Sobre o curso
O que define a literatura como marginal ou periférica? Como o cânone reage a estas publicações e articulações? Pode um escritor marginal se tornar canônico? Quais são as ligações entre a poesia dos anos 70 e a dos anos 2000? O que as une e o que as separa?
O que separa a primeira publicação da revista Literatura Marginal, em 2001, dos slams com milhares de pessoas em praças públicas? o que difere o livro ‘subindo a ladeira mora a noite’, de Sérgio Vaz, do conto ‘rolezin’, de Geovani Martins? Qual era o Brasil de Capão Pecado e qual é o Brasil de ‘os Supridores’? O que separa e o que une as obras de autores como Alessandro Buzo, Mel Duarte, Luz Ribeiro, entre outras?
O que classifica uma obra como literatura marginal e periférica? Se o mercado absorver quem se autodenomina ‘marginal/periférico’, ele deixa de ser? quem são os sujeitos por trás desta produção? como se desdobra o mercado a partir desta literatura? como ela é lida e consumida no Brasil e no mundo?
Estas são algumas das perguntas e questões que norteiam o curso, mediado por Jéssica Balbino, que vivencia, diretamente, a produção de literatura da periferia nos últimos 20 anos.
Unindo a vivência em saraus, slams e eventos literários à experiência jornalística, desenvolveu uma pesquisa de mestrado que resultou em um documentário, uma dissertação e vários cursos e aulas sobre o tema.
Metodologia: Vídeos, filmes, textos, fóruns de debates, atividades online e produção textual. O material ficará disponível por 60 dias e você acessa dentro da sua rotina.
Percurso do curso
Encontro 1 (27/7): O que é poesia marginal/periférica?
- No princípio era o verbo
- A literatura como crônica do cotidiano
- Contexto histórico: a poesia marginal/periférica brasileira?
- Múltiplas linguagens
Encontro 2 (28/7): Pode o subalterno falar?
- Periferia: pode mais de um subalterno falar?
- Os saraus deste século
- Cooperifa: o sarau mais popular há quase 20 anos
- As mulheres dentro dos saraus
- Equidade: podem as mulheres das periferias falar?
Encontro 3 (29/7): Vozes, silêncios e escrevivência
- Locais de enunciação e fala
- Trajetórias e vozes
- Essa tal de escrevivência
- De Leminski a Sérgio Vaz, de Ferréz a José Falero, de Carolina Maria de Jesus a Mel Duarte
Encontro 4 (30/7): O mercado editorial
- Antologias
Prosa e poesia
As publicações, as premiações - Quem consome?
Encontro 5 (31/7): Marginal, e agora?
- Os movimentos de revide
- Dos griots aos slams: a importância da oralidade
- O corpo, a escrita, a fala
- Slam no Brasil
- A importância da autorrepresentação
Quem é a professora?
Por paixão e por formação, Jéssica Balbino é jornalista e acredita que as narrativas podem transformar o mundo. Psicanalista em formação, viciada em café e histórias, é mestre em comunicação pela Unicamp, premiada pelo Estado de Minas Gerais com o projeto Margens e pelo Minc com o livro-reportagem “Hip-Hop – A Cultura Marginal”. Dedica-se a registrar histórias por meio das vivências. É autora dos livros “Gasolina & Fósforo”, “Hip-Hop – A Cultura Marginal” e “Traficando Conhecimento”, além de ter participado de várias antologias.
Entusiasta do jornalismo literário, coordena o Margens, projeto que realiza curadoria, divulgação e edição de conteúdo e reportagens de literatura contemporânea brasileira, especialmente a produzida por mulheres. Criou o Insurgências Gordas, primeiro curso com intelectuais gordes do país. Participou de eventos literários dentro e fora do país e é também curadora e produtora de projetos literários como o próprio Margens, o Lá na Laje, que durante o ano de 2018 e 2019 realizou duas temporadas de um clube do livro sem livros no Sesc Pompeia e posteriormente no Sesc Osasco, do ciclo Margens no Itaú Cultural em 2017, bem como do encontro de Arte da Periferia no Flipoços desde 2009.
Quando
De 27 a 31/7
Das 19h às 21h
Onde
Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.
Público
Geral
Investimento
R$ 350,00
Alunes e ex-alunes d’A Casa Tombada têm desconto de 10% em todos os cursos livres. É só pedir o cupom de desconto pelo email cursos.acasatombada@gmail.com
Pagar.me
Parcela única no boleto bancário ou em até 10 X sem juros no cartão de crédito
PayPal
Em até 10 X sem juros no cartão de crédito
VOCÊ PRECISA ESPERAR A DATA DO CARTÃO VIRAR?
Fale com a gente e reserve sua vaga pelo e-mail cursos.acasatombada@gmail.com
Informações sobre bolsa
Clique aqui