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Das vozes do silêncio à voz da fala
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Documento
Metadados
Título
Das vozes do silêncio à voz da fala
Autor
Barbara de Brito Caparroz
Descrição
A transição entre as linguagens do silêncio e a linguagem verbal é o objeto de estudo deste trabalho. Foram observadas crianças de um a três anos em suas interações dentro da creche, pesquisando o que a linguagem verbal oferece à criança e seu impacto frente às outras tantas formas de comunicação na infância, incluindo os silêncios. Observou-se também o que acontece quando a criança está aprendendo a se comunicar, mas não consegue ser ouvida. Em diálogo com estudos teóricos acerca das infâncias e do desenvolvimento infantil, essas observações revelaram que comunicar-se é muito mais do que saber falar. Os silêncios muitas vezes são escolhas, mensagens, que podem ser observadas até no corpo. Revelaram ainda que oferecendo às crianças recursos e espaços que privilegiem uma escuta múltipla, que abrigue todas as linguagens da infância, oferecemos também melhores oportunidades para que se desenvolvam todas as suas potencialidades – e muitas outras linguagens.
Assunto
desenvolvimento fonológico | fala | infância | linguagens | silêncio | voz
Data
2022
Idioma
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