Edição de livros – caminhos possíveis

Sobre o curso

Este curso tem como objetivo pensarmos, juntos, sobre o que consiste o trabalho de edição de um livro. Quando um original chega a uma editora, por quais etapas ele tem de passar até ser transformado no objeto livro? Quem são os profissionais que trabalham com livros? Há vários tipos de editora? O que faz um editor? E um preparador de texto? Revisor é aquele profissional que apenas corrige ortografia e sabe tudo de gramática? Como pode ser a formação e a atuação dos profissionais que trabalham com o texto em uma editora?

Temas que serão abordados:

  • O livro e sua materialidade
  • Além dos autores, que mais faz o livro?
  • Quanto mais invisível, melhor.
  • Por que fui abrir o livro bem nessa página?

 

*Não há pré-requisitos.

Quem é a professora?

Helô Beraldo é formada em Letras, pela Universidade de São Paulo. Começou sua trajetória no mercado de livros há dezesseis anos, na editora Humanitas – FFLCH/USP, e, desde então, já foi revisora, revisora de tradução, tradutora, preparadora, leitora crítica, editora assistente, editora, coordenadora editorial e coordenadora de revisão – alguns dos cargos possíveis de se ter em editoras. Trabalhou e trabalha para diversas casas editoriais, como Discurso Editorial, Larousse do Brasil, Escala Educacional, Editora Ibep, Editora LeYa, FTD Educação, Editora Moderna, Novo Conceito, Fundamento, entre tantas outras. Em 2018, ministrou, no Sesc Belenzinho, a oficina “Editando um livro – Preparação de textos”. Hoje, além de seu trabalho formal como editora assistente na Editora Global, é sócia e editora executiva da Textura Editorial, projeto que realiza em parceria com Brunna Pinheiro Cardoso.

Quando

 dias 5, 12, 19 e 26 de setembro
e dias 3 e 10 de outubro das 19h30 às 21h30

Público

Escritores; tradutores; editores, preparadores e revisores de textos; bibliotecários; editores de arte; diagramadores; designers e quem se interessar em conhecer o trabalho com livros.

Turma

de 4 a 20 pessoas

Investimento

R$ 300,00 (em até 4x sem juros)

Outros cursos d'A Casa

[15/07] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[30/07] Oficina de Asalato, com Daniela Alarcon e Mauro Tanaka

[27/07] Bordado em Livro Sanfona com Priscilla Ballarin

[24/07] Materialidade e Leitura com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[26/07] Lançamento da 3ª Edição da Revista Linguará – C

[22/07] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – Palavra e Imagem, Com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[15/08] Poesia Corporal Cênica

[11/09] Tramas e Fios

[21/07] Palco aberto “Objetos na Performance Narrativa”

[21/07] Dom Quixote, o cavaleiro sonhador

[11/09] Tramas e Fios

[15/07] As Chaves Para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe

[06/07] Workshop de ilustração em escultura de papel

[28/06] Show “Mensagem” de Heloisa Bonfanti

[12/09] Resolução de conflitos_Assembleias Dramatizadas e Formação de Grupo

[27/07] A arte de contar histórias na vida de todo dia

[04/06] Ateliê de Voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria

[06/06] O papel da dimensão estética na Educação

[28/05] Vivência Circular: Potência, Poder e Punição

[05/05] Lançamento do livro “O Grande Pato”

[26/04] Uma conversa sobre poesia e pós-poesia com Carlito Azevedo

[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade

[26/04] Sessão Cinema: “Impressão Minha”, documentário sobre publicações independentes com debate

[08/05] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[20/07] II Ciclo “Objetos na Performance Narrativa”

Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Processos de Criação e Bordaduras

Grupo de estudos Filosóficos

Encontros com o Povo Verdadeiro

[08/03] Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação – 2º sem/2019

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 2ºsem/2019

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos

Caminhada como método para a arte e educação

A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias