Bibliografia
REFERÊNCIAS BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. da G. S. A cada dia a vida na escola com as crianças pequenas nos coloca novos desafios. In: ALBUQUERQUE, S. S. de; FELIPE, J.; CORSO, l. V. ( orgs.). Para pensar a docência na Educação Infantil. Porto Alegre: Evangraf, 2019. ENGEL, G. I. Pesquisa-ação. In: Educar em revista. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, nº16, p. 181-191. 2000. Disponível em: http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_16/irineu_engel.pdf Acesso em: 15 abr. 2020. FALK, J. (org.). Abordagem Pikler, Educação Infantil. Título original: Lóczy, educación infantil. Tradução: Guillermo Blanco Ordaz. São Paulo: Omnisciência. Coleção primeira infância: educar de 0 a 6, 2016. FERNANDEZ, Gláucia. A escola para além da es-co-la: um olhar sobre a educação integral. Orientadora: Delma Lúcia Mesquita. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Faculdade de Pedagogia, Centro Universitário Salesiano de São Paulo, São Paulo, 2014. FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? Comunicação, autonomia e saber-fazer de bebês em um contexto de vida coletiva. Porto Alegre: Penso, 2015. FRIEDMANN, Adriana. Linguagens e Culturas Infantis. São Paulo: Cortez, 2013. MÓZES, E. La observación del bebé por parte de su madre o sustituto: efectos en sus propias actitudes y en la imagen que se forman del niño. Revista Latinoamericana de Educación Infantil RELAdEI, 5 (3) Monografico Pikler-Lóczy, p. 27-35, Setembro. 2016. Disponível em: www.reladei.net . Acesso em: 10 abr. 2020. RAPOPORT, A. et al. O dia a dia na educação infantil. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 2014. RICHTER, S. R. S.; BARBOSA, M. C. S. Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche. In: Revista Educação, v. 35, n. 1, p. 85-95, janeiro-abril, 2010. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria/RG, 2010. / TARDOS, A. MARIAN Reismann: Relações. In: Revista De La In-Fan-cia. España: Asociación de Maestros Rosa Sensat, nº 42, Março-Abril p. 12-17. Tradução livre de Sonia Valverde Larrubia, 1997.