-
Saber de nós: por uma pedagogia das gentes
- Voltar
Documento
Metadados
Título
Saber de nós: por uma pedagogia das gentes
Autor
GIULIA MURAKAMI MENDONÇA
Colaborador
A Casa Tombada
Descrição
Este trabalho apresenta a trajetória da autora no curso de pós-graduação Saberes Populares para a Arte e a Educação nas Vivências da Carroça de Mamulengos – O que nós podemos fazer por nós mesmos?, reunindo as contribuições colhidas nesta formação para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A autora seleciona, narra e articula vivências, reflexões e referências trazidas pela pós-graduação, encarando-as como fios que tecem uma experiência pessoal que se desdobra em práticas e premissas a serem incorporadas em seu trabalho como educadora. Como parte da conclusão do curso, o trabalho discorre sobre um grupo de escrita com quem a autora se reúne periodicamente, dialoga e atua, compartilhando suas aprendizagens e colocando-as em prática.
Data
2022
Idioma
Bibliografia
ALVAREZ, Johnny e PASSOS, Eduardo. Cartografar é habitar um território existencial. In Passos, E. Kastrup, V & da Escóssia, L. (orgs). Porto Alegre: Sulina, 2009.
ALVAREZ, Johnny. O ser coletivo não totalitário: Experiência em Etnoeducação com Quilombolas de Oriximiná/PA. Amazônia Latitude. Revista das humanidades ambientais.
9/10/2019. Disponível em: https://www.amazonialatitude.com/2019/10/09/o-ser-coletivo-nao-totalitario-uma-experiencia -em-etnoeducacao-com-quilombolas-de-oriximina-pa/. Acesso em: 20 de outubro de 2022.
ARRAES, Jarid. Redemoinho em dia quente. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2019.
ARROYO, Miguel G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
BROSSA, Joan. Poesia vista. São Paulo: Ateliê Editorial, 2005.
BRUM, Eliane. Banzeiro Òkòtó. Uma viagem à Amazônia centro do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
CARVALHO, José Jorge. Sobre o notório saber dos mestres tradicionais nas instituições de ensino superior e de pesquisa. Cadernos de inclusão. Instituto nacional de ciência e tecnologia de inclusão no ensino superior e na pesquisa (INCTI/UNB/CNPq). Brasilia, 2016.
Disponível em: https://www.academia.edu/32031927/SOBRE_O_NOT%C3%93RIO_SABER_DOS_MEST RES_TRADICIONAIS_NAS_INSTITUI%C3%87%C3%95ES_DE_ENSINO_SUPERIOR_ E_DE_PESQUISA?auto=download. Acesso em: 20 de outubro de 2022.
CORDEIRO, Domingos Sávio de Almeida. Caldeirão da Santa Cruz: memórias de uma utopia comunista no nordeste brasileiro. VI Congresso Português de Sociologia. Mundos sociais: saberes e práticas. Universidade Nova de Lisboa, 2008.
FASHEH, Munir. Como erradicar o analfabetismo sem erradicar os analfabetos. Revista brasileira de Educação, 2004, nº 26, p. 159.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GÖTSCH, Ernest. Diferenças entre agricultura sintrópica e orgânica. Agenda Götsch. 24/04/2018. Disponível em: https://agendagotsch.com/pt/diferencas-entre-a-agricultura-sintropica-e-organica-2/ Acesso em: 20 de outubro de 2022.
hooks, bell. Ensinando a transgredir - A educação como prática de liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
KLEIMAN. Angela B. EJA e o ensino da língua materna: relevância dos projetos de letramento. Revista EJA em debate, Florianópolis, vol.1, nov. 2012.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação - Episódios de racismo cotidiano. Rio de
Janeiro: Cobogó, 2019.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
NUNES, Isabela Rosado. Sobre o que nos move, sobre a vida. In DUARTE, Constância Lima e NUNES, Isabella Rosado.(orgs.) Escrevivência: a escrita de nós : reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. Disponível em: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1XK3iOP0wz1yeAYEaQ8FEViq-fsoeaT2V. Acesso em: 27 de novembro de 2022.
SANTOS. Antônio Bispo dos. Colonizações, quilombos. Modos e significados. Coord. José
Jorge de Carvalho. Brasília, 2015. Disponível em https://www.saberestradicionais.org/publicacoes-dos-mestres-nego-bispo/ Acesso em: 20 de outubro de 2022.
SANTOS, Ivoneide Bezerra de Araujo. Projetos de letramento na educação de jovens e adultos: o ensino da escrita em uma perspectiva emancipatória. 2012. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16365. Acesso em: 25 de novembro de 2022.
WEILL, Simone. O Enraizamento. Trad. Maria Leonor Loureiro. Bauru, SP: EDUSC, 2001.