Sobre o Ciclo
I Ciclo de estudos: Por um destino fecundo
Ementa
A partir de 2023, A Casa Tombada inicia um novo modelo de convite ao estudo: Os Ciclos de Estudos. E cada um deles terá um assunto propulsor, um mote para que possamos nos vincular aos modos de abordar o conhecimento. O primeiro Ciclo, que acontece agora em janeiro/23, do dia 23/1 ao dia 4/2, será em torno da frase do filósofo Emmanuel Levinas: “Um ser capaz de outro destino que não o seu é um ser fecundo”.
Composto por várias vozes que consideramos fundamentais para o nosso momento atual, o Ciclo acontece com encontros diários, sempre às 19h e com mesmo acesso ao zoom, exceto os encontros aos sábados que ocorrem pela manhã.
O Brasil vive um momento singular. Um chamado para que todas e todos possamos sair de nós mesmos em direção à reconstrução de nossos laços de possíveis. É tempo de sair de casa. É tempo de se conhecer quem não se conhecia. É tempo de abrir os casulos. É tempo de oferecer-se. É tempo de aproximação.
É tempo de abrir o próprio tempo. É tempo de estar à altura deste tempo, isto é, perder-se. Perder tempo no estudo, na conversa, na escuta. Perder tempo no silêncio, desejando, saboreando palavras, mirando o que não se controla, o mutante, o que não se conhece nem vai se conhecer completamente. É tempo de amar o estranho. Ou melhor, é tempo de sair de um si mesmo infértil, viciado, previsto, antecipado. Como na frase de Levinas “um ser capaz de outro destino que não o seu é um ser fecundo”. É tempo de fecundar o caminho em direção ao desconhecido. Em companhia.
Para quem se destina?
Para pessoas que trabalham com arte, educação e cultura. Mas, sobretudo, para todas as pessoas que desejam elaborar as complexidades do momento que atravessamos mediadas por afeto, escuta genuína e vinculação. A Casa Tombada entende que o estudo é parte constituinte da comunidade humana e não está ligado apenas às pessoas que têm em seu ofício a produção de saberes, todas as pessoas precisam constantemente estudar, atualizar suas perguntas, rever suas crenças, como direito humano fundamental para se tornar uma pessoa plena.
O que vamos pensar nestes encontros?
A vida presente, o tempo presente, as pessoas e as relações do presente, mediados pela imagem de um destino fecundo, que afinal, é o que todas as pessoas buscam. Que as nossas existências sejam fecundas.
Participam destes encontros:
23/01 Ângela Castelo Branco – Aula-poema: a escrita como segredo
24/01 Rita Mendonça – A Natureza que somos – reflexões sobre o mundo vivo
25/01 Elisa Lucinda –
26/01 Izilda Toledo
27/01 Bel Santos Mayer – Caminhos da leitura: das rotas ao desvio dos cursos da vida
28/01 Emilie Andrade – Destino e transformação: dois princípios das histórias
30/01 Ângela Pappiani – Tempo de roçado
31/01 Glória Kirinus – Tempo de Maradigmas
01 e 02/02 Giuliano Tierno –
03 e 04/02 André Gravatá – Experimentos de poesia e sonho
.
Quando
10 encontros online e ao vivo no Zoom
Aulas gravadas com acesso por três meses
Início – 23/01 a 04/02/23
Investimento
R$ 380,00 (dividido em 4 vezes no cartão)
Descontos:
10% para estudantes e ex-estudantes de cursos livres d’A Casa
15% para ex-estudantes de pós d’A Casa
20% para estudantes regularmente matriculados nos cursos de pós-graduações d’A Casa
Solicite o cupom por email: cursos@acasatombada.com