Narradores de Vida: poéticas biográficas - com Sandra Lessa

Sobre o curso

Trata-se de um processo criativo de escuta do passado, reescrita da memória e narração de outros futuros. Uma recriação de nossas histórias de vida partilhadas através de ambiente virtual que interage com o passado. Aqui atravessamos três etapas:

  1. A escuta: escutando e escavando nossas narrativas, atravessaremos a oportunidade de autopercepção e a ampliação do nosso processo histórico. Será possível visualizar o impacto social que o contato com novas histórias nos faz repensar e reorganizar nossas crenças e valores. 
  2. A escrita: a reescrita de nosso passado defende a manutenção de nossas subjetividades e o compartilhamento de nossas poéticas sobre a existência. Aprofundando nos cacos e restos de nossas biografias, escavaremos em objetos afetivos algumas histórias que não foram contadas. 
  3. A narração: para cada memória recolhida será produzido um vídeo como matéria poética que possa revelar a potência de seu narrador. Os vídeos serão captados por aparelhos celulares registrando somente objetos e ambientes. A voz conduzirá a estética do vídeo, sendo ela a alma viva que vai ressignificar o passado. 

Como objeto final desse percurso biográfico os vídeos serão acomodados em uma página de ambiente virtual, criando um pequeno museu de visitação pública.  A produção artística final não vai derivar somente de dados biográficos, mas, enfatizará imagens, cenas, gestos, fragmentos textuais, pulsões, operando assim outras significâncias do biografado. 

A artesania de nosso trabalho está em escutar antigas vozes e garantir a insurgência de suas pluralidades, e ainda, convocar sua ressignificação no presente. 

Os encontros serão divididos nos seguintes temas:

Encontros  – quintas-feiras,  das 19h às 21h
Encontro 01 (31/03): Memória e esquecimento
Encontro 02 (07/04): A Escuta de “objetos afetivos” como tecnologia do afeto 
Encontro 03 (14/04): Escavando rastros afetivos de nossa memória 14

Dia 21/4 é feriado é não haverá aula

Encontro 04 (28/04): As novas mídias como possibilidade narrativa
Encontro 05 (05/05): Criação de vídeos-narrativos a partir da narrativa dos objetos
Encontro 06 (12/05): Compartilhamento performativo de narração
Encontro 07 (19/05): Celebração do Mini-museu virtual

Bibliografia:

Bosi, Ecléa. Tempos vivos e tempos mortos. São Paulo editorial, 2003. 
Gagnebin, Jeane-Marie. Limiar, aura e rememoração. São Paulo: Editora 34, 2019.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
Mitidieri, André Luis. Silva, Murilo Cesar. Com Roland Barthes, reinventam-se vidas pulverizadas. Revista Língua & Literatura, v. 17, n. 29, dez. 2015. 
RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas- Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019. 
Rufino Workman, Karen. Tecnologia Social da Memoria: Para comunidades, movimentos sociais e instituições registrarem suas histórias. 2009, Museu da Pessoa.

Filmografia:

Rimini Protokoll
https://www.rimini-protokoll.de/website/en/ 

Lola Arias
https://www.youtube.com/watch?v=B6KW7i1CRns

 

Quem é a professora

Sandra Lessa

Sandra Lessa é mestra em Artes da Cena pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unicamp, onde desenvolveu a pesquisa “O Narrador está em quem ouve: o estudo de histórias de vida no trabalho do ator-performer” (NEA Edições Acadêmicas: 2015). Sua pesquisa percorre o caminho da escuta, escrita e narração biográfica, acolhendo as ficções que residem nas memórias pessoais. Trabalha com o Instituto Museu da Pessoa e a Associação Arte Despertar. Escreveu o livro “O Farol das Ilhas: histórias de vida para além de um hospital – memórias de pacientes do Hospital das Clínicas de São Paulo” (Arte Despertar: 2009). Organizou os livros “E Era Tudo Verdade: coletânea de histórias de vida (Biblioteca Hans Christian Andersen: 2016) e “Narradores de Vida” (Museu da Pessoa: 2017). Como artista percorreu o Brasil, Europa, América Latina e México, pesquisando e atuando com a escuta poética para o encontro com o outro.

 

Quando

Turma I
De 31/3 a 19/5
às quintas-feiras
das 19h às 21h

Onde 

Online

Todos os cursos d’A Casa Tombada são realizados em nossa plataforma de estudo digital e podem ser acessados por três meses após o término do curso. 

O acesso à plataforma será disponibilizado por e-mail.

Público

Geral

Turma

30 pessoas

Investimento

R$ 580,00

Alunes e ex-alunes d’A Casa Tombada têm desconto de 10% em todos os cursos livres. É só pedir o cupom de desconto pelo email cursos@acasatombada.com
Pagar.me
Parcela única no boleto bancário ou em até 10 X sem juros no cartão de crédito
PayPal
Em até 10 X sem juros no cartão de crédito

VOCÊ PRECISA  ESPERAR  A DATA DO CARTÃO VIRAR?
Fale com a gente e reserve sua vaga pelo e-mail cursos@acasatombada.com 

 

Bolsa de estudo

Aceitaremos inscrições para o processo de bolsa até sete (7) dias antes do início do curso.
[ Mais informações  clique aqui ]

Outros cursos d'A Casa