Narraturgia: de curtas-metragens a narração oral – com Gazel Zayad

Sobre o curso

Quando criança sempre contava aos meus amigos sobre os filmes que via: terror, ficção científica, fantasia, não importava. Esse jogo de colocar imagens em palavras me deu a possibilidade de encontrar minha própria voz ao contar histórias. Muito mais tarde, redescobri esse exercício e seu valor para os interessados na arte e no ofício de contar. É assim que este curso propõe “a imagem audiovisual” como ponto de partida. Especificamente, nos aprofundaremos na teoria do roteiro cinematográfico, tomando como gatilhos curtas-metragens de animação de diversos gêneros e estéticas pouco convencionais, sem diálogos ou textos. Não há palavras de outros e, a partir desse silêncio, entraremos plenamente no universo da imagem como veículo poético para ir na busca da própria voz.

Programa com tópicos (sem desenvolvimento), um tópico por data: 

Serão oito encontros.

Primeiro encontro (28/10)
• Diferença entre história e relato.
• A ideia narrativa e o conflito dramático.

Segundo encontro (04/11)
• Desenvolvimento do personagem: Motivo – Intenção – Objeto.

Terceiro encontro (11/10)

• O incidente incitante.
• A cadeia causal.

Quarto encontro (18/10)

• A cena e a sequência narrativa.
• Métodos de escrita cinematográfica: A escaleta.

Quinto encontro (25/11)

• Sobre a ideia “esculpir no tempo” de Andrei Tarkovski. Reflexões sobre arte, estética e poética no cinema.

Sexto encontro (02/12)

• A trama. O triângulo narrativo.
• Peripécias estruturais. As sequências narrativas principais de um relato.

Sétimo encontro (09/12)

• Visualização. Ver com todos os sentidos.
• Imagem de ação e imagem poética.

Oitavo encontro (16/12)

• A projeção e a comunicação da imagem: O olhar, o corpo e a voz.

Bibliografia principal para compor o curso (3 ao menos)

• MCKEE, DAVID. El guión. Sustancia, estructura, estilo y principios del guión. Alba, 2002.
• FIELD, SYD. El libro del guión: fundamentos de la escritura de guiones. Plot, 1994.
• TARKOVSKY, ANDREI. Esculpir en el tiempo. Rialp,  1996

Quem é o professor

Gazel Zayad 2

Gazel Zayad é narrador oral, cantautor e realizador audiovisual. Estudou Filosofia e Letras, Comunicação Social e Artes Audiovisuais. Ele está no palco desde 2003 contando histórias onde música e narração oral se misturam naturalmente. Assim, participou de mais de 30 festivais internacionais e também realizou oficinas e apresentações em muitos países da América do Sul desfrutando de uma recepção calorosa e de excelentes críticas.

 

Conheça mais sobre o trabalho de Gazel Zayad

Quando

Dias 28/10; 04, 11, 18, 25/11 e 02, 09 e 16/12 (quartas-feiras)
Horário: das 18h às 20h

Todos os encontros são gravados, portanto é possível fazer a inscrição após o início do curso e ter acesso ao conteúdo anterior

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Público

Geral

Turma

30 pessoas

Investimento

R$ 320,00

PagSeguro
* em até 4X sem juros no cartão de crédito.
* 7% de desconto para pagamentos via boleto bancário. Pagamentos online também têm desconto de 7%, mas estão disponíveis apenas para alguns bancos.

PayPal
* 7% de desconto no cartão de crédito (parcela única).
* em até 4X sem juros no cartão de crédito.

Outros cursos d'A Casa

[09/11] Escutas radicais: ecologia de práticas e práticas em ecologia – com Sebastian Wiedemann

[09/11] A linha e seus papéis: cartografias do desenho – com Edith Derdyk

[04/11] Escritas de quarentena – com Tatiana Barbosa Cavalari

[28/10] Fantasia e design nos livros ilustrados como conceito e método – com Michaella Pivetti

[28/10] A potência da argila na vivência infantil – com Débora Amaral

[23/10] “Eu me lembro”: escrita de memórias em fragmentos – com Tatiana Barbosa Cavalari

[21/10] Maria Gabriela Llansol: fragmentos de um Cor’p’oema – com Janaina de Paula

[21/10] Poesia como ato político – com André Gravatá / 3ª turma

[20/10] Abrir-se para a escuta: de si e do mundo – com Adriana Friedmann

[15/10] Uma mala corpo casa para viajar – com Jullipop

[14/10] Construindo um livro-casa pop-up: a Engenharia de Papel em prol da narrativa – com Gustavo de Magalhães

[14/10] O rito de passagem das fotografias: reinvenção de memórias – com Sandra Lessa e professores convidados

[10/10] Oficina de colagem: O que é ser criança? – com Sofia Lemos

[10/10] De infância e nuvens: o contador de histórias e o imaginário infantil – com Giba Pedroza

[07/10] Dança da mão: desenho solto – com Biba Rigo

[06/10] Introdução à técnica do Papercutting/Kiriê – com Ariádine (2ª turma)

[02/10] Jornada de mulheres heroicas: histórias que precisamos contar / 3ª turma – com Yohana Ciotti

[01/10] Resolução de conflitos na sala de aula por meio das Assembleias Dramatizadas – com Ana Lucia Arbex

[01/10] Oficina de poesia: O delírio da palavra – com Tatiana Fraga

[01/10] A linha e seus papéis: indício, desígnio, anotação e acontecimento / 3ª turma – com Edith Derdyk

[30/09] Onde vive o movimento nas narrativas? A potência de conviver com as imagens e manter o movimento – com Melissa Migliori

[29/09] Narrando Infâncias – com Gazel Zayad

[24/09] Literatura da interioridade: reflexões sobre espiritualidade antiga – com Arturo Gamero

[16/09] Conto de Fadas: Retorno ao País da Infância – com Marco Haurélio – 3º módulo

[08/09] Mergulho na História – Linhas, agulhas e teares com Ana Luísa Lacombe

[08/09] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – palavra e imagem, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[01/09] Livro de Artista e suas extensões gramaticais – curso de extensão universitária, coordenação de Edith Derdyk

[12/08] Encontros com o Povo Verdadeiro – Angela Pappiani