Joõesinhos, por Keila Knobel

por Keila Knobel

 

Já pensou num livro de uma folha só?

 

O poeta e artista campineiro João Proteti, pensou. E foi além, imaginou uma caixa com quatro livros de uma folha só! Se você acha que isso é pouco, precisa ver o vídeo no fim deste post. Vai nos poupar de uma descrição condenada à incompletude.

Eu o conheci há pouco mais de cinco anos, por meio de uma amiga. Eu era ainda pouco permeável a doçuras mais tímidas e tinha olhos apressados. Em encontros seguintes, já estava mais desperta. Não demorei a me render à poesia verbal e visual do poeta passarinho.

 

 

Na série joõesinhos, os poemas são sobre jardins, pássaros, insetos e nuvens, seus temas favoritos. Com humor, ritmo e jogos de palavras, encanta crianças bem pequenas (meus sobrinhos já decoraram vários poemas) e adultos que (como eu) se nutrem de delicadezas perfumadas de infância.

E tem as ilustrações, todas feitas com recortes e colagens, mesmo os galhos do ninho do passarinho e cada fio de grama. E a costura de cada livrinho, feita a mão pelo próprio João. E a caixa, montada e colada por ele mesmo, artesanalmente. E a ternura transbordante.

 

 

Série joõesinhos

Caixa com chapéu azul

Joões Estúdio Editorial, 2020

 

 

Cursos d'A Casa

[13/03/21] Correnteza: uma jornada de mulher em jogo – com Yohana Ciotti

[09/03/21] Educação antirracista com histórias: mitos e contos africanos e afro-brasileiros – com Giselda Perê

[09/03/21] Ateliê de voz: escuta, experiência e criação – com Renata Gelamo

[09/03/21] Escreviver – com Lúcia Castello Branco

[08/03/21] A Linha e seus papéis – com Edith Derdyk