Educação Antirracista: entre saberes e fazeres - com Ananda Luz e Lolla Angelucci

Sobre o curso

É urgente uma educação antirracista! Não é mais possível que as escolas e a sociedade não pensem um processo educativo para a diversidade, ainda porque a prática antirracista precisa ser cotiDiária e não cotidiAna, aquela que acontece apenas uma vez por ano. Pensando nisso, convidamos educadores e educadoras para pensarem as práticas antirracistas em espaços de educação formal e não formal.

O curso nasceu das pesquisas e das práticas no chão da escola da Ananda em diálogo com as pesquisas e as experiências com jogos e cenografia da Lolla; foi pensado para todo mundo que quer desenvolver materiais pedagógicos para uma educação antirracista. Serão 5 encontros, nos quais, além de convidar para refletir e debater sobre as possibilidades de realizar uma educação antirracista, também materializaremos o debate em práticas.

No fim de cada encontro compartilharemos práticas pedagógicas existentes e exitosas, para que, ao término do curso, os/as participantes possam construir seus próprios repertórios de fazeres e protótipos de materiais pensados especialmente para seus/suas alunes. Este é um curso para colocar a mão na massa!

Percurso do curso

Encontro 01 (24/1): Chegando e se aconchegando e nomeando: um debate sobre epistemicídio.

Encontro 02 (26/01): Como chegamos até aqui: sobre os caminhos de lutas e afetos.

Encontro 03 (28/01): Valores Civilizatórios: entre saberes, partilhas e fazeres.

Encontro 04 (31/01): Tudo isso cabe em um livro? A literatura infantil e a educação antirracista.

Encontro 05 (02/02): Alinhavos.

 

Referências bibliográficas:

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo da história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019

Carneiro, A. S. (2005). A construção do outro como não-ser como fundamento do ser. (Tese de doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

CAVALLEIRO, Eliane. Do Silêncio do Lar ao Silêncio Escolar: Racismo, Preconceito e Discriminação na Educação Infantil. 6ed. São Paulo: Contexto, 2017.

DEBUS, Eliane. A temática da cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens. São Paulo: Cortez: Centro de Ciências da Educação, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2017.

hOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins fontes, 2017.

MACHADO, Vanda. Prosa de Nagô educando pela cultura. Salvador-BA: EDUFBA, 2017.

MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. 2 ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

OSCAR, Joana Elisa Costa. Caminhos percorridos por professores para implementação da Lei 10.639/03 na educação infantil: prática pedagógica em interface com a política pública municipal. Dissertação (mestrado) Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, 2018.

ROSA, Sônia. Entre textos e afetos: formando leitores dentro e fora de casa. Rio de Janeiro: Malê, 2017.

SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. In: Educação Porto Alegre/RS, ano 2007, n. 3 (63), p. 489 – 506, set./dez. 2007.

TOLENTINO, Luana. Outra educação é possível: feminismo, antirracismo e inclusão em sala de aula. Belo Horizonte-MG: 2019.

TRINDADE, Azoilda Loretto. O Racismo no Cotidiano Escolar. In: BARROS, José Flávio Pessoa Barros e OLIVEIRA, Luiz Fernandes de (orgs.). Todas as Cores na Educação: contribuições para uma reeducação das relações étnico-raciais no ensino básico. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2008.

TRINDADE, Azoilda Loretto. Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros na Educação.  

Sobre as professoras

ananda_educação antirracista

Ananda Luz é pedagoga, doutoranda em Difusão do Conhecimento (DMMDC/PPGDC), na qual pesquisa infância. Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER-UFSB). Cursa a especialização O livro para infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação n’A Casa Tombada-SP. Tem atuação profissional na Educação Básica como docente, coordenadora e formadora de professores. Em todas as áreas de atuações vem desenvolvendo pesquisas e práticas que promovem o debate sobre infância, educação antirracista e literatura infantil negra e que tematize a história e cultura africana e afro-brasileira.

Lolla Angelucci é ilustradora, ativista, professora e idealizadora do Espaço Album, espaço de formação para criadores de livros. Formada em Direito pela Universidade Mackenzie em São Paulo e especializanda em O Livro para a Infância: processos contemporâneos de criação, circulação e mediação n’A Casa Tombada, em que pesquisa educação antirracista. Tem atuado com educação em espaços não formais desde 2015 e milita pela diversidade na representação de personagens para a literatura infantil. Foi considerada uma das mulheres inspiradoras de 2018 pelo Huffpost Brasil, na campanha #tododiadelas pelo seu projeto Sereias Carecas e trabalha no movimento social pela promoção da moradia digna.

Quando

Dias 24, 26, 28 e 31/1 e 02/02
(segundas, quartas e sexta-feira)
Das 19 às 21h

Após a inscrição, você terá acesso à plataforma de estudo d’A Casa por 3 (três) meses, onde poderá rever as aulas gravadas, ter acesso a materiais referenciais e espaço livre para prática e troca entre alunos e alunas

Onde 

Online
As informações de acesso serão disponibilizadas por e-mail.

Turma

20 vagas

Investimento

R$ 300,00

Alunes e ex-alunes d’A Casa Tombada têm 10% de desconto em todos os cursos livres. É só pedir o o cupom de desconto pelo email cursos@acasatombada.com

Pagar.me
Parcela única no boleto bancário OU
Em até 10 X sem juros no cartão de crédito

PayPal
Em até 10 X sem juros no cartão de crédito

VOCÊ PRECISA ESPERAR A DATA DO CARTÃO VIRAR?
Fale com a gente e reserve sua vaga pelo e-mail cursos@acasatombada.com

Bolsa de estudo

Aceitaremos inscrições para o processo de bolsa até sete (7) dias antes do início do curso.
[ Mais informações  clique aqui ]

Outros cursos d'A Casa

[28/08/2022] Mitos, contos e arquétipos – com Marco Haurélio

[10/08/2022] O Tarô e as histórias A jornada do louco através dos contos de tradição oral – com Keu Apoema

[21/07/22] Colagem: recorte a vida e transforme em arte – com Sofia Lemos / Módulo III: Desconstrução de paisagens com colagem

[27/06/2022] Gingando com a literatura contemporânea brasileira – com Josiane Alves e Katiane Martins

[09/06/22] Colagem: recorte a vida e transforme em arte – com Sofia Lemos / Módulo II: Colagem e técnicas mistas

[12/03/22] Grupo de estudos filosóficos (encontros mensais) – com Luiza Christov