[27/09] Infâncias: entrelaces entre mitologia, filosofia e espiritualidade

[25/11] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância com Marco Haurélio – II módulo

Processos de Criação e Bordaduras com Eliane Tavelli

[02/09] CRIANDO NARRATIVAS VISUAIS: imersão Com ALINE ABREU

[21/09] Sábado em Casa: Histórias à volta d’A Casa

[24/09] Gestos de Escrita

[02/08] Lançamento livro : Imagino Veneza de Julia Panadés

[28/11] Seminário: Educação e Democracia

[03/08] Bordar é um verbo destinatário

[04/08] Se os Tubarões Fossem Homens: conversa sobre Brecht, relações de poder e livro ilustrado

[22/07] Sessão de Narração de Histórias com Mirta Portillo

[18/07] Comemoração quatro anos d’A Casa Tombada!

[06/08] Quadros sonoros – criação musical a partir da imagem, com Tarita de Souza

[13/08] Ateliê de voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria, com Renata Gelamo

[13/07] Encontro de Mulheres Indígenas

[19/07] Documentário “ECO – Cantos da Terra”

[15/07] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[30/07] Oficina de Asalato, com Daniela Alarcon e Mauro Tanaka

[27/07] Bordado em Livro Sanfona com Priscilla Ballarin

[24/07] Materialidade e Leitura com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[26/07] Lançamento da 3ª Edição da Revista Linguará – C

[22/07] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – Palavra e Imagem, Com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[18/09]Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[21/07] Palco aberto “Objetos na Performance Narrativa”

[21/07] Dom Quixote, o cavaleiro sonhador

[18/09] Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[15/07] As Chaves Para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe

[06/07] Workshop de ilustração em escultura de papel

[28/06] Show “Mensagem” de Heloisa Bonfanti

[12/09] Resolução de conflitos_Assembleias Dramatizadas e Formação de Grupo

[27/07] A arte de contar histórias na vida de todo dia

[04/06] Ateliê de Voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria

[06/06] O papel da dimensão estética na Educação

[28/05] Vivência Circular: Potência, Poder e Punição

[05/05] Lançamento do livro “O Grande Pato”

[26/04] Uma conversa sobre poesia e pós-poesia com Carlito Azevedo

[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade

[26/04] Sessão Cinema: “Impressão Minha”, documentário sobre publicações independentes com debate

[08/05] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[20/07] II Ciclo “Objetos na Performance Narrativa”

Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Processos de Criação e Bordaduras

[05/09] Edição de livros – caminhos possíveis com Helô Beraldo

GRUPO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS com Luiza Christov

Encontros com o Povo Verdadeiro com Angela Pappiani

Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação

A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias