Edição de livros – caminhos possíveis

Sobre o curso

Este curso tem como objetivo pensarmos, juntos, sobre o que consiste o trabalho de edição de um livro. Quando um original chega a uma editora, por quais etapas ele tem de passar até ser transformado no objeto livro? Quem são os profissionais que trabalham com livros? Há vários tipos de editora? O que faz um editor? E um preparador de texto? Revisor é aquele profissional que apenas corrige ortografia e sabe tudo de gramática? Como pode ser a formação e a atuação dos profissionais que trabalham com o texto em uma editora?

Temas que serão abordados:

  • O livro e sua materialidade
  • Além dos autores, que mais faz o livro?
  • Quanto mais invisível, melhor.
  • Por que fui abrir o livro bem nessa página?

 

*Não há pré-requisitos.

Quem é a professora?

Helô Beraldo é formada em Letras, pela Universidade de São Paulo. Começou sua
trajetória no mercado de livros há dezesseis anos, na editora Humanitas – FFLCH/USP,
e, desde então, já foi revisora, revisora de tradução, tradutora, preparadora, leitora
crítica, editora assistente, editora, coordenadora editorial e coordenadora de revisão –
alguns dos cargos possíveis de se ter em editoras. Trabalhou e trabalha para diversas
casas editoriais, como Discurso Editorial, Larousse do Brasil, Escala Educacional,
Editora Ibep, Editora LeYa, FTD Educação, Editora Moderna, Novo Conceito,
Fundamento, entre tantas outras. Hoje, trabalha como editora assistente do Grupo
Editorial Global.

Quando

 dias 5, 12, 19 e 26 de setembro
e dias 3 e 10 de outubro das 19h30 às 21h30

Público

Escritores; tradutores; editores, preparadores e revisores de textos; bibliotecários; editores de arte; diagramadores; designers e quem se interessar em conhecer o trabalho com livros.

Turma

de 4 a 20 pessoas

Investimento

R$ 250,00 (em até 4x sem juros)

Outros cursos d'A Casa

[01/02] Autorretrato Poético – oficina de pintura e poesia, com Anna Charlie e Daniel Ianae

[01/02] Imersão de Voz: escuta, criação e afetos, com Nani Barbosa, Renata Gelamo e Ritamaria

[31/01] Sessão de contos: As Mil e Uma Noites e Budur e Camaralzaman, com Ana Luisa Lacombe

[29/01] Conversa sobre o livro “Nós – Uma Antologia de Literatura Indígena”

[27/01] Direitos Humanos na Leitura Literária – Lendo com a Infância e Juventude, com Penélope Martins

[25/01] Sessão de Histórias: A Rainha de Sabá, com Gislayne Matos Avelar

[25/01] Ateliê de Leitura, Escrita, Costura: Para além do funcionamento pleno, o fracasso é também um modo de ir, com Julia Panadés

[25/01] Curso de Imersão: A palavra e a escuta na voz da pessoa que conta histórias (em busca da justa medida do dizer), com Giuliano Tierno

[25/01] Oficina Quanta História numa História!, com Ana Luisa Lacombe

[23/01] Da Bruxinha aos Tantãs: conversa com Eva Furnari

[23/01] Diálogos com Bruno Munari: ateliê de criação de livros, com Camila Feltre

[22/01] As mil e uma noites: o poder da palavra feminina em Shahrazade, com Gislayne Matos Avelar

[22/01] Vem ser gauche! Processos de Criação e Bordaduras Uma homenagem às pessoas canhotas e às que gostam do lado B, com Eliane Tavelli

[21/01] Ateliê de Cantos e Versos, com Renata Gelamo e Ritamaria

[21/01] A Fantasia, o Design e a Literatura para a infância, com Michaella Pivetti

[21/01] Tocar o Abismo: bordar em grandes formatos, com Ângela Castelo Branco, e Rochele Beatriz

[20/01] Cultura Popular no Imaginário Infantil: Circo e Cordel – Coletivo Jacaré na Porta

[20/01] Oficina de criação de livro ilustrado, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[18/01] Justiça Restaurativa, uma Filosofia Prática, com Fernanda Laender e Heloísa Bonfanti

[17, 18 e 19/01] Vivência em uma Carroça

[15/01] Histórias do Babau

[13/01] Vivência de Reis

[15/12] BAZAR d’A CASA com novidades e homenagem a Hélio Leites

Programação de Férias – Janeiro/Fevereiro de 2020

[09/12] Desenho antes do desenho com Kammal João

A Arte de Contar Histórias em Processos Educacionais: Ensino formal e não formal – Vale do Paraíba – 1ºsem/2020

[12/12] Exibição do filme Haux Haux – Retorno às raízes do povo huni kuin

[11/12] Contos africanos, com François Moïse Bamba

[15/11] Dois dias de fundamentos da arte griot, com François Moïse Bamba

A Arte de Contar Histórias em Processos Educacionais: Ensino formal e não formal 1ºsem/2020

Caminhada como método para a arte e educação – 1ºsem/2020

O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação 1ºsem/2020

Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano – 1ºsem/2020

[20/09] Lançamento do livro “Vozes da Tradição”

[19/09] ENCONTRO ABERTO: POSSIBILIDADES DA NOVELA GRÁFICA, COM MARÍA LUQUE

[13/09] MAR, MAPA, MEMÓRIA: OFICINA DE POESIA E IMAGEM, COM ROSINHA

[08/10] Design é fluxo: fundamentos de teoria e prática, com Raquel Matsushita

[06/09] Apresentação musical – UMA

[03/10] MATERIALIDADE É LEITURA? com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[10/09] “Experiências de escuta em comum” com Helena Freire Weffort

[25/10] Infâncias: Raízes multiculturais infantis: histórias, memórias e a importância das biografias

[27/09] Infâncias: entrelaces entre mitologia, filosofia e espiritualidade

[25/11] Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância com Marco Haurélio – II módulo

Processos de Criação e Bordaduras com Eliane Tavelli

[02/09] CRIANDO NARRATIVAS VISUAIS: imersão Com ALINE ABREU

À escrita: experimentos em ateliê e acompanhamento de projetos com Ângela Castelo Branco

[21/09] Sábado em Casa: Histórias à volta d’A Casa

[24/09] Gestos de Escrita

[02/08] Lançamento livro : Imagino Veneza de Julia Panadés

[28/11] Seminário: Educação e Democracia

[03/08] Bordar é um verbo destinatário

[04/08] Se os Tubarões Fossem Homens: conversa sobre Brecht, relações de poder e livro ilustrado

[22/07] Sessão de Narração de Histórias com Mirta Portillo

[18/07] Comemoração quatro anos d’A Casa Tombada!

[06/08] Quadros sonoros – criação musical a partir da imagem, com Tarita de Souza

[13/08] Ateliê de voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria, com Renata Gelamo

[13/07] Encontro de Mulheres Indígenas

[19/07] Documentário “ECO – Cantos da Terra”

[15/07] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[30/07] Oficina de Asalato, com Daniela Alarcon e Mauro Tanaka

[27/07] Bordado em Livro Sanfona com Priscilla Ballarin

[24/07] Materialidade e Leitura com Camila Feltre e Cristiane Rogerio

[26/07] Lançamento da 3ª Edição da Revista Linguará – C

[22/07] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – Palavra e Imagem, Com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[18/09]Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[21/07] Palco aberto “Objetos na Performance Narrativa”

[21/07] Dom Quixote, o cavaleiro sonhador

[18/09] Tramas e Fios com Ana Luísa Lacombe e Eliane Tavelli

[15/07] As Chaves Para Contar Histórias com Ana Luísa Lacombe

[06/07] Workshop de ilustração em escultura de papel

[28/06] Show “Mensagem” de Heloisa Bonfanti

[12/09] Resolução de conflitos_Assembleias Dramatizadas e Formação de Grupo

[27/07] A arte de contar histórias na vida de todo dia

[04/06] Ateliê de Voz: espaço para escutar, respirar e encontrar a voz própria

[06/06] O papel da dimensão estética na Educação

[28/05] Vivência Circular: Potência, Poder e Punição

[05/05] Lançamento do livro “O Grande Pato”

[26/04] Uma conversa sobre poesia e pós-poesia com Carlito Azevedo

[29/04] O Objeto Livro: História e Contemporaneidade

[26/04] Sessão Cinema: “Impressão Minha”, documentário sobre publicações independentes com debate

[08/05] A paixão pela palavra – Narrar, escrever e ler para pertencer ao mundo com Kiara Terra

[20/07] II Ciclo “Objetos na Performance Narrativa”

Conto Tradicional: Viagem de Retorno ao País da Infância

[07/05] Cantar a Voz com Nani Barbosa e Renata Gelamo

[06/05] Histórias de Boca: Contos Tradicionais na Educação Infantil

Processos de Criação e Bordaduras

GRUPO DE ESTUDOS FILOSÓFICOS com Luiza Christov

Encontros com o Povo Verdadeiro com Angela Pappiani

Para narrar com imagens é preciso saber desenhar? Com Aline Abreu

Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas na Educação

A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias