[03/10] MATERIALIDADE É LEITURA? com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

MATERIALIDADE É LEITURA? com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

Sobre a oficina

Um livro vermelho, capa de tecido, lombada lembrando edições mais antigas; um livro preso a grampo, a capa com desenho engraçado e, aberta, ele revela a ilustração toda; uma caixa… ops, espera, tem um título, então é um livro! Uma capa preta, parece que o livro está dentro da caixa; a página está quase toda em branco, apenas um desenho no canto, o que eu posso ler? Investigar a materialidade dos livros que amamos – ou que, por observando mais vamos amar! – é um trabalho colado ao tempo, à disponibilidade de cada um – adulto ou criança – em encontrar leituras a partir do objeto que nos dará leituras, histórias, transformações! Como chegar nisso? Quem são os nossos guias nessas reflexões, quem caminhou antes de nós? Como lincar essas figuras e marcas histórias na linha do tempo do livro ilustrado para a infância com o que se produz hoje? Estes são os motes destes encontros com estas duas pesquisadoras e parceiras do curso de pós-graduação d’ A Casa Tombada, O Livro para a Infância.

Será possível participar de encontros avulsos ou fazer os três.

dia 12 de setembro: Livros, infâncias e materialidades – reflexões sobre relações possíveis de mediação de leitura, convites à literatura, o corpo e o livro, repertório de obras e relatos de encontros anteriores.

dia 26 de setembro: Diálogos com Bruno Munari – como este designer italiano revolucionou a forma de criar e mediar livros e quais são as influências de seu trabalho que podemos ver nas obras e nas práticas atuais.  Será que dá para ler um livro “por dentro”?

dia 03 de outubro: O Desejo de Ler – todas pessoas têm que ler da mesma maneira? Que inspirações podemos encontrar nos livros ilustrados para a infância e livros de artista que podemos transportar para outros tipos de leitura? A experiência e a relação com os espaços e o outro na mediação de leitura.

Quem são as professoras?

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CAMILA FELTRE Educadora, doutoranda em Arte Educação pela UNESP e graduada em Artes Visuais pela Belas Artes. Escreveu o livro É um livro? Mediações e leituras possíveis publicado pela Editora UNESP, fruto da pesquisa de mestrado defendida em 2015 no Instituto de Artes da UNESP. Atuou como educadora em instituições culturais como Centro Cultural São Paulo, Espaço de leitura, Casa das Rosas e no Programa de iniciação artística (PIÁ) da Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente oferece cursos e oficinas para crianças e famílias voltadas ao livro-objeto com foco no brincar. É professora na Pós-graduação O livro para a infância da Faculdade de Conchas, com sede na Casa Tombada, e na Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) atuando na Pós-graduação Docência na Educação infantil. Faz parte do coletivo BARCA que realiza intervenções artísticas com foco no brincar.

CRISTIANE ROGERIO Jornalista desde 1996, trabalhou em diversos jornais e revistas e foi editora de educação e cultura da revista e site CRESCER por 8 anos, onde desenvolveu uma série de trabalhos como a Lista dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano, da qual hoje é jurada. Em 2012 lançou o livro infantil Carmela Caramelo (Ed. Cortez e Cangrejo Editores, da Colômbia) e em 2014 o blog/site Esconderijos do Tempo – esconderijos.com.br – com resenhas, entrevistas e reportagens sobre cultura e infância. Foi uma das tutoras do Programa Quem Lê Sabe Por Quê, da Secretaria Municipal de Educação, com trabalhos sobre formação de mediadores de leituras nos CEUs de São Paulo/SP. Fez parte da formação dos mediadores da exposição Eva Furnari – Otrapalhaçaã  e da exposição André Neves Em Caminhos em unidades dos Sescs de São Paulo. Faz parte do corpo docente da Pós-Graduação A Arte de Contar Histórias desde 2014, é colaboradora da A Casa Tombada/Facon, onde também é professora e coordena o curso de Pós-Graduação O Livro Para a Infância – Textos, Imagens e Materialidades desde 2016. É colunista da Revista Crescer sobre literatura infantil e cultura para a infância.

Quando
 12/9, 26/9 e 03/10
(quintas, das 19h às 21h30; no dia 19/9 não haverá encontro)
Público

Educadores, mediadores de leitura, professores, bibliotecários, pesquisadores da área e interessados em geral

Turma

até 30 pessoas

Investimento

R$ 150,00 (os 3 encontros)
R$ 65,00 (encontro avulso)
(em até 4x sem juros pelo PagSeguro)

 

 

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