[Em breve novas turmas ]
A Formação em Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas nos leva a resgatar sabedorias constritas por esses povos que foram desmerecidas e banalizadas como crendices, em prol de modos de vida sugeridos pelo modelo imposto como civilizado/moderno. Tais práticas, quando estudadas e resgatadas, nos revelam conhecimentos importantes sobre como viver em nosso território, nossas riquezas, nossa personalidade moldada por séculos. Não olhar esse patrimônio é viver mediocremente descartando qualidades incomensuráveis.
(Acelí de Assis Magalhães, estudante da primeira turma do curso, Doutora em Psicologia, autora do livro Historias de Mulheres, Ed. Altana)
PROPOSTA DO CURSO
Neste curso abordaremos histórias e culturas afro-brasileiras e indígenas por meio de estudos de diferentes Áreas (Educação, história, Artes, Antropologia, Sociologia e outras afins), bem como buscando contato com conhecimentos e pontos de vista de indivíduos que tem sua vida ligada à causa em questão, como lideranças indígenas e negras. O ponto de origem é a convicção de que os conhecimentos e práticas de origens indígenas e africanas ampliam, refutam e deslocam os saberes já historicamente legitimados em nossos ambientes oficiais de educação.
As investigações interdisciplinares possibilitarão uma visão ampla e consistente sobre a temática, subsidiando educadores das mais diversas áreas, no ensino formal e não-formal. Esse é um curso para quem deseja trabalhar junto a partir do corpo, do encontro, do afeto, da escuta e, ao mesmo tempo, potencializar singularidades.
Inscrições encerradas
COORDENAÇÃO
GERAL
Profa. Dra. Ângela Castelo Branco Teixeira e Prof. Dr. Giuliano Tierno de Siqueira
COORDENAÇÃO
DO CURSO
Prof. Ms. Arthur Iraçú Fuscaldo
CONTATOS
e-mail: pos@acasatombada.com
WhatsApp: (11) 98151-6255
Fone: (11) 3675-6661
Professores e Colaboradores

Ana Maria
Carvalho
Mestra de Cultura Popular Maranhense, brincante, cantora. Trabalha com ritmos e folguedos tradicionais como Bumba Meu Boi, Cacuriá, Ladainhas do Divino Espírito Santo, cirandas, acalantos e cantigas de roda. Autora do disco “Por Mim e Pelo Meu Povo”.

Dhevan kawin
Professor da escola indígena multisseriada e multidisciplinar Kunhã Morontim, da aldeia Awa Porungawa Djú – Peruíbe-SP. Atua na escola há dez anos, trabalhando pelo fortalecimento da sua cultura e da indentidade dos jóvens.

Clarissa
Lopes Suzuki
Arte/educadora, doutoranda em Artes Visuais (USP) com pesquisa voltada para as relações étnico-raciais na educação, epistemologias afro-indígenas e os percursos formativos de professores da Educação Básica.

Alberto
T. Ikeda
Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música (ECA-USP); do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (USP); da Cátedra Kaapora (UNIFESP), voltada à Diversidade Cultural e Étnica na Sociedade Brasileira. Professor aposentado do Instituto de Artes da UNESP nos temas: Etnomusicologia, Culturas Populares, Metodologia da Pesquisa.

Salloma Salomão
Jovino da Silva
Doutor em História (PUC-SP), com estágio no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Atua principalmente nos temas: Culturas musicais de origens africanas; Dramaturgia e teatro negros; Políticas e práticas culturais negras no século XIX e XX; Identidades étnicas e movimentos negros urbanos; Sociabilidades negras em São Paulo; Musicalidades africanas.

Arthur Iraçu
A. Fuscaldo
Desenvolveu pesquisa sobre práticas oníricas e musicais de indígenas A’uwẽ_Xavante da aldeia Etenhiritipa (Canarana – MT), que resultou no livro “Rowapari’nho’re: sonhar e pegar cantos no xamanismo a’uwẽ_xavante”. Mestre em Arte e Educação (UNESP). Autor de materiais didáticos de Ensino Fundamental II da Editora Moderna.

Luciane
Ramos Silva
Doutora em Artes da Cena e Mestre em Antropologia (Unicamp). Gestora de projetos no Acervo África, compõe o corpo editorial da Revista O Menelick 2Ato e o quadro de professoras da Sala Crisantempo. Tem especialização em Diáspora Africana (Universidade de Maryland/EUA). Compõe a Anikaya Dance Theater – Boston.

Jean Jacques
Armand Vidal
Pós-Doutorando em Artes (UNESP). Tem experiência na área Artes Visuais, Educação e Psicologia, atuando nos temas Culturas Indígenas, Cultura Material, cerâmica, artes do fogo. Professor nos cursos Lato Senso “Fundamentos das Culturas e das Artes” e “Arte Terapia e Terapias Expressivas” (UNESP).

Igor de Bruyn Ferraz
Músico, pesquisador, com ênfase em enunciação política negra no samba da década de 1970, samba de partido-alto e samba de terreiro. Mestre em Musicologia/Etnomusicologia, doutorando em Musicologia (ECA-USP).

Angela
Pappiani
Jornalista, escritora e produtora cultural. Codirigiu documentários e produziu CDs referentes a histórias e cantos indígenas. Dirigiu o projeto “Rito de Passagem – canto e dança ritual indígena”, durante oito anos. Autora dos livros “Povo Verdadeiro” e “Entre dois Mundos”. Organizadora de livros de mitos e histórias junto a indígenas dos povos Xavante, Karajá, Mehinaku e Paiter Suruí. Construiu o site programadeindio.org, veiculador de programas radiofônicos realizados por povos indígenas.

Vivian
Parreira
Doutoranda em Educação (UFSCAR), com pesquisa em educação das relações raciais, práticas culturais e epistemologias. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em cultura popular, relações étnico-raciais, danças brasileiras, oralidade e memória. Coordena o grupo de pesquisa e prática em danças brasileiras Girafulô. Compõe o grupo de Samba de Coco Chinela Baixa.

Juliana Esperança
Ferrini
Professora de História na Educação de Jovens e Adultos da rede pública. Editora e produtora de conteúdo para livros didáticos. Mestranda em Ensino de História pela UNIFESP. Pesquisadora na área de Ensino de História e Patrimônio Cultural.

Luiza
Christov
Professora doutora em educação (PUC), professora assistente aposentada na Unesp, consultora de redes de educação básica, pública e privada

Giuliano
Tierno
Professor doutor em arte e educação (Unesp), narrador de histórias e criador d’A Casa Tombada

Angela
Castelo Branco
Professora doutora em arte e educação (Unesp), poeta e pesquisadora da escrita e criadora d’A Casa Tombada
* Há professores ainda não confirmados, especialmente para os dois primeiros temas, por isso seus nomes ainda não constam aqui. Portanto, outros nomes se somarão aos aqui apresentados.