Bibliografia
ACOSTA, Alberto. O bem viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo, Autonomia Literária, Elefante, 2016 BRASIL. Ministério da Educação. Educação na Diversidade: experiências e desafios na educação intercultural bilíngüe. 2. ed. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; Unesco, 2007 BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1997 BOSI, Ecléa. O Tempo Vivo da Memória: Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003 COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005 COHN, Clarice. Crescendo como um Xikrin: Uma análise da infância e do desenvolvimento infantil entre os Kayapó-Xikrin do Bacajá.Rev. Antropol. vol.43 no.2. São Paulo, 2000 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2002 GALLOIS, Dominique. Materializando saberes imateriais: experiências indígenas na Amazônia Oriental. Disponível em <http://www.funai.gov.br/arquivos/conteudo/cogedi/pdf/revista_estudos_pesquis as_v4_n2/Artigo_2_Dominique_T_Gallois_Materializando_saberes_imateriaise xperiencias_indigenas_na_Amazonia_Oriental.pdf> Acesso em 17/02/2020 HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (org.). A invenção das tradições. 6. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006 MUNDUKURU, Daniel. Olhar Indígena: Daniel Munduruku fala sobre Educação Indígena, jun. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EUmx7klGn7w. Acesso em 17/02/2020 LAMAIRE, Ria. Tradições Que Se Refazem, Estud. Lit. Bras. Contemp. no.35 Brasília Jan./June 2010 Epub Oct 24, 2019. OLIVEIRA, Eduardo David. Cosmovisão Africana no Brasil: Elementos para uma Filosofia Afrodescendente. Fortaleza: Gráfica Popular, 2005 RUFINO, Luiz; SIMAS, Luiz Antonio. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula, 2018. SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas 15 globais a uma ecologia de saberes. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo, n. 79, nov. 2007. WALSH, Catherine. Interculturalidad Crítica/Pedagogia decolonial. In: Memórias del Seminário Internacional “Diversidad, Interculturalidad y Construcción de Ciudad”, Bogotá: Universidad Pedagógica Nacional 17-19 de abril de 2007.