Oficina de Criação de Livro Ilustrado – com Carolina Moreyra e Odilon Moraes

Sobre o curso

Como construir um texto levando em conta a imagem? Como criar imagens levando em conta o lugar da palavra? Como começamos uma história? Carolina Moreyra e Odilon Moraes são apaixonados pelo tema e irão agora para a 7ª edição deste curso que se tornou um clássico d’ A Casa Tombada. Antes uma imersão presencial na Casa em São Paulo, o curso foi transformado em uma nova dinâmica, criada em formato completamente online, para enfrentarmos a distância do isolamento social e acolhermos pessoas de qualquer lugar!

Os autores do premiado livro Lá e Aqui, Lulu e o Urso (ambos pela editora Pequena Zahar), Bia e o Elefante (coleção da Jujuba) O Guarda-Chuva do Vovô (DCL) e Entrevistas (Moderna) alternarão teoria e prática sobre as diversas possibilidades de criar um livro ilustrado – ou o “Picture book”, gênero textual em que as relações entre palavra, imagem e design estão completamente entrelaçadas para a compreensão da narrativa.

Ao longo das aulas serão analisadas obras ilustradas clássicas e contemporâneas e propostos exercícios de criação acompanhados de discussões coletivas e individuais. A ideia é que ao final da oficina cada aluno tenha produzido um boneco (protótipo) de um livro ilustrado (texto + rascunho das ilustrações).

OBS.: Os professores destacam que não é pré-requisito saber desenhar.

 

Percurso do curso, ATENÇÃO AOS HORÁRIOS:

ENCONTRO 1 – 25/1 (segunda) das 19h30 às 21h30
Introdução: Conceito(s) do livro ilustrado

ENCONTRO 2 – 26/1 (terça), das 19h30 às 21h30
Como começa e se constrói uma história – proposta de criação

ENCONTRO 3 – 27/1 (quarta), das 14h às 19h (agendamento em grupos)
Atendimento em grupo para início ideias do livro

ENCONTRO 4 – 28/1 (quinta), das 19h30 às 21h30
Narrador, personagem, escritor e leitor – vozes do texto

ENCONTRO 5 – 29/9 (sexta), das 19h30 às 21h30
Pensando a palavra na construção desta história

ENCONTRO 6 – 01/02 (segunda), das 14h às 19h (agendamento em grupos)
Atendimento em grupo para acompanhamento da produção

ENCONTRO 7 – 02/02 (terça), das 19h30 às 21h30
Quando a imagem conta – livro-imagem e a imagem narrativa

ENCONTRO 8 – 03/02 (quinta), das 19h30 às 21h30
O tempo da narrativa na sequência de páginas – construção do boneco (protótipo)

ENCONTRO 9 – 04/02 (quarta), das 14h às 17h (agendamento em grupos)
Atendimento para apresentação dos projetos – primeira etapa com texto pronto

ENCONTRO 10 – 05/02 (sexta), das 14h às 17h (agendamento em grupos)
Atendimento dos projetos (já com as ideias de imagens e tempo de narrativa finalizados)

ENCONTRO 11 – 06/2 (sábado), das 9h30 às 12h
Finalização da apresentação dos projetos e orientação geral da dupla

 

 

Quem são os professores

CAROLINAMOREYRA

Carolina Moreyra estudou cinema na London Film School, Inglaterra. Escreveu três livros ilustrados: “O Guarda-Chuva do Vovô”, Editora DCL, ganhador dos prêmios O Melhor Livro do Ano para Crianças e Escritor Revelação pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ); e “Lá e Aqui”, Editora Pequena Zahar, ganhador dos prêmios O Melhor Livro do Ano para Crianças pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e Jabuti e, mais recentemente, “Lulu e o Urso” (Pequena Zahar). Em 2017 escreveu a adaptação para o Teatro do livro “A Princesinha Medrosa”, de autoria de Odilon Moraes. Com Odilon Moraes, lançou “Bia e Elefante”, “Bia e o Elefante Piquenique” (ambos editora Jujuba) e Entrevistas – Contos de Fadas (Moderna). É professora do curso de pós-graduação O Livro para a Infância n’A Casa Tombada.

ODILONBYCRIS

Odilon Moraes é graduado em arquitetura pela USP, iniciou na literatura em 1990 como ilustrador e depois lançou diversos livros como autor. Recebeu quatro prêmios Jabutis pelas imagens de “A Saga de Sigfried”, em 1994; “O Matador”, em 2009; “Lá e Aqui”, em 2016 e “Teleco, O Coelhinho”, 2017. No ano de 2014 entrou para a lista de honra do International Book Board for Youth (IBBY). Desde de 2005 ministra palestras, oficinas e escreve artigos sobre a história e o conceito do livro ilustrado em instituições como o Instituto Tomie Ohtake, Fundação Lasar Segall, Instituto Europeu di Design (Brasil), SESC e, mais recentemente, o Instituto Vera Cruz e a UNICAMP. Em 2018, recebe o Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil, um destaque oferecido pela Revista Crescer (Editora Globo) e, com o livro “Rosa” (Editora Olho de Vidro), vence o Prêmio FNLIJ 2018 nas categoria melhor livro para criança e melhor ilustração e entra novamente para a lista do selo White Ravens, da biblioteca alemã em Munique, junto ao “Lá e Aqui”. Com Carolina Moreyra, lançou “Bia e Elefante”, “Bia e o Elefante Piquenique”, (ambos editora Jujuba) e Entrevistas – Contos de Fada (Moderna). É professor do curso de pós-graduação O Livro para a Infância n’A Casa Tombada.

Interesse por novas turmas

Quando

11 encontros
Dias 25, 26, 27, 28 e 29/1 e 01, 02, 03, 04, 05 e 06/2, em horários variados (ver calendário no detalhamento dos 11 encontros)

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Público

Geral

Turma

12 pessoas

Investimento

R$ 1.200,00

PagSeguro
* em até 4X sem juros no cartão de crédito.
* 7% de desconto para pagamentos via boleto bancário.

PayPal
* 7% de desconto no cartão de crédito (parcela única).
* em até 6X sem juros no cartão de crédito.

VOCÊ PRECISA  ESPERAR  A DATA DO CARTÃO VIRAR?
Fale com a gente e reserve sua vaga pelo e-mail cursos.acasatombada@gmail.com 

.

Outros cursos d'A Casa

[09/02/21] Experimentos de escuta e escrita – com André Gravatá

[06/02/21] O lugar onde moram as palavras – com Cristina Taquelim

[04/02/21] Escritas negras e a formação de educadores: perspectivas para uma educação literária antirracista – com Juliana Piauí

[01/02/21] Ciclo de encontros: Pensamento da descolonização e poética latino-americana: caminhos, narrativas, utopias – com Bruno Simões

[01/02/21] Contar Histórias, Reinventar Mundos – com Emilie Andrade

[01/02/21] Escrituras do olhar: o trânsito entre a natureza da palavra e a natureza da imagem – com Edith Derdyk

[30/01/21] Janela laboratório: imersão de criação artística em narração oral – com Simone Grande

[29/01/21] Fluxos criativos – com Laura Tamiana

[28/01/21] Estar de fora é como estar morto em um corpo vivo: notícias e narração de histórias – com Magno Rodrigues Faria

[27/01/21] Imaginação ou Pensamento? A alquimia dos elementos na formação do pensamento-imagem – com Melissa Migliori

[27/01/21] Diálogos sobre a leveza – com Angela Pappiani

[26/01/21] Cabeça nas nuvens: a poética da observação de nuvens – com Ana Carol Thomé e Rita Mendonça

[25/01/21] Diário de reclusão – com Naine Terena

[25/01/21] As Mil e Uma Noites: o poder da palavra feminina em Shahrazade – com Gislayne Matos / 2ª turma

[25/01/21] Certas afro-particularidades no panorama editorial: escrita, ilustração e leitura crítica – com Heloisa Pires Lima

[23/01/21] Dançar o Desenho para crianças – com Jullipop

[22/01/21] A palavra através dos tempos. A transmissão nas sociedades de tradição oral na África do Oeste – com François Moïse Bamba

[21/01/21] Encontros indígenas: conversas ao redor do fogo – Com Mara Vanessa

[21/01/21] Potências Piratas: histórias da tradição oral e a emergência de cartografias imaginárias – com Ana Gibson e Juliana Franklin

[19/01/21] A Ética da Paisagem – com João Rocha

[19/01/21] BiograĐmeas: um carteado com o passado feminino Рcom Sandra Lessa e Tatiana Lohmann

[18/01/21] De Infância e nuvens: o contador de histórias e o imaginário infantil – com Giba Pedroza

[18/01/21] A paixão pela palavra: o narrador aberto e a escuta como eixo – com Kiara Terra

[18/01/21] Escovar palavras: democracia e liberdade – com Luiza Christov

[18/01/21] Mergulho na História: As Bruxas – com Ana Luísa Lacombe

[18/01/21] Circular livros hoje: encontros e desencontros – com Anna Luiza Guimarães, Camila Feltre e Cristiane Rogerio