Permanência, por Ivy Ota Calejon

por Ivy Ota Calejon

Escute aqui a leitura do texto Permanência:

 

Permanência

Bordar em estado de escrever. bordar a palavra na ponta da agulha. sentada na mesa. no chão. enquanto ferve a água para o café. esquenta a tina de azul. coloca as crianças para dormir.

Escrever em estado de bordar. separar as cascas de cebola. plantar cosmos. plantar índigo. seguir a linha. o gesto perfurante. abandonar o medo. o medo do risco. repetir um ponto a exaustão. até que a palavra aconteça.

Acontecer na palavra. acontecer no apito do trem. na menina que se desloca a vagar entre cidades. Pindorama_Jales. a primeira onde nasceu.

Oxidar tecidos para fixar memórias. então volta a casa de Erminda. ao som da chuva no telhado simples. na chuva que transpassa o telhado e encontra o rosto. cinco anos. baldes espalhados pelos cômodos. parece conhecer aquela dança. desdobra o plástico grande e estende por cima das cobertas. volta a dormir.

Então volta. volta a linha do trem para buscar uma paisagem outra. volta a pequena estação ferroviária. a menina agora outra. a filha. oito anos. a convida a vagar. a buscar por estados outros de existir. recolha de rastros de linha ativa. entrecruzadas.

Então volta. volta a combinar-se com o oxigênio.  a provocar uma reação. fixar a cor a corroer os tecidos. gastar-se. destruir-se. seu desejo atravessar os tempos.

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cursos d'A Casa

[13/03/21] Correnteza: uma jornada de mulher em jogo – com Yohana Ciotti

[09/03/21] Educação antirracista com histórias: mitos e contos africanos e afro-brasileiros – com Giselda Perê

[09/03/21] Ateliê de voz: escuta, experiência e criação – com Renata Gelamo

[09/03/21] Escreviver – com Lúcia Castello Branco

[08/03/21] A Linha e seus papéis – com Edith Derdyk