Potencialidade da criança nas práticas de leitura: possibilidades para escola pública
Autor
Camila Sabina Soares
Colaborador
A Casa Tombada - Pós-graduação O Livro para a Infância Turma VII
Descrição
O objetivo é apresentar relatos de experiências meus, como professora da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental - na escola pública do município de São José dos Campos, SP, com crianças de 0 a 7 anos - partindo da análise teórica de autores como Delia Lerner (2002) e Cecília Bajour (2012) sobre práticas de leitura, e de Luiza Christov (2015), Jorge Larrosa (2003) e Yolanda Reyes (2010) sobre o protagonismo da criança e leituras e literatura na infância. Para isso revisitei minha prática pedagógica com trabalhos de leitura e selecionei práticas que obtiveram resultados significativos em sala de aula. Entrevistei professores, também de escola pública, que realizaram trabalhos de leitura em sala de aula. Nesta seleção há práticas de antes, durante e após o período de isolamento da pandemia de Covid-19.