Sobre o curso online

 

Fazemos coisas com as palavras e as palavras fazem coisas conosco. Este curso é um convite a educadores dos vários segmentos do ensino, coordenação pedagógica, gestão, às experimentações com as palavras (no movimento pendular entre as oralidades e as escritas). Palavras que nos oferecem a reflexão das práticas pedagógicas na perspectiva sensível. Vamos pensar a partir de imagens míticas, literárias, fragmentos filosóficos e conversar com autores e autoras como Conceição Evaristo, Grada Kilomba, Ailton Krenak, bell hooks, Vilém Flusser, Jorge Larrosa, Maria Zambrano, Renato Nogueira, Jan Masschelein entre outras vozes.

Tópicos do curso:

  1. As palavras e as narrativas de si
  2. As palavras e a relação com os outros (o outro como experiência)
  3. As palavras e os relatos reflexivos das práticas educativas
  4. As palavras e a partilha sensível

Pra quem é

Educadores em geral dos vários segmentos do ensino (infantil, fundamental, médio); educadores sociais; educadores do ensino não-formal; arte/educadores; e, interessados em geral.

Mínimo de 12 pessoas

 

Referências

EVARISTO, Conceição. https://www.youtube.com/watch?v=QXopKuvxevY

FLUSSER, Vilém. Língua e realidade. São Paulo: Annablume, 2007.

_____________ A dúvida. São Paulo: Annablume, 2011.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir. São Paulo: MEDIAfashion: Folha de S. Paulo, 2021.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação. Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

_____________ A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

_____________ Tremores. Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

_____________ Elogio da Escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

_____________ Esperando não se sabe o quê. Sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

MASSCHELEIN e SIMONS, Jan e Maarten. Em defesa da escola. Uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2013

ZAMBRANO, María. O sonho criador. Lisboa/PT: Assírio&Alvim, 2006.

 

Sobre Giuliano Tierno

Doutor e Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp. Licenciatura plena em Educação Artística – Habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Sócio-fundador d´A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura, Educação] na cidade de São Paulo. Coordenador Geral dos cursos de pós-graduação d?A Casa Tombada. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano, pel’A Casa Tombada. Assessor do currículo do componente Arte do Novo Ensino Médio da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo. Assessor do currículo do Ensino Fundamental e Médio, do componente Arte, da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte. Foi professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional ProfArtes do Instituto de Artes da UNESP. Coordenou a área de Artes do Colégio Augusto Laranja (2014-2021). Palestrante e assessor da Área de práticas literárias e orais nos níveis de ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio. Professor do curso de pós-graduação A Arte de Ensinar Arte pelo Instituto Singularidades. Foi coordenador de Programas e Projetos da CSMB da SMC. Foi Diretor de Curadoria e Programação do CCSP. Foi Diretor da Divisão de Ação Cultural e Educativa do CCSP. Foi Curador Educativo do Centro Cultural São Paulo. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Experiências de Formação – Roda-Línguas, Unesp, desde 2006. Organizador do livro A Criança de 6 anos – Reflexões e Práticas (2008 e 2012), pela editora Meca. Co-autor do livro Contos do Quintal (2007), editora Globo. Autor de contos publicados nas revistas Crescer e Direcional Educador. Organizador e autor do livro A Arte de Contar Histórias: Abordagens poética, literária e performática, pela editora Ícone, 2010. Organizador e autor do livro Narra-te cidade: pensamentos sobre a arte de contar histórias hoje, pel’A Casa Tombada Edições, 2017.

 

Quando

terças-feiras, dias

29/8, 5/9, 12/9 e 19/9.

 das 20h às 21h30

Onde 

Encontros online e ao vivo via aplicativo Zoom

3 Meses de acesso às gravações em nossa plataforma digital

Valor

R$ 240,00 (em até 4 vezes)

* Estudantes e ex-estudantes das pós-graduações e cursos livres d’A Casa Tombada têm 50% de desconto.

Cupom de desconto, solicite por e-mail: cursos@acasatombada.com

 

 

Bolsas de Estudo

A Casa Tombada, como parte de suas ações para o enfrentamento às desigualdades históricas, ao racismo e às violências estruturais, oferece bolsas integrais de estudo para pessoas negras, indígenas, trans e com deficiência.

Prazo de solicitação de bolsa até o dia 28/07/23

Os estudantes contemplados receberão as informações dos próximos passos por e-mail e WhatsApp após o dia 28/07/23

Faça a leitura da carta/edital: https://drive.google.com/file/d/1liwzHXF8SaR-uRC7_rrLXS2ZWsXrhXZc/view?usp=drive_link

Para solicitação de bolsas de estudo, preencha o formulário: https://forms.gle/aPJUnvag9zHkACbeA