Bibliografia
BAROUKH, J. A.; FONSECA, P.F. Venha Conhecer o Mundo!
Subjetividade e Experiência na Educação Infantil. São Paulo: Panda Books,
2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília,
2018.
ECKSCHIMIDT, Sandra. Ndiphilile: Eu Estou Viva! São Paulo: Eco Livros,
2015.
ESTES, Clarissa Pinkola. A ciranda das mulheres sábias. Rio de Janeiro:
Rocco, 2007.
FERREIRA, Tássio. Pedagogia da Circularidade: Ensinagens de Terreiro.
Rio de Janeiro: Telha, 2021.
FRIEDMANN, A. A Vez e a Voz das Crianças: Escutas Antropológicas e
Poéticas das Infâncias.1 ed. São Paulo: Panda Books,
2020.
PIORSKY, Gandhy. Brinquedos do Chão: a natureza, o imaginário e o
brincar. São Paulo: Peirópolis, 2016.
hooks, bell. Ensinando a Transgredir: a Educação Como Prática da
Liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
KRENAK. A, Futuro Ancestral. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras,
2022.
LORTHIOIS, Celine. Crianças-Pedagogas e Seus Educadores na
Pedagogia Profunda. Curitiba: Appris, 2021.
OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da Ancestralidade Como Filosofia
Africana: Educação e Cultura Afro-Brasileira. In: Revista Sul-Americana de
Filosofia e Educação (RESAFE), [S. l.], n. 18, p. 28–47, 2012. Disponível em:
https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4456. Acesso em: 26 mar.
2024.
. Epistemologia da Ancestralidade. Disponível em: https://filosofia-
africana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/eduardo_oliveira_-
_epistemologia_da_ancestralidade.pdf. Acesso em 07 mar 2002
OLIVEIRA, Monica Maria Souza; GRENNO, Fernando Enrique; PROFICE, Chritiana
Cabiceri (orgs). A Natureza da Criança: Diálogos com Vigotski e Bronfenbrenner.
Iguatu: Quipá Editora, 2022.
PEREIRA, Maria Amélia Pinto. Casa Redonda: Uma Experiência em
Educação. São Paulo: Editora Livre, 2013.
PRADO, Patrícia Dias. Educação e Culturas Infantis: Crianças
Pequeninas Brincando na Creche. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.
Quintais Brincantes: Sobrevoos por Vivências Educativas Brasileiras.
Palhoça: Ed. dos Autores, 2022. (vários colaboradores).
RIBEIRO, Bruna. Pedagogia das Miudezas: Saberes Necessários a uma
Pedagogia que Escuta. São Carlos: Pedro & João editores, 2022.
RUFINO, Luiz. Vence-demanda: Educação e Descolonização. Rio de
Janeiro: Mórula, 2021. SANTOS, Boaventura de Sousa
TIBIRA, Léa. Educação Infantil Como Direito à Alegria: em Busca de
Pedagogias Ecológicas, Populares e Libertárias. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz
e Terra,2018.
TIRIBA, Léa (Consultora). Crianças da Natureza. In: Ministério da Educação
e do Desporto. Coordenadoria de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2010.