Sobre o curso
Quais os sistemas contemporâneos de se levar um livro ao leitor? Das grandes corporações e fusões de editoras, às feiras de produtos independentes, quais são as tendências no livro para a infância contemporâneo? Se não há apenas um caminho, o que todos nós precisamos ficar atentos? Os três encontros cruzarão as atividades e pesquisas das três estudiosas do livro, e versará sobre as relações entre as palavras criação, circulação e mediação, e como isso pode estar afetando todo os caminhos do livro e da leitura no Brasil.
Quem são as professoras
Anna Luiza Guimarães é fundadora da Biblioteca Amarela, uma livraria para a infância na serra do Rio, que envia livros para todo o Brasil, além de contar com uma biblioteca disponível para visita e consulta. Foi a partir deste acervo particular, que em 2017, ela criou um sistema de aluguel de livros para as famílias da região. Desde então, está sempre procurando formas de fazer os livros chegarem nas pessoas e acredita que COMO eles chegam faz toda a diferença. Anna também faz parte do Coletivo Adélia, que promove o encontro de adultos e livros ilustrados em um lugar de natureza exuberante por um final de semana imersivo. É formada em jornalismo e pós-graduada em literatura para a infância n’A Casa Tombada.
Camila Feltre é cocoordenadora e professora da Pós-graduação O livro para a infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos n’A Casa Tombada/Faconnect. É formada em Artes Visuais, mestra em Arte Educação pela UNESP e Doutoranda na mesma instituição com o projeto de pesquisa: Processo de criação de livros como espaço de formação. É autora do livro “É um livro? Mediações e leituras possíveis”, pela Editora Unesp, 2017 (Site: culturaacademica.com.br/catalogo/e-um-livro/). É arte-educadora, realizando cursos e oficinas para crianças e famílias e atuando com trabalhos de formação para professores, educadores e interessados no geral sobre arte, literatura e o livro como objeto.
Cristiane Rogerio – jornalista desde 1996, trabalhou em diversos jornais e revistas e foi editora de educação e cultura da revista e site CRESCER por 8 anos, onde desenvolveu uma série de trabalhos como a Lista dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano, da qual hoje é jurada. Em 2012 lançou o livro infantil “Carmela Caramelo” (Ed. Cortez e Cangrejo Editores, da Colômbia) e em 2014 o blog/site Esconderijos do Tempo – esconderijos.com.br – com resenhas, entrevistas e reportagens sobre cultura e infância. Foi uma das tutoras do Programa Quem Lê Sabe Por Quê, da Secretaria Municipal de Educação, com trabalhos sobre formação de mediadores de leituras nos CEUs de São Paulo/SP. Fez parte da formação dos mediadores da exposição Eva Furnari – Otrapalhaçaã e da exposição André Neves Em Caminhos em unidades dos Sescs de São Paulo. Faz parte do corpo docente da Pós-Graduação A Arte de Contar Histórias desde 2014, é colaboradora da A Casa Tombada/Faconnect, onde também é professora e coordena o curso de Pós-Graduação O Livro Para a Infância: processos de criação, circulação e mediação contemporâneos desde 2016. Ingressou no mestrado em Arte Educação no Instituto de Artes da UNESP -SP e é colunista da Revista Crescer sobre literatura infantil e cultura para a infância.
Quando
Dias 18, 20 e 22/01/21
Das 20h às 22h.
Onde
Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.
Público
Geral
Turma
30 pessoas
Investimento
R$ 200,00
PagSeguro
* em até 4X sem juros no cartão de crédito.
* 7% de desconto para pagamentos via boleto bancário.
PayPal
* 7% de desconto no cartão de crédito (parcela única).
* em até 6X sem juros no cartão de crédito.
VOCÊ PRECISA ESPERAR A DATA DO CARTÃO VIRAR?
Fale com a gente e reserve sua vaga pelo e-mail cursos.acasatombada@gmail.com
.