ASSEMBLEIAS EM ÉPOCA DE ISOLAMENTO: Um exemplo de espaço de expressão e diálogo de crianças de 4 a 6 anos
Autor
Carina de Jesus Lima
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
O trabalho que aqui apresento é referente à abertura de um espaço de diálogo
(assembleia) para as crianças de 4 a 6 anos em uma escola privada de São Paulo, no
bairro de Moema, de modo remoto, a fim de que contribuam e participem de
importantes e relevantes decisões da gestão escolar ao retornarem à escola durante
uma pandemia. Algumas delas foram: o momento do cochilo – Como será o momento
do descanso atendendo aos protocolos de higiene da escola? Quais brinquedos não
propagam grande risco à disseminação do vírus, que as crianças possam usar na
escola? Como será a dinâmica nas classes? Os espaços externos serão usados por
todos ao mesmo tempo? Um trabalho desenvolvido com um grupo de crianças que
expressam desejos e expõem sugestões, onde adultos participam como mediadores,
respeitando as vozes de meninos e meninas da Educação Infantil e do 1° ano do
Ensino Fundamental I. Também se trata da importância do olhar atento e respeitoso
do educador, ao abrir espaço de fala aos pequenos; de incentivar e estimular as
crianças desde pequenas a se expressarem, se posicionarem e validar suas vozes.
Assembleia que pode ser uma ferramenta muito potente para que se desenvolva a
democracia e se incentive crianças desde pequenas a se posicionarem, ao mesmo
tempo mostrando à sociedade que a opinião delas seja considerada.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19, 2002.
ECKSCHMIDT, Sandra. Ndiphilile: Eu estou viva! São Paulo: Eco Livros, 2015.
FREIRE, Madalena. Educador, educa a dor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FRIEDMANN, Adriana. A vez a voz das crianças - escutas antropológicas e poéticas
das infâncias. São Paulo: Panda Books, 2020.
_________. Linguagens e culturas infantis. São Paulo: Cortez, 2013.
HOYUELOS, Alfredo. A estética no pensamento e na obra pedagógica de Loris
Malaguzzi. São Paulo: Phorte, 2020.
TONUCCI, Francesco. Quando as crianças dizem: Agora chega! Porto Alegre:
Artmed, 2005.
UNICEF. Convenção sobre os direitos da criança. 1989. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca . Acesso em: 06 de julho. 2021.
Vídeo: Caminhando com Tim Tim https://www.youtube.com/watch?v=UU5-hkBH2rw
Vídeo live Francesco Tonucci – Por uma Buena Escuela em Tiempo de Coronavirus: https://www.youtube.com/watch?v=otny_XGIZ2Y