-
“EU DUVIDO VOCÊ ME FAZER GOSTAR DE LER”: UMA AVENTURA SOBRE LIVRO ILUSTRADO, VÍNCULO AFETIVO E INTERESSE PELA LEITURA
- Voltar
Documento
Metadados
Miniatura
Título
“EU DUVIDO VOCÊ ME FAZER GOSTAR DE LER”: UMA AVENTURA SOBRE LIVRO ILUSTRADO, VÍNCULO AFETIVO E INTERESSE PELA LEITURA
Autor
Daniella Etinger Gomes
Descrição
O trabalho trata da mediação de leitura para a criação de vínculos afetivos entre familiares e o despertar de interesse pela literatura, enquanto caminho para o desenvolvimento do gosto ou do prazer pelo texto escrito e visual. A pesquisa foi elaborada a partir de estudos
bibliográficos; entrevistas com agentes do livro e da leitura literária; e práticas de mediações
presenciais no espaço doméstico e urbano, para uma criança de 10 anos, utilizando livros
ilustrados da Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes Vieira e de acervo pessoal.
Data
2024
Idioma
Bibliografia
ARAUJO, Germana de. Design do livro experimental: ensaios provocativos. São
Cristóvão: Editora UFS, 2022.
BAEK, Heena. Balas mágicas. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2022.
CAMPOS, Rui. O que é um livro? In: DEAECTO, Marisa Midori; SOREL, Patricia;
KALIL, Livia. Bibliodiversidade e o preço do livro. São Paulo: Editora Ateliê Editorial;
Apoio da Embaixada da França no Brasil, 2022.
COSTA, Renata. Leitura cria mundos. Rio de janeiro: Oficina Raquel, 2022.
DRUCE, Arden; LUDLOW, Pat; AQUINO, Gilda de. Bruxa, bruxa, venha à minha festa.
São Paulo: Brinque-book, 2007.
GRAHAM, Oakley; GREEN, Barry. Uma história de vampiro. Curitiba: Libris, 2012.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.
ITAÚ SOCIAL; BRÄKLING, Kátia Lomba. Matriz de critérios para análise e seleção de
livros infantis do Programa Leia com uma criança. São Paulo: Fundação Itaú para a
Educação e Cultura, 2021. Disponível em:
https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2022/08/Matriz-de-criterios-para-analise-e-
selecao-de-livros-infantis-do-Programa-Leia-com-uma-crianca-2022.pdf. Acesso em: 15 dez.
2023.
ITAÚ SOCIAL. Guia para mediação de leitura. Disponível em:
https://www.itausocial.org.br/wp-content/uploads/2020/10/Guia-de-mediacao-para-leitura.pdf.
Acesso em: 15 dez. 2023.
NOLAN, Dennis; Mar de sonhos. Rio de Janeiro: Singular, 2013.
PAES, José Paulo; MAIA, Luiz. Poemas para brincar. São Paulo: Ática, 2007.
PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. São Paulo: Editora 34,
2013.
PETIT, Michèle. Ler o mundo: experiências de transmissão cultural nos dias de hoje.
São Paulo: Editora 34, 2019.
PRESS, Hans Jürgen. A turma da mão preta em: a casa misteriosa e o túnel do traficante.
São Paulo: Ática, 1996.
REYES, Yolanda. A substância oculta dos contos: as vozes e narrativas que nos
constituem. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2021.
REYES, Yolanda. Mediadores de leitura. In: FRADE, Isabel C. A. da S.; BREGUNCI,
Maria das G. de C.; VAL, Maria da G. F. da C. Glossário Ceale: termos de alfabetização,
78
leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG, 2014. Disponível em:
https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/mediadores-de-leitura. Acesso em:
05 mar. 2024.
RIBEIRO, Ana Elisa. Livro, hoje: multiversidade e aspectos tecnológicos. In: DEAECTO,
Marisa Midori; SOREL, Patricia; KALIL, Livia. Bibliodiversidade e o preço do livro. São
Paulo: Editora Ateliê Editorial; Apoio da Embaixada da França no Brasil, 2022.
SCHREVER, Rikky; REDACTIE PAKHUIS, Het. A vaquinha quer passear. Jandira:
Ciranda Cultural, 2012.
SEREZA, Haroldo Ceravolo. Lei Cortez ou Lei do preço comum: pensar políticas
públicas do livro para além de isenções e das grandes compras governamentais. In:
DEAECTO, Marisa Midori; SOREL, Patricia; KALIL, Livia. Bibliodiversidade e o preço
do livro. São Paulo: Editora Ateliê Editorial; Apoio da Embaixada da França no Brasil,
2022.
TAVANO, Silvana; KONDO, Daniel. Psssssssssssssiu!. São Paulo: Instituto Callis, 2012.
YONG, Jo; SAM, Jam. Criança Zumbi. São Paulo: Intrínseca, 2021.