Sobre a oficina
[INSCRIÇÕES ENCERRADAS – NOVAS TURMAS EM 2020]
Esses encontros pretendem ser um aprofundamento em experimentos de gestos de escrita, onde o que está em jogo é o corpo individual em diálogo com o corpo coletivo, que é capaz de se co-mover, de escutar, capaz de narrar as suas histórias como se fossem histórias dos outros e as histórias de outros como se fossem suas, como já disse Pamuk.
Aqui não nos interessa estabelecermos contornos muito precisos entre o que é ficção ou não ficção, entre o que chamamos de real ou não. Nos interessa abrir campos de captura para que os gestos de escrita possam acontecer e desdobrarem-se em pesquisa, criação, conhecimento, busca permanente de um gesto próprio em escrita.
Esse curso é destinado para aqueles que possuem interesse pela escrita em movimento, que não está isolada do corpo que a produz, do ambiente, contexto e de seus instrumentos e suportes.
Programa dos encontros:
- Introdução à história da escrita. Caminhando entre a escrita e a oralidade
- Tirar certas coisas da cabeça (transparência da linguagem, dom, inspiração, vaidade, identidade)
- Dos instrumentos e suportes à escrever
- Eu sou alguém capaz de me apaixonar por minha própria língua?
- À escuta dos objetos
- À escuta das paisagens
- Escrita e corpo. Que corpo é possível hoje?
- Ações públicas de escrita (escuto e escrevo histórias dos temas fundamentais do humano: felicidade, morte, amor e nascimento)
- Mulheres que escrevem
- Tornar-se um livro
Metodologia:
Utilizaremos textos de diversas naturezas (filosóficos, literários, poemas, ensaios), relatos orais, práticas de escuta, práticas não muito experimentais de escrita como: ditado, cópia, roubos, colagens, apropriações e práticas experimentais a partir de variações de suporte, de instrumentos, de ponto de vista e de foco narrativo.
Os encontros estarão divididos em dois momentos. O primeiro momento será de proposições mais dirigidas e o segundo momento será de discussão e acompanhamento de projetos individuais (ou coletivos) de escrita dos participantes, dessa maneira:
1h30 de aula e proposição em escrita e discussão dos textos produzidos
1h30 de discussão em grupo a partir dos projetos individuais (ou coletivos) de escrita dos participantes
Bibliografia:
Agamben, Giorgio. Por uma ontologia do gesto. Belo Horizonte: Chão da feira, 2018. Consultado em: https://chaodafeira.com/catalogo/caderno-n-76-por-uma-ontologia-e-uma-politica-do-gesto/ 20/06/2019.
Galard, Jean. A beleza do gesto: uma estética de condutas. São Paulo: Edusp, 1997.
Puchner, Martin. História da Escrita. Como a literatura transformou a civilização. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
Salles, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Annablume, 2004.
Quem é a professora?
Ângela Castelo Branco é doutora em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP. Poeta e arte educadora. Fundadora d’A Casa Tombada- Lugar de Arte, Cultura, Educação. Coordena ações educativas em exposições de artes visuais e literatura. Realiza Ateliês de Escrita pesquisando a relação entre a escrita e o gesto. Possui publicações na área da literatura e pesquisa sobre escrita na Universidade de Belas Artes em Lisboa-Portugal. É professora de escritura nos cursos de pós-graduação da Casa Tombada. É autora dos livros Orações, Epidermias e É vermelho o início da árvore. Escreve no www.angelacastelobranco.blogspot.com.
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Quando
(sextas, das 9h30 às 12h30)
Público
Geral
Turma
15 pessoas
Investimento
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