A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FERRAMENTA REFLEXIVA NO COTIDIANO DA ESCOLA Crescimentos individuais e a força do conhecimento nos olhares coletivos
A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO FERRAMENTA REFLEXIVA NO COTIDIANO DA ESCOLA Crescimentos individuais e a força do conhecimento nos olhares coletivos
Autor
Andrea Rodrigues Victor Gouveia
Colaborador
A Casa Tombada - Coordenação Pedagógica
Descrição
Trata-se de uma reflexão sobre a função pedagógica da avaliação na rotina de uma escola de educação infantil, e como esta é utilizada como ferramenta construída através das interpretações, pelo olhar adulto, das possíveis aprendizagens das crianças.
GUIMARÃES, Célia M.; CARDONA, Maria J.; OLIVEIRA, Daniele R.; Fundamentos e práticas da avaliação na educação infantil. – Porto Alegre: Mediação,2014.
HADJI, Charles. A avaliação, regras do jogo: das instruções aos instrumentos. Porto: Porto Editora, 1984.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação e Educação Infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012.
RODARI, Gianni. O livro dos porquês/ Gianni Rodari ; tradução de Michele Iacocca ; ilustrações de Giulia Orecchia. – Erechim: Edelbra, 2012.
ZABALZA, M.A. Evaluación en educacion infantil. Porto: Perspectivar Educação, 2000.
ANDRADE, J. Pinheiro. Aprendizagens visíveis, experiências teórico-
práticas em sala de aula. São Paulo: Panda Educação, 2021. 1. ed.