Sobre o curso
Imagem: O céu e seus pés, da tribo Yanomami
O céu é vivo, respira, tem humor. Nos protege, nos sustenta, nos alegra, guarda e espalha memórias, abre caminhos de conexão com o cosmos.
Mas ele pode despencar, cair, ruir, desabar sobre nossas cabeças, nossas casas, nosso mundo. Se não cantamos, dançamos, rimos, se não fazemos cerimônias para alegrá-lo, se não o protegemos de venenos que ferem sua pele, de esquecimentos que machucam seu coração.
Temos que seguir tocando o maracá, cantando e dançando, contando histórias para amolecer o coração dos homens que esqueceram de suas raízes. Histórias para manter o céu suspenso.
Convido você a se sentar em roda, para se aquecer ao fogo e fechar os olhos, abrindo caminhos interiores e superiores na conexão com o céu. Venha, vamos nos aproximar das histórias verdadeiras, das narrativas tradicionais, despertando em nós as palavras verdadeiras, as palavras de poder.
A proposta deste ciclo de encontros é a aproximação com narrativas tradicionais, tão pouco conhecidas e valorizadas. É ler histórias como elas são narradas nas aldeias e escutar o universo, diverso e belo, que os Povos Verdadeiros nos apresentam.
E para facilitar essa aproximação, vamos passear pela paisagem através de histórias pessoais de chegadas e convivências com o Povo Verdadeiro e suas histórias.
IMPORTANTE: Não é necessário ter feito o módulo I para acompanhar esse segundo
Percurso do curso
Encontro 1 (28/5): Cantos da criação, as Belas Palavras – Povo Guarani, região sul e sudeste
Ler e escutar a narrativa ancestral do povo Guarani sobre o surgimento de Nhamandu, mergulhar no conhecimento do cosmos e do bem viver desse povo que mantém seu idioma, seu modo de vida, sua espiritualidade apesar e além de tudo.
Encontro 2 (11/6) : A canoa cobra ancestral – Povo Tukano, Alto Rio Negro, Amazonas
Ler e escutar a história que traz a origem dos primeiros humanos, banhar o corpo nas águas escuras do Rio Negro, percorrer as trilhas na floresta, ouvir os cantos e as flautas na grande maloca decorada com desenhos milenares.
Encontro 3 (25/6): Os ensinamentos da jiboia – Povo Huni Kuin – Acre
Ler e escutar a história da jiboia que traz ensinamentos para o povo Huni Kuin através do Nishi Pay, a ayahuasca. Navegar pelo rio Jordão, chegar às casas suspensas sobre suas longas pernas, encontrar o povo nas cerimônias, com suas pinturas magníficas.
Encontro 4 (9/7): A queda do céu, mito-poemas do Povo Yanomami – Roraima/Amazonas
Ler e escutar os poemas do povo Yanomami que segue em suas pajelanças para manter o céu suspenso. Penetrar na imensa floresta por onde circulam em trilhas infindáveis, ouvir os cantos dos Xabori (pajés) sob o efeito da Yekuana, perceber a presença dos Xapiri (espíritos protetores).
Quem é a professora

Angela Pappiani é avó, gosta de escutar histórias, escrever e compartilhar a vida com pessoas de muitos lugares. Formou-se jornalista mas a paixão pela cultura indígena a aproximou de povos originários do Brasil e de outros países, conduzindo seu caminho de trabalho e vida. Ao longo de mais de 30 anos, vem desenvolvendo projetos nas áreas de comunicação e artes em parceria com povos originários para fortalecer as culturas e direitos, criando pontes de aproximação entre as aldeias e as cidades. É curadora, diretora de documentários, produtora e escritora, autora dos livros “Entre dois mundos” e “Povo Verdadeiro”.
Quando
Dias 28/5; 11 e 25/6; 9/7 (às sextas-feiras)
Das 19h30 às 21h30
Onde
Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.
Público
Geral
Turma
30 pessoas
Investimento
R$ 240,00
(Participantes do ciclo I têm 30% de desconto – entrar em contato pelo email cursos.acasatombada@gmail.com)
PagSeguro
* em até 4X sem juros no cartão de crédito.
* 7% de desconto para pagamentos via boleto bancário.
PayPal
* 7% de desconto no cartão de crédito (parcela única).
* em até 6X sem juros no cartão de crédito.
VOCÊ PRECISA ESPERAR A DATA DO CARTÃO VIRAR?
Fale com a gente e reserve sua vaga pelo e-mail cursos.acasatombada@gmail.com
.



![[01/12/21] A arte de narrar histórias pretas - com Giselda Perê](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2021/06/ENOA_Agbala_Biblioteca_2019_143-1-scaled-jpg.webp)
![[23/11/21] Poética latino-americana e pensamento da descolonização: caminhos, narrativas e utopias / III Ciclo de encontros - com Bruno Simões](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2021/06/Jose-Gurvich-Mujer-Universal-1968.jpg)
![[22/11/21] Deuses, deusas, monstros e heróis: da jornada heroica à experiência humana - com Marco Haurélio](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Tristao-e-Isolda-1.jpg)
![[09/11/21] Tecituras de Lina: o bordado como processo / Cartas para Colette, Louise Bourgeois - com Ivy Ota Calejon](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2021/10/tecituras-de-lina_nov_212-1024x1024.jpeg)
![[08/11/21] Histórias e tapetes: uma tradição milenar - com Warley Goulart](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2020/11/curso-tapetes-warley-1024x684.jpg)
![[08/11/21] Deuses, deusas, monstros e heróis: da jornada heroica à experiência humana - com Marco Haurélio](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2021/10/8.-Sigurdr_and_Brynhildr_by_Harry_George_Theaker-1-734x1024.jpg)
![[11/10/21] Encontros com o Povo Verdadeiro: narrativas tradicionais e histórias vividas com povos indígenas brasileiros - com Angela Pappiani](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2021/09/2-Imagem-encontro-2-desenho-Povo-Yanomami-1024x675.jpg)
![[27/09/21] Encontros com o Povo Verdadeiro: narrativas tradicionais e histórias vividas com povos indígenas brasileiros - com Angela Pappiani](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2020/09/5-imagem-encontro-5-desenho-de-Aiurua-Mehinaku-1024x732.jpg)
![[22/09/21] A poesia marítima em Angola, Moçambique e Brasil - com Ondjaki](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2021/08/ondjaki.jpg)
![[20/09/21] Deuses, deusas, monstros e heróis: da jornada heroica à experiência humana - com Marco Haurélio](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2021/08/afrodite-1-2.jpg)
![[14/09/21] Llansol nas nuvens: um beijo dado mais tarde - com Lucia Castello Branco](https://acasatombada.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Lucia-e-Llansol.jpg)