Maria Gabriela Llansol: fragmentos de um Cor'p'oema - com Janaina de Paula

Sobre o curso

A partir da formulação “o corpo e o poema são chamados a formar um ambo”, pretendemos investigar a composição de um corpoema em Maria Gabriela Llansol, com os nós da leitura, da casa e do amor. Para isso percorreremos fragmentos da obra de Llansol, num exercício de leitura em voz alta. Ao lado dos fragmentos, abordaremos – bordaremos – alguns conceitos retirados do campo da teoria literária, da filosofia e da psicanálise.

 

Percurso de cada aula:

 

Aula 1 (21/10)

  • Ler Maria Gabriela Llansol: “não há literatura. Quando se escreve só importa saber em que real se entra, e se há técnica adequada para abrir caminhos a outros”.
  • Nascer na sequência de um ritmo, acompanhar a rapariga que temia a impostura da língua e seu passo para fora da nostalgia infinita.

 

Aula 2 (28/10)

  • Ler com Maria Gabriela Llansol: “ler é ser chamado a um combate”.
  • Aceitar o chamado, extrair um pensamento da leitura na obra de Llansol num exercício de aproximação com a escritura de Blanchot.

 

Aula 3 (04/11)

  • Abrir as paisagens da casa ao chão móvel da escrita, recolher o silêncio que ela abriga: “lá longe está o interior do mundo. A casa em que habito”.

 

Aula 4 (11/11)

  • Tecer um corpo com as letras da palavra amor: “o amor não se dirige a ninguém em particular, mas à reconstituição”.
  • Tocar-ler as dimensões do amor sive legens, o amor do movimento em movimento.

 

Aula 5 (18/11)

  • Bordar um corpo imaginante: “Há uma hora em que as imagens do mundo nos hão-de querer destruir o corpo”. […] Deixe-se que o poema seduza, então, as imagens, e as distraia, para que o corpo sobreviva.

 

Aula 6 (25/11)

  • Conversar infinitamente: à nossa volta o corpo dos escritores – com Lucia Castello Branco

 

Bibliografia sugerida:

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

LLANSOL, Maria Gabriela. Um beijo dado mais tarde. Lisboa: Rolim, 1985.

LLANSOL, Maria Gabriela. Onde vais, Drama-Poesia? Lisboa: Relógio D’Água, 2000.

NANCY, Jean-Luc. Corpus. Lisboa: Passagens, 2000.

PAULA, Janaina de. Cor´p´oema Llansol. Belo Horizonte: cas´a´screver, 2016.

Quem é a professora

janaina de paula

Janaina de Paula – Psicanalista, doutora em letras – Estudo Literários – pela UFMG, com tese sobre Maria Gabriela Llansol. Lê e escreve. Edita livros pela Cas’a edições e, atualmente, realiza um pós-doutorado na faculdade de letras da UFOP sobre a leitura, a escrita e a tradução em Maria Gabriela Llansol.

Quando

Dias 21 e 28 de outubro; 4, 11, 18 e 25 de novembro (às quartas-feiras)
Horário: das 19h30 às 21h

Todos os encontros são gravados, portanto é possível fazer a inscrição após o início do curso e ter acesso ao conteúdo anterior.

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Público

Geral

Turma

30 pessoas

Investimento

R$240,00

PagSeguro
* em até 4X sem juros no cartão de crédito.
* 7% de desconto para pagamentos via boleto bancário. Pagamentos online também têm desconto de 7%, mas estão disponíveis apenas para alguns bancos.

PayPal
* 7% de desconto no cartão de crédito (parcela única).
* em até 4X sem juros no cartão de crédito.

 

Outros cursos d'A Casa

[09/11] Escutas radicais: ecologia de práticas e práticas em ecologia – com Sebastian Wiedemann

[09/11] A linha e seus papéis: cartografias do desenho – com Edith Derdyk

[04/11] Escritas de quarentena – com Tatiana Barbosa Cavalari

[28/10] Fantasia e design nos livros ilustrados como conceito e método – com Michaella Pivetti

[28/10] Narraturgia: de curtas-metragens a narração oral – com Gazel Zayad

[28/10] A potência da argila na vivência infantil – com Débora Amaral

[23/10] “Eu me lembro”: escrita de memórias em fragmentos – com Tatiana Barbosa Cavalari

[21/10] Poesia como ato político – com André Gravatá / 3ª turma

[20/10] Abrir-se para a escuta: de si e do mundo – com Adriana Friedmann

[15/10] Uma mala corpo casa para viajar – com Jullipop

[14/10] Construindo um livro-casa pop-up: a Engenharia de Papel em prol da narrativa – com Gustavo de Magalhães

[14/10] O rito de passagem das fotografias: reinvenção de memórias – com Sandra Lessa e professores convidados

[10/10] Oficina de colagem: O que é ser criança? – com Sofia Lemos

[10/10] De infância e nuvens: o contador de histórias e o imaginário infantil – com Giba Pedroza

[07/10] Dança da mão: desenho solto – com Biba Rigo

[06/10] Introdução à técnica do Papercutting/Kiriê – com Ariádine (2ª turma)

[02/10] Jornada de mulheres heroicas: histórias que precisamos contar / 3ª turma – com Yohana Ciotti

[01/10] Resolução de conflitos na sala de aula por meio das Assembleias Dramatizadas – com Ana Lucia Arbex

[01/10] Oficina de poesia: O delírio da palavra – com Tatiana Fraga

[01/10] A linha e seus papéis: indício, desígnio, anotação e acontecimento / 3ª turma – com Edith Derdyk

[30/09] Onde vive o movimento nas narrativas? A potência de conviver com as imagens e manter o movimento – com Melissa Migliori

[29/09] Narrando Infâncias – com Gazel Zayad

[24/09] Literatura da interioridade: reflexões sobre espiritualidade antiga – com Arturo Gamero

[16/09] Conto de Fadas: Retorno ao País da Infância – com Marco Haurélio – 3º módulo

[08/09] Mergulho na História – Linhas, agulhas e teares com Ana Luísa Lacombe

[08/09] Oficina de Criação de Livro Ilustrado – palavra e imagem, com Odilon Moraes e Carolina Moreyra

[01/09] Livro de Artista e suas extensões gramaticais – curso de extensão universitária, coordenação de Edith Derdyk

[12/08] Encontros com o Povo Verdadeiro – Angela Pappiani