Palavras-sementes na arte-ofício do contador de histórias - com Gislayne Matos

Sobre o curso

A palavra tem sementes e sua proliferação é semelhante a uma germinação. Uma palavra “sem sementes” é vazia de sentido, estéril, é a palavra da “conversa fiada”.

Mito Dogon

 

Nesta oficina, ao tratarmos as palavras como sementes, estabelecemos uma relação entre o ofício do contador de histórias e o ofício do agricultor.

Assim como o agricultor, que precisa conhecer sobre sementes e processos de germinação para escolher as que terão mais chance de germinar no solo onde irá plantá-las, o contador precisa conhecer as palavras para saber quais poderá incluir em seu conto. De acordo com a intenção que se tenha, e se bem colocadas no conto – por exemplo: num diálogo entre personagens, ou na explicitação de um pensamento da personagem -,  as palavras podem produzir reflexões e provocar mudanças no ouvinte.

O agricultor enterra a semente no chão com a intenção de colher frutos, flores, legumes ou fazer sombra ou embelezar um jardim. Da mesma forma, o contador planta, na “terra do coração” de seu ouvinte, a semente da palavra que trará alegria, espanto, coragem, fé, reflexão… O fim último é sempre comunicar. E a comunicação pode se dar em diferentes níveis de percepção.

Desenvolvimento:

Nos três encontros será utilizada uma metodologia teórico-prática. As exposições teóricas estarão em consonância com os exercícios propostos em torno das “palavras”.

 

 

Sobre a professora

gislayne

Gislayne Matos é mestra em educação pela UFMG. Especialista em Terapia Familiar Sistêmica pela PUC Minas. Formada em Arteterapia pela Université René Descartes – Paris V – Sorbonne (1990) e INECAT- Institut National d’Expression, de Création, d’Art et de Thérapie – Paris (1991/1992). Formada em Interculturalidade pela Association Interferences Culturelles – Paris. É Contadora de histórias e formadora de novos contadores. Idealizou e criou, juntamente com a psicóloga Cecilia Caram, os projetos Convivendo com Arte, que promove a formação de novos contadores de histórias e o Projeto Noite de Contos para apresentação de contos de todas as culturas e tradições, que teve apresentações mensais no Palácio das Artes-BH entre 1994 e 2000. Foi consultora do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e Secretaria do Desenvolvimento Social do Paraná – SEDS para elaboração de Coleção Temática: Contos de Tradição Oral, voltada para trabalhos com famílias em situação de vulnerabilidade social. Publicou diversos livros e artigos em revistas especializadas. Atualmente ministra oficinas e palestras em instituições públicas e privadas em diversas cidades do Brasil.

Quando

Dias 1, 2 e 3 de fevereiro
(terça, quarta e quinta-feira)
Das 15 às 17h

Curso com tradução em libras

Após o início do curso você terá acesso à plataforma de estudo d’A Casa por 3 (três) meses, onde poderá rever as aulas gravadas, ter acesso a materiais referenciais e espaço livre para prática e troca entre alunos e alunas

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Turma

20 vagas

Investimento

R$ 180,00

Alunes e ex-alunes d’A Casa Tombada têm 10% de desconto em todos os cursos livres. É só pedir o o cupom de desconto pelo email cursos@acasatombada.com

Pagar.me
Parcela única no boleto bancário OU
Em até 10 X sem juros no cartão de crédito

PayPal
Em até 10 X sem juros no cartão de crédito

VOCÊ PRECISA ESPERAR A DATA DO CARTÃO VIRAR?
Fale com a gente e reserve sua vaga pelo e-mail cursos@acasatombada.com

Bolsa de estudo

Aceitaremos inscrições para o processo de bolsa até sete (7) dias antes do início do curso.
[ Mais informações  clique aqui ]

Outros cursos d'A Casa

[28/08/2022] Mitos, contos e arquétipos – com Marco Haurélio

[10/08/2022] O Tarô e as histórias A jornada do louco através dos contos de tradição oral – com Keu Apoema

[21/07/22] Colagem: recorte a vida e transforme em arte – com Sofia Lemos / Módulo III: Desconstrução de paisagens com colagem

[27/06/2022] Gingando com a literatura contemporânea brasileira – com Josiane Alves e Katiane Martins

[09/06/22] Colagem: recorte a vida e transforme em arte – com Sofia Lemos / Módulo II: Colagem e técnicas mistas

[12/03/22] Grupo de estudos filosóficos (encontros mensais) – com Luiza Christov