Helena Giestas

Definições sempre me encantaram. Não aquelas que se encerram nos dicionários, mas as que viram as palavras de ponta-cabeça, vasculham o seu passado para inventar outros futuros para elas.
Helena Giestas

As produções artísticas de Helena Giestas partem de fotografias e exploração com papéis, materiais descartados no ateliê e entorno. A artista se interessa por ilusões de ótica que surgem de planos, inversões das matérias e tridimensionalidades. 

Descrição da obra
Rio Sem Discurso
O livro é composto por fotografias com e sem tratamento digital, impressas com tinta mineral sobre tela canvas (capa), papel pólen e cartões postais. As imagens são de superfícies de argila seca sobre papel e em leitos de rios secos da região andina do norte da Argentina, na Quebrada de Huichaira, na província de Jujuy. 
Sobre o título Rio Sem Discurso, me inspirei na poesia de João Cabral de Melo Neto, “Rios Sem Discurso” (publicada no livro A Educação pela Pedra – 1966), apresentada por Edith Derdyk durante os encontros. 

“[…] O curso de um rio, seu discurso-rio,
chega raramente a se reatar de vez;
um rio precisa de muito fio de água
para refazer o fio antigo que fez.[…]”

O livro de artista tem uma estrutura de encadernação em escartivanas e páginas envelopes que guardam cartões postais soltos que podem ser enviados por correio e seguir trocas e percursos. Como fios de água que percorrem o mundo, apesar de tempos de secura e vidas nas quebradas. 

Ficha Técnica
Nome artístico: Helena Giestas
Nome completo: Helena Siemsen Giestas
Título: Rio Sem Discurso 
Dimensões: 13,5cm x 16cm x 1,7cm
Ano: 2019-20
Tiragem: 100

 

___________________________________________________________

Descrição da obra
Ver Verso

O livro foi composto por materiais descartados como papelão, papel algodão impresso, papel marmorizado, tela canvas, todos de encadernações anteriores sobres os quais desenhei a lápis grafite, caneta esferográfica, tinta china e nanquim. Utilizei o texto de Norval Baitello Junior, “A Retina” de A Não Fotografia e as Imagens Hipnógenas (Cap.14 do livro A Carta,O Abismo, O Beijo), para me referir à visão de “não-coisas ou da memória em reter coisas fugidias”. Marcas gráficas me aludem ao olho que vê (ou não) horizontes e planos de frente e verso. O livro foi composto de maneira que fica flexível para manusear de todos os ângulos ou posicionado de forma circular. 

Ficha Técnica
Nome artístico: Helena Giestas
Nome completo: Helena Siemsen Giestas
Título: Ver Verso
Dimensões: 31,5cm x 32cm x 2cm (fechado)
62cm x 32cm x 1cm (aberto)
Ano: 2020-21
Tiragem: única

insta: @helenagiestas
www.cantodafoto.com.br

helena@cantodafoto.com.br
www.facebook.com/helena.siemsengiestas

Outros artistas

Roberto Barbosa

Rosinha Queiróz

Hélio Mattos Jr.

Vinícius Almeida

Rafael Carvalho

Pri Ballarin

Marilde Stropp

Mariana Bretas

Margarida Holler

Marcia Rosenberger

Liliana Pardini

Lilian Arbex

Lídice Salgot

Larissa Seixas

Laís Krücken

Janice Kirner

Ítalo Franco

Iara Carvalho

Gustavo de Magalhães

Fernanda Teixeira

Anelise Macêdo

Adriana Watanabe