Sobre o curso
Desde que o livro se reconhece como espaço poético, ativando o objeto livro como campo de pouso para o acolhimento das memórias, convocando a fabulação extensiva dos imaginários – seja em forma de rolo, tábua, folder, códice, digital – e suas implicações no universo do Livro de Artista (livro objeto, caderno de anotações, caderno de viagem, livro alterado, livro processo, livro caixa, obra livro…), existe uma experiência narrativa que acontece entre o correr dos olhos e as pontas dos dedos.
Ao folhearmos um livro de artista, cuja forma e conteúdo indissociáveis promovem encontros inesperados, folha a folha, entre folhas, o espaço provoca deslocamentos e o tempo inaugura descolamentos. Será o livro de artista um quase cinema?
Estes 4 encontros pretendem revisitar certas noções de estruturas narrativas de um livro, ou seja, pesquisar como as relações de espaço e tempo comparecem materialmente no corpo de um livro ao longo da história do livro em sua origem até a cena contemporânea, apreendendo como essas experiências se tornam ingredientes poéticos para a construção de um Livro de Artista.
Percurso do curso
Encontro 1 (8/9): a ignição de um livro ou das conjugações entre a palavra e a imagem
Encontro 2 (15/9): a folha, a página, o campo em movimento
Encontro 3 (22/9): o volume que dobra e se desdobra no tempo
Encontro 4 (29/9): as partituras coreográficas de um livro
Algumas referências: Mallarmé, Apollinaire, Caligrafia Oriental, Marinetti, Lissitzki, Marcel Duchamp, Bruno Munari, Ulisses Carrión, Ed Ruscha, Dieter Roth, Grupo Fluxus, Noigrandes, Martha Hellion e tantos outros…..e da cena contemporânea brasileira – Wlademir Dias Pino, Regina Silveira, Julio Plaza, Vera Barcellos, Omar Koury, Waltercio Caldas, Mira Schendel, Lucia Loeb, Fabio Morais, Marilá Dardot e tantos outros, bem como teóricos e pesquisadores tais como Clive Phillpot, Guy Brett, Johanna Drucker, Moeglin-Delcroix, Dick Higgins, Julio Plaza, Annatereza Fabris, Paulo Silveira, Amir Brito, Galciani Neves, Regina Melin entre tantos outros.
Quem é a coordenadora do curso
Edith Derdyk – artista, educadora, ilustradora de livros infantis, autora (Formas de Pensar o desenho, Linha de Costura, Disegno.Desenho.Desígnio, A pesar, a pedra, Linha de Horizonte: por uma poética do ato criador entre outros livros). Coordena Pós Graduação “Caminhada como método para a Arte e a Educação (A Casa Tombada). Contemplada com o título Doctora Honoris Causa pelo 17, Instituto de Estudios Críticos no México.
Quando
Dias 8, 15, 22 e 29/9 (às quartas-feiras)
Das 19h às 21h
Onde
Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.
Público
artistas, estudantes e interessados em geral
Turma
30 pessoas
Investimento
Quatro encontros
R$ 240,00
Alunes e ex-alunes d’A Casa Tombada têm 10% de desconto em todos os cursos livres. É só pedir o o cupom de desconto pelo email cursos.acasatombada@gmail.com
Pagar.me
Parcela única no boleto bancário OU
Em até 10 X sem juros no cartão de crédito
PayPal
Em até 10 X sem juros no cartão de crédito
VOCÊ PRECISA ESPERAR A DATA DO CARTÃO VIRAR?
Fale com a gente e reserve sua vaga pelo e-mail cursos.acasatombada@gmail.com
Bolsa de estudo
Aceitaremos inscrições para o processo de bolsa até sete (7) dias do início do curso. Mais informações no LINK