-
Subjetividades das Narrativas e Contextos do Faz-De-Contas
- Voltar
Documento
Metadados
Miniatura
Título
Subjetividades das Narrativas e Contextos do Faz-De-Contas
Autor
Paula Cunha Santos Cardoso Soares
Descrição
Esse estudo tem como objetivo ver e ouvir crianças de 4 a 6 anos, enquanto brincam
de faz-de-conta, dentro do ambiente escolar. A partir dessas observações e escutas,
entender as subjetividades presentes nas narrativas do brincar, as escolhas dos
materiais e contextos, e as relações afetivas e com a natureza, que se apresentam
nesses momentos. Para isso, foi feita uma pesquisa de campo numa Emei de SP com
seis dias de observações e registros nos pátios externos da escola e três dias com
propostas especificas que favorecessem outras formas de expressão sobre o mesmo
tema. As análises foram feitas em diálogo com as bases teóricas da Antropologia,
fenomenologia e psicanálise.
Assunto
brincar livre | Contexto | criança | Expressão | família | Faz-De-Contas | materiais não-estruturados | Natureza | subjetividade
Data
2024
Idioma
Bibliografia
AMBRA, Karen. Aprendendo a conviver – As regras na brincadeira de faz-deconta. São Paulo: EDUC, 2012.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos – Ensaio sobre a imaginação da
matéria. São Paulo: editora WMF Martins Fontes, 2018.
BARROS, Manoel de. O Livro das Ignorâncias. São Paulo: Companhia das Letras,
2015.
CAROLYN, Edwards, LELLA, Gandini, FORMAN, George. As cem linguagens da
criança: abordagem de Reggio Emilia na Educação da primeira infância. Porta
Alegre: Penso, 2016.
COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
FRIEDMANN, Adriana. O livro dos sinais. São Paulo, 2000
FRIEDMANN, Adriana. Linguagens e culturas infantis. São Paulo: Editora Cortez, 2013
FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e
poéticas das infâncias. São Paulo: Panda Books, 2020.
FRIEDMANN, Adriana. As complexas tramas da vida. No prelo.
PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São
Paulo: Peirópolis, 2016.
PIORSKI, Gandhy. Anímicas. São Paulo: Peirópolis, 2023.
HILLMAN, James. Código do ser. São Paulo: Cultrix, 1996.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira
Thomson Learning, 2022.
LARROSA, Jorge. A experiência e a formação do professor. Belo Horizonte:
Autêntica, 2002.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista
Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPEd, 2002.
LARROSA, Jorge. A experiência da leitura. 1. São Paulo: Autores Associados, 2016.
MACHADO, M. M. Fenomenologia e Infância: o direito da criança a ser o que ela
é. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 49/1, 2013.
MEIRELLES, Renata. Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos
meninos do Brasil. São Paulo: editora Terceiro Nome, 2007.
MEIRELLES, Renata. Território do Brincar – Um encontro com a criança
brasileira. TED, SP 2016. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=nWbcLVzmj7E. Acesso em: 03/08/2024.
OLIVEIRA, Maria Cristina de. Escuta: uma prática de formação de educadores.
2015.
OLIVEIRA, Rayssa. Espaços Afetivos – habitar a escola. São Paulo: editora do
autor, 2021.
PROENÇA, Maria Alice. O Registro e a documentação pedagógica – entre o real
e o ideal... o possível!. São Paulo: Panda Educação, 2022.
RIBEIRO, Djamila. Cartas à minha avó. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
ROMEU, Gabriela. Brincar é tão indispensável como respirar. In: CALSAVARA,
Kátia. Revista Qualé, 2023. Disponível em:
https://revistaquale.com.br/noticias/brincar-e-tao-indispensavel-como-respiraracredita-gabriela-romeu. Acesso em: 03/08/2024.
ROMEU, Gabriela. Lá no meu quintal – O brincar de meninas e meninos de norte
a sul. São Paulo: Editora Peirópolis, 2019.
SILVA, João. A importância da educação na formação profissional. In: PEREIRA, Ana.
Entrevistas sobre educação. São Paulo: Editora Educação, 2022. p. 45-50.
SAFRA, Gilberto. Desvelando a memória do humano: o brincar, o narrar, o corpo,
o sagrado, o silêncio. São Paulo: Edições Sobornost, 2006.
TERRITÓRIO DO BRINCAR; INSTITUTO ALANA. Projeto Miradas. São Paulo, 2019.
TOKARCZUK, Olga; CONCEJO, Joanna. A alma perdida. São Paulo: Todavia, 2020.
VECCHI, Vea. Arte e criatividade em Reggio Emilia. São Paulo: Editora Phorte,
2017.
WINNICOTT, D. W. Objetos transicionais e fenômenos transicionais – da
Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.