-
Texturas do meu trans-forMar: relato de experiências com livros, poesias, infâncias e mediações
- Voltar
Documento
Metadados
Título
Texturas do meu trans-forMar: relato de experiências com livros, poesias, infâncias e mediações
Autor
ORTIZ, Jaqueline Renata
Colaborador
A Casa Tombada - O livro para a infância
Descrição
Este texto denominado TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, não contém conclusões, mas intenciona conter aberturas, no tecer de minhas palavras com as de outras pessoas: poetas, acadêmicas, estudiosas, educadoras, amigas e familiares. O título Texturas do meu trans-forMar será compreendido no decorrer da leitura. Desejo que seja uma conversa, um encontro entre as experiências de quem me lê e as camadas construídas nesta escrita muito pessoal sobre algumas das minhas experiências com a pós-graduação Livro para Infância, minhas leituras, mediações e o momento pandêmico. Uma das perguntas condutoras deste estudo foi “E, as crianças? Como se sentem?”. A maior parte da pesquisa aconteceu em mediações de livros com crianças e adolescentes na faixa dos 6 aos 17 anos, atendidas, no contraturno escolar, pela Associação Coração Amigo, na cidade de São Paulo. A primeira mediação ocorreu de forma presencial em 18 de fevereiro de 2020. Na semana de 16 de março de 2020, todas as atividades migraram para modelos à distância ou foram interrompidas, devido à pandemia da covid-19. O projeto original foi transformado em mediações à distância, utilizando Facebook e Whatsapp. O relato está escrito em formato livre e fragmentário, em primeira pessoa revelando meus olhares, sentimentos e desafios, desde experiências em família, na condução das mediações até na escrita deste texto 一intercalando poesias, trechos de livros ilustrados e excertos reflexivos de autores, com ênfase na abordagem de Jorge Larrosa sobre experiência, no livro de sua autoria Tremores: escritos sobre experiência. Antes, durante e após a apresentação deste trabalho para a banca, em conversas profundas com orientadora e leitoras, realizei uma segunda pesquisa sobre Autoria e Autorização. No dia 30 de junho de 2021, estive na Associação presencialmente, apresentando este trabalho e solicitando, a cada criança e cada adolescente, a autorização para a publicação na Biblioteca de A Casa Tombada deste texto com as falas, histórias e imagens delas. O último capítulo deste TCC conta esta jornada em busca de valorizar a autoria destas crianças e adolescentes.
Assunto
autoria | autorização | experiência | Facebook | Jorge Larrosa | livro ilustrado | Manoel de Barros | mediação | pandemia | Poesia | relato pessoal | Suzy Lee | Whatsapp
Data
2021
Idioma
Bibliografia
BARROS, Manoel de. Menino do mato. São Paulo: Leya, 2010. BORDAS, Marie Ange. Dois meninos de Kakuma. São Paulo: Pulo do Gato, 2018. CRUZ, Afonso. A contradição humana. São Paulo: Peirópolis, 2014. FELTRE, Camila. É um livro...? Mediações e leituras possíveis. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017. FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças: escutas antropológicas e poéticas das infâncias. São Paulo: Panda, 2020. GOGH, Vincent van; ZABALA, Javier. O pássaro na gaiola. Rio de Janeiro: Pequena Zahar, 2015. KNOBEL, Keila. Memorabilia. Campinas: Edição da Autora, 2020. KRAMER, Sonia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Caderno de Pesquisa: Rio de Janeiro, nº 116, julho/2002. LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. LEE, Suzy. Onda. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2017. LEE, Suzy. A trilogia da margem: o livro imagem segundo Suzy Lee. São Paulo: Cosac Naify, 2012. LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. MARCONDES FILHO, C. No diálogo com o outro, a crisálida pode tornar-se borboleta, a comunicação tem chance de acontecer. Sobre Martin Buber. Em Questão, UFRGS, v. 14, n. 1, p. 95-105, 2008. OLIVEIRA, Laizane C. S. Reflexões sobre o desejo e a leitura para e com as crianças em tempos de isolamento social. São Paulo, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação ""Livro para Infância"", em A Casa Tombada) SABINO, Fernando. O menino no espelho. Rio de Janeiro: Record, 2011. TOKARCZUK, Olga; CONCEJO, Joanna. A alma perdida. São Paulo: Todavia, 2020. VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.