-
Literaturas, infâncias, linhas e riscos: o processo de exposição de uma escrita
- Voltar
Documento
Metadados
Título
Literaturas, infâncias, linhas e riscos: o processo de exposição de uma escrita
Autor
Edith Chacon Theodoro
Descrição
Esse relato de experiência busca registrar algumas reflexões que foram sendo elaboradas
durante o processo de construção desse TCC sobre o meu processo de escrita e de como
o bordar no tecido funcionava como um respiro, uma pausa para destravar as palavras. O
ponto de partida girou em torno de uma pesquisa sobre a infância de João Guimarães
Rosa, João Cabral de Melo Neto e Cândido Portinari, os quais serão os personagens de
um livro ficcional para a infância a ser concluído. No decorrer desse percurso-processo,
quase puxamos o fio do que já tinha sido tecido, mas achamos mais adequado que as
novas tecituras deveriam ser bordadas/escritas em outro pano-papel. Assim, ficamos com
duas criações: o alinhavo do livro de ficção a ser concluído e essa costura-relato sobre o
processo de escrita enquanto se escreve ou se escreveu. Para tal, retomamos as aulas da
pós, fomos em busca de leituras e referências que pudessem dialogar e/ou levantar mais
perguntas que se juntariam a outras que foram surgindo no ato da construção. Assim como
as bordaduras aqui presentes foram construídas e fotografadas pela autora nos momentos
de respiro entre as palavras, o silêncio e o se expor de forma experimental.
Assunto
escrita-experiência | Literatura | Processo criativo | tecer
Data
2023
Idioma
Bibliografia
ALETRIA, José; SOARES, José. Infâncias: Aqui e além-mar”. Belo Horizonte: Aletria, 2020
ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1981
ANTONIO, Severino, TAVARES, Katia. A Poética da Infância – conversas com quem educa
as crianças. Cachoeira Paulista, São Paulo: Editora Passarinho, 2019
BARROS, Manoel. O livro das ignorãças 1ª Parte - Uma didática da invenção. Rio de Janeiro:
Editora Record, 2009.
_____________ Retrato Do Artista Quando Coisa. Rio de Janeiro: Editora Record, 1998.
______________ Memórias Inventadas. Livro sobre Nada. Rio de Janeiro: Editora Record,
1996.
BLOG – A TABA - Poesia para crianças: 10 motivos para ler poema. Disponível em:
blog.ataba.com.br>por-que-e-tao-importante-ler. Acesso: 15/09/2022.
BLOG da Letrinhas – O ponto entre o bordado e a literatura. Clube do bordado – O fio que
nos une. Disponível em: https://www.blogdaletrinhas.com.br Acesso em 18/10/2022.
BLOG Instituto Singularidades. Reflexões sobre o processo de escrita de textos. Disponível em:
https://blog.institutosingularidades.edu.br Acesso em: 29/01/2023.
BLOG Literário Afeto – O que é escrevivência? Administrado por Carol Barbosa da UFBA.
Disponível em: https://literarioafeto.medium.com. Acesso em: 4/2/2023
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade - lembranças de velhos. São Paulo: Cia das Letras, 1994
CALEJON, Ivy Ota. Colisão. Saberes da Casa. Disponível em:
https://acasatombada.com.br/saberes-da-casa-colisao-por-ivy-ota-calejon. Acesso em: 4/2/2013.
CAMANHO, Alexandre. A vida é um trem. São Paulo: SESI-SP editora, 2013
CAMARGO, Iberê. A gaveta dos guardados. [Organização de A. Massi]. São Paulo: Cosac
Naify, 2009
______________Fundação Iberê Camargo. Porto Alegre. Disponível em:
http://iberecamargo.org.br. Acesso: 29/01/2023 Disponível em: http://www.picta.art.br › blog ›
gaveta-dos-guardados. Acesso: 29/01/2023
CARRASCOZA, João A. Meu amigo João. São Paulo: Editora Melhoramentos,2004
CAVERSAN, Luiz. Máximas sobre o ato de escrever. Folha Online – Pensata Disponível em:
uol.com.br. Acesso: 29/01/2023
CHACON, Edith. Simplesmente ler. São Paulo: Editora Callis. 2011
44
_____________ Projeto de Trabalho que foi virando um projeto de pesquisa. In PRADO,
G.T; CUNHA, R.B. (Org.). Percursos de Autoria: exercícios de pesquisa. Campinas, SP:
Editora Alínea, 2007. p.129-160.
_____________ O texto literário na sala de aula. Trabalho de conclusão de curso de Pós Pósgraduação Lato Sensu: Língua portuguesa, compreensão e produção de textos. Curso concluído
em maio de 2008 com o tema “O texto literário na Sala de Aula”, pela Faculdade de Educação
São Luís de Jaboticabal.
_____________ BALLARIN, Priscilla. Era uma vez outra vez. São Paulo: Edições Barbatana.
2017.
DURAS, Marguerite. Escrever. Trad. Rubens Figueiredo. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
FIDALGO, Lúcia. João, o menino Rosa. Ilustrações: Fabiana Salomão. São Paulo: Paulus, 2011.
FILHO, Mário. A infância de Portinari. Rio de Janeiro: Bloch Editoras, 1966.
FRAGATA, Claudio. João, Joãozinho, Joãozito: o menino encantado. Ilustrações: Simone
Matias. Rio de Janeiro: Galerinha Record, 2016.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler – em três artigos que se completam. São Paulo:
Cortez, 1984.
___________ Pedagogia da autonomia – Saberes necessários à prática educativa. Rio de
Janeiro: Editora Paz e Terra, 1997
GUIMARÃES, Vicente. Joãozito: a infância de João Guimarães Rosa. São Paulo: Panda
Books, 2006
LARROSA, J. Sobre a lição. In: Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas.
Tradução Alfredo Veiga-Neto. Porto Alegre: Contrabando, 1998
___________ Literatura, experiência e formação: uma entrevista com Jorge. In: Costa, M.
V. (Org.). Caminhos investigativos: Novos olhares na pesquisa em educação. Rio de Janeiro:
DP&A, 2002a
LETRIA, J.J., SANTOS, José. Infâncias: aqui e além-mar. São Paulo: SESI-SP, 2017
LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
___________ A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
LLOSA, Mario Vargas. O paraíso na outra esquina. São Paulo: ARX, 2003
MACHADO, Ana Maria. Portinholas – Ana Maria Machado & Candido Portinari. São Paulo:
Mercuryo, 2003
MACHADO, Antonio. Biografias de Antonio Machado e Manoel de Barros. Disponível em:
https://www.ebiografia.com Acesso em 14/03/2023.
MANGUEL, A. A biblioteca à noite. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
MARQUES, Ivan. João Cabral de Melo Neto: Uma biografia. São Paulo: Editora Todavia,2021
45
MELO, Francisco de Assis Ferreira. Os livros e os pactos de leitura em As crônicas de Olam:
luz e sombras, de L. L. Wurlitzer. Artigo publicado no v. 21 n. 233 (2022): Revista Espaço
Acadêmico, n. 233, mar./abr. 2022 . Disponível em: https://periodicos.uem.br Acesso em:
22/11/2022.
MOURÃO, LÚCIA; BRANCO, Angela Castelo.(Org.) A cura da literatura – breve encontro
intenso da psicanálise com o texto de Maria Gabriela Liansol. FALE/UFMG – Belo Horizonte
2013. Disponível em: https://labed-letras-ufmg.com.br Acesso em: 20/09/2022
NASCIMENTO, Milton; BRANT. Álbum: Miltons. 1988.
OSTROWER, Faya. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.
PADIAL, Bia. A literatura e a poesia como um fio para o bordado – reconstruindo imagens
de si e do mundo. Disponível em: htpp://evoluçãoartesanal.com.br Acesso em: 13/02/2023
PICASSO, Pablo. O pensamento vivo. São Paul: Martin Claret,1985.
PORTINARI, Cândido. Portinari, o menino de Brodósqui – Retalhos de minha vida de
infância. Apres. João Cândido Portinari Org. e consult. técnica Projeto Portinari. São Paulo:
Apoio Cultural O Boticário, 2001
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Para ler em silêncio. São Paulo: Moderna, 2007.
REZENDE, Stela Maris. Esses livros dentro da gente – uma conversa com o jovem escritor.
Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007
RIBEIRO, Djamila. Cartas para minha avó. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
ROUSSEAU. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2009
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado – Processo de criação artística. São Paulo:
FAPESP: Annablume,1998
SARAMAGO, José. Uma luz inesperada. São Paulo: Companhia das Letrinhas.2022
_______________ Saramago: histórias da infância do escritor viram livros para crianças.
Disponível em: https://www.em.com.br Acesso em 6/2/2023
SOARES, Ana Lis. Domingo. São Paulo: Editora Instante, 2021.
VEIGA, Ana Lygia Vieira Schil da.(Org.) Caderno de artífice – Fiar a escrita – a arte manual
do escrever em uma oficina de fiação artesanal. São Paulo: Círculo das Artes, 2017