A fotografia como arte literária - com Dúnya Azevedo

Sobre o curso

A fotografia costuma ser vista e tratada como arte assim como a pintura o é. Mas ela é também pensada como uma arte literária, em que o fotógrafo não é somente um manipulador de formas, mas um narrador, alguém que conta uma história por imagens. Nesse sentido, a fotografia é lugar de construção de uma certa visão de mundo do autor. A proposta deste curso é atribuir voz a nossas histórias (pessoal ou coletiva) e compreendê-las pelo método da montagem. Faremos juntos um exercício poético de construção de uma narrativa por imagens ou imagens/palavras que poderá se desdobrar em um fotolivro ou livro de artista. 

Importante: é aconselhável que os participantes tragam suas fotografias para compreendê-las como conjunto e construir um ensaio.


Percurso do curso

Encontro 1 (18/10): A montagem
Discussão sobre a noção de “montagem”, a partir de alguns autores e artistas ligados ao tema.

Encontro 2 (25/10): Primeiras imagens
Apresentação das ideias iniciais de cada participante e primeiros passos para a construção de um ensaio visual.

Encontro 3 (01/11): A fotografia como narrativa
Construção conjunta de uma série narrativa pelas imagens fotográficas e outras.

Encontro 4 (08/11): Compartilhamento
Apresentação dos resultados e caminhos para a posterior construção de um fotolivro ou livro de artista. 

 

Bibliografia sugerida

CAPAVERDE, Tatiana da Silva. Interseções possíveis: o mini-conto e a série fotográfica. Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) Universidade Federal de Porto Alegre, UFRGS, 2004. Disponível em  https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/6117/000436913.pdf?sequence=1&isAllowed=y

DIDI-HUBERMAN, Georges (org.) Levantes. São Paulo: Sesc São Paulo, 2017.

LAMPERT, Letícia. Dobras Visuais. Fotolivro ou livro de artista, eis a questão. 2015. Disponível em http://www.dobrasvisuais.com.br/2015/06/fotolivro-ou-livro-de-artista-eis-a-questao-por-leticia-lampert/

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Tradução 

Constancia Egrejas – São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2009.

SILVEIRA, Paulo. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRS, 2008. Disponível em: https://livrosdefotografia.org/publicacao/23811/a-pagina-violada-da-ternura-a-injuria-na-construcao-do-livro-de-artista

Quem é a professora

foto Dúnya(1)

Dúnya Azevedo é fotógrafa, designer, professora e pesquisadora nas áreas de imagem fotográfica e das relações entre arte, documento e memória. Autora do ensaio “Hotel Imperial”, publicado pela Vista – Revista de Cultura Visual do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (Portugal), doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (UERJ). Tem experiência docente de 20 anos em cursos de graduação, especialização e mestrado, ministrando disciplinas ligadas à fotografia documental, linguagem visual, ao fotojornalismo e design editorial.

 

Quando

Às segundas-feiras
Dias 18 e 25/10;  1 e 8/11
Das 19 às 21h

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Público

Geral

Investimento

R$ 240,00

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