-
ESCUTO e conto histórias de brincar
- Voltar
Documento
Metadados
Título
ESCUTO e conto histórias de brincar
Autor
Ana Carolina Portilho Nicoletti Skaf Brax
Descrição
Este trabalho traz histórias de brincar narradas pelos corpos, gestos, palavras, imagens, sentimentos, metáforas e vestígios de crianças de 3, 4, 5 e 6 anos. Estas histórias foram escutadas, contadas e cocriadas pela aprendente e ouvinte observadora e escutadora das crianças e dialogadas e refletidas com pesquisadoras e pesquisadores das infâncias. As histórias são frutos dos caminhos trilhados durante a pesquisa de campo, no parque da Educação Infantil de uma escola, em diálogo com as transformações da pesquisadora e com as ideias de autoras e autores que estudam as infâncias.
Assunto
Data
2022
Idioma
Bibliografia
ANTÔNIO, Severino. Cenas de infância: a criança como protagonista. Americana,
SP : Adonis, 2016.
ANTÔNIO, Severino; TAVARES, Katia. A poética da infância: conversas com quem
educa as crianças. Cachoeira Paulista, SP : Editora Passarinho, 2019.
ASSE, Roberta. A travessia de Marina Menina. São Paulo : Criadeira Livros, 2015.
v. 1.
_____. Pé de Uva, Mão de Menino. São Paulo : Criadeira Livros, 2015. v. 2.
______. Sementes de Cuidado e Capim Dourado. São Paulo : Criadeira Livros,
2015. v. 3.
_____. Conversa de Viola e Memória. São Paulo : Criadeira Livros, 2015. v. 4.
______. O Caso do Tuiuiú. São Paulo : Criadeira Livros, 2015. v. 5.
_____. Escrita Secreta de Montanha e Giz. São Paulo : Criadeira Livros, 2015. v. 6.
_____. Conto de Desencontro. São Paulo : Criadeira Livros, 2015. v. 7.
_____. Pedro Pio na Margem do Rio. São Paulo : Criadeira Livros, 2015. v. 8.
BARBEIRO, Laura. Dentes de(leite): narrativas visuais. São Paulo : Oka, 2019.
BARDOTTI, Sergio. Os saltimbancos. 4 ed. Rio de Janeiro : José Olympio, 2008.
BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo : LeYa, 2013.
58
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fada. 6 ed. Rio de Janeiro : Paz
e Terra, 1980.
CALCANHOTO, Adriana. (Org.) et al. Antologia ilustrada da poesia brasileira:
para crianças de qualquer idade. Rio de Janeiro : Casa da Palavra, 2013.
CAVOUKIAN, Raffi; OLFMAN, Sharna. (Org.) et al. Honrar a criança: como transformar
este mundo. 2 ed. São Paulo : Instituto Alana, 2015.
COLASANTI, Marina. A moça tecelã. São Paulo : Global, 2004.
CUNHA, Fausto. (Org.) Os melhores poemas de Mário Quintana. 2 ed. São Paulo
: Global Editora, 1985.
DUVIDOVICH, Ernesto; WINTER, Themis Regina. (Org.) et al. Maternagem: uma
intervenção preventiva em saúde. São Paulo : Casa do Psicólogo, 2004.
ECKSCHMIDT, Sandra. Ndiphilile: eu estou viva! São Paulo : Eco Livros, 2015.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. (Org.) et al. As cem linguagens
da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação. Porto
Alegre : Penso, 2016. v. 2.
ESTÉS, Clarissa Pinkola. O jardineiro que tinha fé: uma fábula sobre o que não
pode morrer nunca. Rio de Janeiro : Rocco, 1996.
_____. O dom da história: uma fábula sobre o que é suficiente. Rio de Janeiro :
Rocco, 1998.
_____. A ciranda das mulheres sábias: ser jovem enquanto velha, velha enquanto
jovem. Rio de Janeiro : Rocco, 2007.
59
FERRAZ, Sônia Terra. Cidades Saudáveis: uma urbanidade para 2000. Brasília :
Paralelo 15, 1999.
FRANZ, Marie-Louise von. A interpretação dos contos de fada. 4 ed. São Paulo :
Paulus, 1990.
FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas
das infâncias. São Paulo : Panda Books, 2020.
_____. (Org.) et al. Olhares para as crianças e seus tempos: caminhos, frestas,
travessias. Cachoeira Paulista, SP : Editora Passarinho, 2022.
HILLMAN, James. O código do ser: uma busca do caráter e da vocação pessoal.
Rio de Janeiro : Objetiva, 2001.
HORNETT, Elisa. Por um fio: observando a autossuficiência criativa do brincar.
Disponível em: https://researchinaction.schumachersociety.net/pub/pz0dvtlf/
release/1. Acesso em 08 de agosto de 2022.
INTEGRAÇÃO. In: MICHAELIS: Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São
Paulo : Editora Melhoramentos, 2015. Disponível em: https://michaelis.uol.com.
br/moderno-portugues/. Acesso em 04 de outubro de 2022.
KAPLAN, Allan. O processo social e o profissional de desenvolvimento: Artistas
do invisível. São Paulo : Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social e Editora
Peirópolis, 2005.
KING, Stephen Michael. O homem que amava caixas. São Paulo : Brinque-Book,
1997.
LAMEIRÃO, Luiza Helena Tannuri; ECKSCHMIDT, Sandra. Bola e boneca. São
60
Paulo : João de Barro Editora, 2015.
LAMEIRÃO, Luiza Helena Tannuri. Observar é preciso, praticar é indispensável.
São Paulo : João de Barro Editora, 2022.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. Belo
Horizonte : Autêntica, 2019.
_____. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte : Autêntica, 2022.
_____. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 6 ed. Belo Horizonte
: Autêntica, 2022.
LIMA, Heloisa Pires. O coração do Baobá. Barueri, SP : Amarilys, 2014.
MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes; MORAES, Taiza Mara Rauen. (Org.) et al.
Contação de histórias: tradição, poéticas e interface. São Paulo : Edições Sesc
São Paulo, 2015.
MEIRELLES, Renata. Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos
do Brasil. 3 ed. São Paulo : Editora Terceiro Nome, 2007.
_____. (Org.) et al. Território do brincar: diálogo com escolas. São Paulo : Instituto
Alana, 2015.
MELLON, Nancy. A arte de contar histórias. Rio de Janeiro : Rocco, 2006.
NARANJO, Javier. (Org.) et al. Casa das estrelas: o universo pelo olhar das crianças.
2 ed. São Paulo : Planeta, 2019.
NEVES, André. A caligrafia de Dona Sofia. 13 ed. São Paulo : Paulinas, 2011.
61
OLIVEIRA, Marco. Hannah Arendt. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.
br/biografia/hannah-arendt.htm. Acesso em 04 de outubro de 2022.
PERROW, Susan. Histórias curativas para comportamentos desafiadores. 2 ed.
São Paulo : Antroposófica, 2013.
PIORSKI, Gandhy. Brinquedos do chão: a natureza, o imaginário e o brincar. São
Paulo : Editora Peirópolis, 2016.
ROCHA, Ruth. Nicolau tinha uma ideia. 3 ed. São Paulo : Quinteto Editorial, 1998.
RODARI, Gianni. Gramática da fantasia: uma introdução à arte de inventar histórias.
12 ed. São Paulo : Summus Editorial, 2021.
ROMEU, Gabriela. Terra de cabinha: pequeno inventário da vida de meninos e
meninas do sertão. São Paulo : Editora Peirópolis, 2016.
ROMEU, Gabriela; PERET, Marlene. Lá no meu quintal: o brincar de meninas e
meninos de Norte a Sul. São Paulo : Editora Peirópolis, 2019.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. O professor escreve sua história. São
Paulo : Abrelivros, FDE, UNICEF, 1997.
SINGER, Helena. (Org.) et al. Territórios educativos: experiências em diálogo
com o Bairro-Escola. São Paulo : Moderna, 2015.